sábado, 28 de fevereiro de 2015

Começam a valer novas regras para seguro-desemprego

 Regras tornam mais rígidas as condições para o seguro-desemprego

O Governo apresentou ontem, por meio do Ministério do Trabalho, um manual com informações sobre as novas regras do seguro-desemprego e do abono salarial. A partir de agora, o trabalhador terá que comprovar vínculo com o empregador pelo menos por 18 meses nos 24 meses anteriores à primeira vez em que requerer o seguro-desemprego. 

Na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir do terceiro pedido, a carência voltará a ser de seis meses. As alterações no seguro-desemprego foram anunciadas em dezembro do ano passado e começam a valer para quem for demitido a partir de hoje.

Segundo o ministério, o manual tem o intuito de esclarecer de maneira didática e prática as eventuais dúvidas dos trabalhadores e empregadores, por meio de perguntas e respostas

“Quem sofreu desemprego antes de 28 de fevereiro de 2015, será regido pela legislação anterior, segundo a qual é necessário ter recebido salário relativo a cada um dos seis meses anteriores à data da dispensa, tendo direito, nesse caso, ao benefício”, informa a cartilha.

O manual também informa que a comprovação do recebimento dos salários de forma ininterrupta não será necessária para a primeira e a segunda solicitações. “Essa exigência somente é necessária para a terceira solicitação e para as posteriores, nas quais é necessário comprovar os seis salários recebidos em cada um dos últimos seis meses anteriores à data da dispensa”, diz o documento.

Por isso, o trabalhador poderá usar outros vínculos empregatícios que estejam dentro do período dos últimos 36 meses, contados da data da dispensa atual, como referência para aumentar o número de parcelas.

A cartilha também apresenta informações sobre as mudanças na concessão do abono salarial. Segundo a publicação, “para o calendário que se inicia este ano, como o ano-base é 2014, as regras que valerão serão as que estavam em vigor anteriormente”. As novas regras “serão exigidas para o calendário de pagamento que tem início em julho de 2016 e que tem como ano-base o ano de 2015”. (das agências)
Fonte: O POVO

Ministério dá garantia de recursos para a seca

O Governo Federal já trabalha com um quadro difícil de distribuição de água no Ceará, também no próximo ano

