segunda-feira, 20 de julho de 2015

ORQUESTRA DE SOPROS DE ICAPUÍ PARTICIPA DE FESTIVAL ITINERANTE EM RUSSAS

OrquestraSoproOs alunos da Orquestra de Sopros de Icapuí participarão do III Festival Itinerante Cearense de Música, na cidade de Russas, nos dias 20, 21, 22 de Julho. O evento é uma iniciativa da AMAARTE - Associação de Músicos e Amigos da Arte e da EAMJC - Escola de Arte e Música José Clementino, em parceria com a Prefeitura Municipal de Russas/CE. Tem como objetivo estimular o desenvolvimento de estudantes de música em diversos estágios de aprendizado, assim como divulgar a arte musical em seus variados aspectos estilísticos. Os componentes da orquestra de Sopros de Icapuí terão oportunidade de participar de oficinas, recitais, masterclasses com professores de relevante atuação no cenário musical do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os músicos icapuienses têm o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e da Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte. 
Leia mais 
Russas sediará III Festival Itinerante Cearense de Música
Conhecida como a terra de grandes músicos, como Liduino Pitombeira e Orlando Leite, Russas sediará nos dias 20, 21, 22 de Julho, o III Festival Itinerante Cearense de Música, que receberá mais de 150 músicos em apresentações em praça pública e oficinas técnicas em escolas do município. O evento será realizado pela AMAARTE – Associação de Músicos e Amigos da Arte e da EAMJC – Escola da Arte e Música José Clementino, em parceria com a Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da empresa Dakota Calçados.
Com a participação de grandes músicos como Patrícia Marin, especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), o Festival tem como objetivo estimular o desenvolvimento de estudantes de música em diversos estágios de aprendizado, assim como divulgar a arte musical em seus variados aspectos estilísticos. Para o prefeito Weber Araújo, a iniciativa da Associação de Músicos e Amigos da Arte estimula a arte musical. “Eu acredito no poder da arte e da cultura como papel transformador na vida das pessoas. E aqui, nós vamos dar oportunidade para todos.
Acreditamos que este festival será um lugar de lapidar talentos e valorizar pessoas”, observou Weber Araújo. Os interessados em participar das oficinas deverão realizar a inscrição através do site: http://www.festivalitinerantece.blogspot.com.br/
Visto no site da Prefeitura de Icapuí

PROJETO ESCOLINHAS ESPORTIVAS BENEFICIARÁ ALUNOS DE ICAPUÍ

A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Turismo e Esporte, consegue aprovar junto a Secretaria de Esporte do Ceará (SESPORTE), o Projeto Escolinhas Esportivas de nosso município. A SESPORTE apoiará com doação de material esportivo, que servirá de apoio às atividades e ações do projeto. A informação foi divulgada pelo secretário de Turismo e Esportes de Icapuí, Sérgio Araújo, em sua rede social. A Secretaria de Turismo e Esporte de Icapuí estima atender cerca de 1000 alunos nas modalidades de Futebol, Futebol Socaite, Futsal, Basquete, Volei indoor, Volei de Areia, Tenis de Mesa, Atletismo e Xadrez, modalidades essas que serão trabalhadas nas comunidades de Redonda, CVTP, Peroba, Retiro Grande, Barreiras, Mutamba, Centro, Requenguela, Ibicuitaba, Melancias e Peixo Gordo. O início das inscrições está prevista para a primeira semana de agosto de 2015, a ser realizada nas escolas das comunidades atendidas.
No site oficial da SESPORTE, fica explicitado que "a educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior sociabilidade e integração de crianças e adolescentes. É fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas, e de lazer, que poderão contribuir significativamente com o processo de formação integral das crianças, jovens e adolescentes que se encontram na comunidade.
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cursos para formar professores terão carga horária maior e mais prática

Resultado de imagem para curso para professores
Imagem ilustrativa retirada do Google
A formação dos professores será mais longa e mais voltada para a prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e que deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adequem às novas regras.
A homologação do Parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação.
Para a segunda licenciatura, a duração é de 800 a 1,2 mil horas e os cursos de formação pedagógica para os graduados não licenciados devem ter a duração de 1 mil a 1,4 mil horas. Os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado em escolas.
(Agência Brasil)

sexta-feira, 10 de julho de 2015

7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ICAPUÍ DISCUTE MELHORIAS PARA O SETOR