Image-0-Artigo-1806611-1
Irani Ramos Braga é secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério do Interior e veio ao Ceará representando o ministro
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos Braga, disse ontem, em visita ao Ceará, que o Governo Federal tem a perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares e dar ênfase às obras que trarão resultados para a questão da segurança hídrica em 2015. Ele tentou amenizar os ânimos de parlamentares que se mostraram preocupados com um possível corte em recursos para obras importantes no Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco e Eixão das Águas.
"O Governo tem perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares, e dar uma ênfase maior naquilo que terá um resultado no abastecimento e na segurança hídrica para este ano", disse ele, ontem, quando compareceu à Assembleia Legislativa para participar de sessão especial que visava debater políticas de convivência com a seca. Ele disse ainda que medidas emergenciais serão tomadas quando necessárias forem.
Para ele, é preciso fazer um bom uso dos recursos públicos, destacando que a oferta da água, em 2015, é prioridade. "Temos demandas para otimizar, cronogramas. E a Transposição (de águas) do São Francisco é prioritária para o Ministério da Integração Nacional que trabalhará com afinco no Eixo Norte, e entregará a obra para o Ceará em 2016", prometeu ele, destacando que todos os cronogramas serão mantidos, assim como os investimentos em obras estruturantes.
Ele informou ainda que o ano de 2016, mesmo que fique dentro da média no período chuvoso, será de preocupação para os estados que passam por estiagem, uma vez que os reservatórios permanecerão abaixo do ideal. Segundo disse, isso se dá devido aos anos passados onde a estiagem foi intensa não somente no Ceará, mas em outros estados do Nordeste.
Curto prazo
Os reservatórios de água devem permanecer abaixo do ideal em 2016, de acordo com painel apresentado pelo secretário, ontem, sobre o monitoramento da seca na região. Conforme informou, medidas a curto prazo, como a utilização de carros-pipa devem ser mantidas. Em todo o Nordeste são 6300 carros-pipa para atender 753 municípios nos nove estados que compõem a região, sendo 1229 somente no Ceará, atendendo a 108 cidades
"Nossa preocupação, e a preocupação dos governos estaduais, se dá porque estamos vindo de uma seca e os reservatórios estão em níveis baixos. A perspectivas não sabemos, mas nós temos que torcer para o melhor e nos preparar para o pior", disse, ressaltando que os reservatórios tendem a ficar abaixo do ideal em 2016, por isso é necessário que medidas sejam tomadas para minorar a situação.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse que há possibilidade de 2016 ter chuvas abaixo da média, mas essa é uma perspectiva que não pode ser mostrada agora, uma vez que outros fenômenos podem interferir na avaliação.
Fenômeno
No entanto, ele ressaltou que em 2013 já havia uma preocupação da Fundação em relação ao ano de 2015 devido aos modelos que indicavam o fenômeno El Niño, que tinha tendência de aumentar até o fim de 2014. Não temos perspectivas para 2016, mas os estudos mostram preocupação com próximos dois anos", disse receoso.
O deputado Welingotn Landim (PROS), se mostrou preocupado com a informação e disse que os governos Federal, Estadual e municipais têm que ter uma atenção especial para o fato, que ele lembrou ser "inédito" na história do Estado. "Isso não existia nem no pensamento do mais experiente no assunto. Algumas coisas não podem deixar de acontecer, como a Transposição do São Francisco e o Cinturão das Águas", lembrou o parlamentar, que foi relator da comissão Especial da Seca.
Ele lembrou que alguns temas foram esquecidos no relatório apresentado, na última quarta-feira, pelo governador do Estado, Camilo Santana, como a recuperação de poços profundos e a distribuição com energização. "Temos no Estado mil poços profundos que precisam ser recuperados. Se não acontecer e tivermos um período abaixo da média, vamos ter um problema sério", disse.
Para ele, sem água, em determinadas circunstâncias não se terá adutoras, e a solução será sempre carros-pipa. "Temos que pensar também em um processo de irrigação para gastar menos água, e não se justifica com as grandes obras, em não se pensar no reúso da água e na tecnologia de uma usina de dessalinização. Todo país de semiárido se preocupa em fazer uma usina de dessalinização. Temos que pensar nisso", disse.
Fonte:Diário do Nordeste

SEDEMA DISPONIBILIZA SALA VERDE PARA VISITAS E PESQUISAS

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema) dispõe de um Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID Ambiental), em fase de reestruturação. É uma sala localizada na Sedema e vinculada ao Eixo de Desenvolvimento Ambiental/ Programa Educação Ambiental, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA e disponível para visitas e pesquisas. Será responsável pela memória institucional da Secretaria, pelo desenvolvimento de acervo especializado na área de competência da instituição e pela disseminação, divulgação e democratização da informação socioambiental para toda a população, buscando atender, no que lhe cabe, as disposições contidas na lei 10.650, de abril de 2003, que possibilita o acesso a dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
 IMG-20150225-WA0004
O centro possui um acervo de aproximadamente 800 títulos, distribuídos em diferentes tipos de suportes que serão organizados da seguinte forma: A) Memória Institucional: publicações editadas pela secretaria de desenvolvimento e meio ambiente referente às políticas, planos, programas, projetos ambientais e documentos técnicos; B) Publicações com ênfase em Meio Ambiente: livros, folhetos, teses, dissertações, monografias, periódicos; C) Multimeios: cd rom's e dvds; D) Obras de Referência: dicionários, guias, mapas e glossários especializados em temas ambientais.
IMG-20150225-WA0002
Como uma extensão ao CID Ambiental, a Sedema também dispõe da Sala Verde Canoa Veloz. O projeto Sala Verde, além de disponibilizar e democratizar a informação ambiental busca maximizar as possibilidades dos materiais disponíveis no CID Ambiental, colaborando para a construção de um espaço, que ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental. A Sala Verde segue uma pauta de atuação permeada por ações educacionais dispostas no seu projeto político pedagógico, através de atividades diversas de Educação Ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas. Busca cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental municipal, que caminhem em direção à sustentabilidade.
Mais informações se dirigir a sedema, localizada na avenida newton ferreira, nº 368-centro, das 07h às 13h.
Texto enviado por Luana Rebouças - Técnica da Sedema. 
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

PREFEITURA INSTALA PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE RUAS EM ICAPUÍ

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da equipe da Secretaria de Turismo e Esportes, iniciou nesta quinta-feira (26/2), a instalação das placas de identificação das principais ruas e avenidas de Icapuí. A sinalização das vias irá facilitar a localização de endereços, bem como, atender ao determinado na Lei Municipal aprovada visando estabelecer um padrão de identificação dos endereços, com seus respectivos nomes e CEP´s. A identificação das ruas beneficiará todas as comunidades do município que constam no cadastro da Secretaria de Obras.
Placas
Segundo o representante da Secretaria de Obras, Jetter Araújo, foram confeccionadas aproximadamente 200 placas de identificação. O projeto foi patrocinado pela empresa Gerardo Bastos S/A, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí. A equipe responsável pela instalação recebeu orientação dos técnicos da Secretaria de Obras, quanto ao cumprimento de algumas normas de colocação das referidas placas.
Os moradores contribuirão com a cessão de espaço em muros e paredes para colocação das placas, bem como, a disponibilização da rede elétrica para ligar os equipamentos necessários para instalação. 
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br/

GOVERNO MUNICIPAL FIRMA ACORDO COM SERVIDORES DURANTE ASSEMBLEIA

O governo municipal de Icapuí, representado pelo prefeito Jerônimo Reis, secretários municipais e assessores técnicos, apresentaram na manhã desta terça-feira (24/2), durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SindiSerpumi, propostas de reajuste salarial e um conjunto de medidas a serem tomadas até o dia 30 de abril deste ano. O objetivo do poder executivo é promover ajustes e modificações necessárias para equilibrar as contas do município até o prazo solicitado, visando criar viabilidade financeira que permita a concessão do aumento salarial e outras reinvindicações apontadas pelos servidores públicos. Na ocasião, os mais de 170 servidores presentes puderam fazer interrogações aos representantes do governo e do sindicato, para dirimir eventuais dúvidas acerca da negociação. 
Assemblea
O presidente do SindiSerpumi, Francisco Celestino, iniciou a assembleia apresentando os pontos debatidos na assembleia anterior. Para Celestino, é crucial o governo municipal promover o enxugamento da máquina, para que possa manter um equilíbrio financeiro condizente com a realidade da administração pública.
Jerônimo Reis destacou a boa relação que tem mantido com os servidores e a entidade que os representa. Citou as enormes dificuldades financeiras que todos os municípios do país têm enfrentado, diante da limitação de recursos financeiros e a necessidade de adequação às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Está muito mais dificil de se governar hoje em dia", disse Jerônimo. Segundo ele, o governo municipal irá implementar uma série de medidas para a reorganização da estrutura administra, principalmente no tocante ao quadro de pessoal. "Há muitas coisas a serem corrigidas, revistas e realinhadas com a situação atual", concluiu Jerônimo. 
A situação financeira atual da Prefeitura Municipal de Icapuí foi demonstrada pela assessora contábil Cristina Araújo, da ATM. Fora apresentados dados técnicos sobre as receitas e despesas com pessoal, bem como a obrigatoriedade de se cumprir os limites legais dos percentuais de gasto com folha de pagamento. "Isso reflete diretamente no quesito de reajuste salarial pretendido pelos servidores, pois as partes deverão chegar a um acordo que seja viável economicamente para o governo municipal", acrescentou Cristina.
A assembleia acatou as proposições apresentadas pelo governo municipal, dando o prazo até o dia 30 de abril de 2015 para que as negociações do reajuste salarial e outras reivindicações possam ser retomadas de forma concreta.   
Fonte:

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

STJ proíbe matrícula de criança menor de 6 anos no ensino fundamental

Resultado de imagem para crianças menores de 6 anos
“Crianças menores de 6 anos de idade não poderão mais ser matriculadas no ensino fundamental conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte modificou acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que permitia que crianças que completassem 6 anos após 31 de março fossem matriculadas no ensino fundamental em Pernambuco, desde que tivessem a capacidade intelectual comprovada por meio de avaliação psicopedagógica.