ConfSaude2

A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Saúde e Saneamento e o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (8/7), a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro’. O evento aconteceu na Escola Mizinha, com a presença do Prefeito Municipal de Icapuí, Jerônimo Reis, secretários municipais, a Secretaria de Saúde de Itaiçaba, Manuelena Barbosa Lima, representantes da CRES e SESAU, além de Agentes da Saúde Pública, Enfermeiros e Sociedade Civil, a fim de debater a situação da Saúde Pública local, como a construção de uma agenda de Políticas Públicas voltadas para o setor.

O tema da Conferência foi posto em discussão, onde foi formado grupos para debaterem acerca das propostas das comunidades, com mesas redondas e a escolha de delegados e propostas a serem levadas a etapa regional. As conferências municipais de saúde são realizadas a cada quatro anos e têm como objetivo principal abrir espaço para a população discutir a melhoria na qualidade dos serviços de saúde. O evento é aberto a toda a população e a participação popular é considerada essencial para a viabilização das propostas. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

GOVERNO REALIZA A 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE ICAPUÍ

ConfSaudeO governo municipal de Icapuí, através da Secretaria da Saúde e Saneamento, realiza a 7ª Conferência Municipal da Saúde, neste dia 8 de julho (quarta-feira), as 08:00hs, na Escola Mizinha. O evento tem como objetivo apresentar os resultados das Pré-Conferências realizadas nos meses de maio e junho nas regiões abrangidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os encontros serviram para elencar propostas para a melhoria na saúde pública do município, como também escolher os delegados que estarão representando cada região do município na Conferência.
Com o tema "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas", a equipe da Secretaria que coordenou as pré-conferências abordou assuntos diretamente ligados à melhoria do atendimento, estrutura física e capacitação dos profissionais de saúde. A intenção foi identificar os pontos a serem melhorados para que a população seja bem atendida em todas as comunidades. Em cada pré-conferência foram escolhidos quatro delegados, sendo dois representantes da gestão (profissionais da área da saúde) e dois representantes da comunidade. 
Fonte: http://icapuinalinha.blogspot.com.br/

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Melhorias na Agência dos Correios de Icapuí a Caminho

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí esteve pela segunda vez neste dia 02 de julho de 2015 na Sede Regional do Estado do Ceará em Fortaleza cobrando melhorias no atendimento dos serviços prestados pela Agência dos Correios de Icapuí. Acompanhado do presidente do Sindicato dos Servidores Francisco Celestino Cavalcante, mais uma vez o Diretor Regional Francisco Haroldo Aragão Filho ouviu o vereador que pontuou que já esteve juntamente a sede regional cobrando uma demanda para a cidade de Icapuí e que inclusive já foi enviado a Sede Central dos Correios em Brasília uma solicitação da Câmara de Vereadores atendendo provocação do seu mandato a respeito do mesmo pleito que visa contemplar melhorias no atendimento da agencia local.

O vereador solicita a climatização do prédio local e a modernização das cadeiras de espera e dos outros equipamentos disponibilizados para o atendimento, para que haja maior rapidez no atendimento através do sistema de senhas.

O vereador solicitou ainda a ampliação dos serviços de entrega de correspondências a ser realizado pelos carteiros, cobrou atendimento de entrega de correspondências direto na própria comunidade de Redonda.

Ao responder o vereador Marcos Nunes o Diretor Regional propôs um novo encontro entre os Correios, o vereador e o Prefeito no sentido de encontrar uma alternativa para melhorar a entrega das correspondências, e anunciou de forma preliminar que já há uma previsão para uma grande reforma nas Agencias dos Correios de Icapuí e que detalhará no próximo encontro quando a equipe de engenharia dos Correios, cuja já veio ao local, concluir o projeto que poderá está orçado em torno de R$300.000,00.

 O vereador Marcos Nunes saiu da reunião satisfeito  e comprometeu-se em articular os demais vereadores e o prefeito para ajudar a pressionar a garantia deste pleito justo da população de Icapuí.

Fonte: http://vereadormarcosnunes.blogspot.com.br/