A decisão do TRF5 foi motivada por ação civil pública apresentada pelo Ministério Público Federal contra os critérios fixados nas resoluções número 1 e 6 do Conselho Nacional de Educação (CNE). No entanto, para o ministro Sérgio Kukina, relator dos recursos na Primeira Turma do STJ, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é clara ao definir que o ensino fundamental obrigatório inicia-se aos seis anos de idade.
“A insofismável circunstância de que a criança, após a data de corte, 31 de março, pudesse completar seis anos ainda ao longo do ano letivo não indica desarmonia ou afronta ao aludido Artigo 32, até porque o artigo 29 da mesma LDB, de forma coerente, estabelece que o ciclo etário alusivo ao antecedente ensino infantil abarca crianças de ‘até seis anos de idade’, evitando indesejado hiato etário que pudesse acarretar prejuízo aos infantes”, argumentou o ministro em seu voto proferido em dezembro do ano passado e divulgado ontem (23) pelo STJ.”
(Agência Brasil)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Manifesto de intelectuais brasileiros em defesa da legalidade

Manifesto
Manifesto dos intelectuais denunciam golpe
Um manifesto em defesa da legalidade foi divulgado na sexta-feira por alguns dos principais intelectuais brasileiros. O texto denuncia a tentativa de destruição da Petrobras, de seus fornecedores e de tentativa de mudança do modelo que rege a exploração de petróleo no Brasil. Leia, abaixo, texto do jornalista Luis Nassif e, também, o manifesto dos intelectuais:
É hora de encarar os fatos: há uma conspiração em marcha para desestabilizar o governo, ainda que à custa da desorganização da economia. Não dá mais para tapar o sol com a peneira. É uma conjunção muito grande de fatores:
  1. A cobertura enviesada da mídia em cima de vazamentos seletivos da Operação Lava Jato. Conseguiram transformar até a Swissleaks em operação Lava Jato.
  2. O comportamento do Procurador Geral da República Rodrigo Janot, tratando o crime de vazamento de informações como se fosse uma ocorrência normal.
  3. As declarações sincronizadas da mídia, Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, procurando manietar o já inerte Ministro da Justiça.
  4. A visita de procuradores ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a pretexto de colaborar com as investigações contra a Petrobras.
  5. Finalmente, a decisão do Ministério Público Federal, de agora há pouco, de dar o golpe final contra as empreiteiras da Lava Jato, inviabilizando-as definitivamente.
Não tem lógica alegar estrito cumprimento da lei para liquidar com as empresas. Nem o mais empedernido burocrata ficaria insensível aos efeitos dessa quebra sobre a economia brasileira, sobre empregos e sobre o crescimento.
Qualquer agente público minimamente responsável trataria de apurar responsabilidades e punir duramente as pessoas físicas responsáveis, evitando afetar as empresas, ainda mais sabendo dos desdobramentos sobre a economia como um todo.
Só intenções políticas obscuras para justificar essa marcha da insensatez.
PS – Alo, presidente Dilma Rousseff. Esqueça essa preocupação sobre se as pessoas vão ou não duvidar da sua honestidade. Ninguém duvida dela. Eles não estão atrás da sua reputação: estão atrás do seu cargo. Acorde!
Abaixo, manifesto de personalidades contra o jogo político em andamento.
Manifesto: O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA
A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia.
Com efeito, há uma campanha para esvaziar a Petrobras, a única das grandes empresas de petróleo a ter reservas e produção continuamente aumentadas. Além disso, vem a proposta de entregar o pré-sal às empresas estrangeiras, restabelecendo o regime de concessão, alterado pelo atual regime de partilha, que dá à Petrobras o monopólio do conhecimento da exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas. Essa situação tem lhe valido a conquista dos principais prêmios em congressos internacionais.
Está à vista de todos a voracidade com que interesses geopolíticos dominantes buscam o controle do petróleo no mundo, inclusive através de intervenções militares. Entre nós, esses interesses parecem encontrar eco em uma certa mídia a eles subserviente e em parlamentares com eles alinhados.
Debilitada a Petrobras, âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, serão dizimadas empresas aqui instaladas, responsáveis por mais de 500.000 empregos qualificados, remetendo-nos uma vez mais a uma condição subalterna e colonial.
Por outro lado, esses mesmos setores estimulam o desgaste do Governo legitimamente eleito, com vista a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito democrático, ao usarem, com estardalhaço, informações parciais e preliminares do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da própria mídia, na busca de uma comoção nacional que lhes permita alcançar seus objetivos, antinacionais e antidemocráticos.
O Brasil viveu, em 1964, uma experiência da mesma natureza. Custou-nos um longo período de trevas e de arbítrio. Trata-se agora de evitar sua repetição. Conclamamos as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania.
20 de fevereiro de 2015
Alberto Passos Guimarães Filho
Aldo Arantes
Ana Maria Costa
Ana Tereza Pereira
Cândido Mendes
Carlos Medeiros
Carlos Moura
Claudius Ceccon
Celso Amorim
Celso Pinto de Melo
D. Demetrio Valentini
Emir Sader
Ennio Candotti
Fabio Konder Comparato
Franklin Martins
Jether Ramalho
José Noronha
Ivone Gebara
João Pedro Stédile
José Jofilly
José Luiz Fiori
José Paulo Sepúlveda Pertence
Ladislau Dowbor
Leonardo Boff
Ligia Bahia
Lucia Ribeiro
Luiz Alberto Gomez de Souza
Luiz Pinguelli Rosa
Magali do Nascimento Cunha
Marcelo Timotheo da Costa
Marco Antonio Raupp
Maria Clara Bingemer
Maria da Conceição Tavares
Maria Helena Arrochelas
Maria José Sousa dos Santos
Marilena Chauí
Marilene Correa
Otavio Alves Velho
Paulo José
Reinaldo Guimarães
Ricardo Bielschowsky
Roberto Amaral
Samuel Pinheiro Guimarães
Sergio Mascarenhas
Sergio Rezende
Silvio Tendler
Sonia Fleury
Waldir Pires
Fonte:http://correiodobrasil.com.br/

sábado, 14 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2015 DE ICAPUÍ SERÁ REALIZADO POR PATROCINADORES - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Diante das dificuldades financeiras ora enfrentadas pela Prefeitura Municipal de Icapuí, assim como outras cidades do estado do Ceará, o prefeito municipal Jerônimo Reis acatou a recomendação do Ministério Público para que não fosse utilizado recursos públicos na realização do carnaval deste ano. Tal medida levaram a tomada da decisão da não realização do evento pela Prefeitura Municipal.
Dessa forma, vários patrocinadores, entre pessoas físicas e jurídicas, se uniram para a realização do evento do Carnaval em Icapuí. A articulação está sendo feita pelo secretário de Turismo e Esportes, Sérgio Araújo, e o secretário de Saúde e Saneamento, Neto Rebouças, após concordância da Promotora de Justiça da Comarca de Icapuí, Dra. Paloma Milhomem. 
Banner Icapuí - Carnaval2015 Mod 2
A Prefeitura Municipal de Icapuí dará o apoio apenas ao fornecimento das estruturas de segurança necessárias para a realização do evento, juntamente com a Polícia Militar, e cuidará da organização dos espaços onde acontecerá a concentração dos foliões. 
A programação do carnaval será composta dos tradicionais mela-melas e matinês de praias, animados por "paredões de som" devidamente cadastrados na Secretaria de Turismo e Esportes. Os interessado em contribuir com o evento deverão procurar Sérgio Araújo. As atrações durantes as noites serão definidas até amanhã, onde serão priorizadas as bandas locais.
De acordo com informações iniciais, está garantido as matinês nas praias de Tremembé, Redonda e Barreiras. Os mela-melas de Ibicuitaba, Mutamba e Cajuais também estão na programação.
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL ICAPUÍ 2015
Sábado - 14/2
 
Local: Praia de Quitérias
14:00hs a 16:00hs - Matinê com encontro de Paredões de Som 
Local: Praça Central
23:00hs a 01:00hs - Rick Play e Kalourão do Forró
01:00hs a 03:00hs - Forró de Rico Elétrico
 
Domingo (15/2)
Local: Praia de Tremembé
14:00hs a 16:00hs - Matinê com Encontro de Paredões de Som
Local: Ibicuitaba
17:00hs a 19:00hs - Mela-mela com Paredões de Som
Local: Praça Central
23:00hs a 01:00 - Banda Leve e Solto
01:00hs a 03:00hs - Swingão The Clapton
 
Segunda (16/2)
 
Local: Praia de Redonda
 
14:00hs a 16:00hs - Matinê com Encontro de Paredões de Som
Local: Mutamba
17:00hs a 19:00hs - Mela-mela com Paredões de Som
Local: Praça Central
23:00hs a 01:00hs - Banda Bandidona
01:00hs a 03:00hs - Banda Lapada Louca
 
Terça (17/2)

Local: Praia de Barreiras
14:00hs a 16:00hs - Matinê com Encontro de Paredões de Som
Local: Cajuais
17:00hs a 19:00hs - Mela-mela com Paredões de Som
Local: Praça Central
23:00hs a 01:00hs - Banda Patikerê
01:00hs a 03:00hs - Encontro do Swing

Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/
:

CONSTRUÇÃO DE ESTRADA BENEFICIARÁ COMUNIDADE DE QUITÉRIAS

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, iniciou a construção de uma estrada que ligará a vila principal da comunidade de Quitérias até a vila dos Pompeus, localizada à beira-mar. Há muitos anos que a comunidade reinvindicava a abertura dessa estrada, para permitir o acesso aos locais mais distantes. Os moradores ficavam impossibilitados de transitar durante a maré cheia, principalmente em casos de emergência onde os veículos não conseguiam chegar até as áreas afastadas. A estrada está sendo feita com os equipamentos e mão-de-obra da Prefeitura, com apoio e participação dos moradores da comunidade.
 10896899 413003882209702 982676284268615561 n
De acordo com informações da Secretaria de Obras, a estrada terá uma extensão aproximada de 1,3 quilômetros e 8 metros de largura, beneficiando aproximadamente 20 famílias. Após a abertura da via, a estrada será coberta com material denominado "piçarra", já que se trata de uma via secundária localizada em área rural. A Prefeitura Municipal disponilizou o maquinário necessário, bem como a equipe de técnicos para a construção da obra. 
10959608 413004302209660 2660542702614663921 n
Os moradores de Quitérias têm papel fundamental nessa empreitada. Muitos estão participando das ações iniciais para abertura da estrada, desde o corte das cercas até a remoção de eventuais entulhos. Além disso, a comunidade recebeu doação de arame farpado para reconstrução das cercas, fazendo o fechamento dos terrenos atravessados pela nova estrada. 
A população mostrou-se satisfeita com a iniciativa da Prefeitura, pois há muitos anos os mesmos sofrem com as limitações de acesso. A maior dificuldade citada é relacionada ao acesso de ambulância, em casos de emergências, e o transporte escolar, que ficava impossibilitado de deixar os alunos próximos às suas residências. Outra complicação refere-se ao trânsito de veículos em praias, que podem ocasionar acidentes com banhistas. A comunidade utiliza a faixa de praia como estrada, diante da inexistência de outras vias. Com a estrada, esses problemas serão amenizados e a população terá acesso facilitado.
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Marinha abre inscrições para 2,2 mil vagas de aprendiz

A seleção será feita apenas com homens de 18 a menos de 22 anos e é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental

Inscrições Marinha
O prazo para se candidatar vai até o dia 9 de março
TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL
Nesta terça-feira (10), a Marinha brasileira abriu inscrições para um novo concurso de aprendiz-marinheiro. Ao todo, são 2,2 mil vagas, sendo que 440 são reservadas para negros e pardos. O prazo para se candidatar vai até o dia 9 de março. A seleção será feita apenas com homens, de 18 a menos de 22 anos (até janeiro de 2016), e é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental. O edital pode ser visto aqui.
Curso
Os aprovados farão um curso de um ano de duração, em regime de internato. Entre os benefícios a serem recebidos estão a alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social, religiosa e uma ajuda de custo no valor de R$ 680. Já as aulas serão ministradas em uma das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), localizadas em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis, sendo que o candidato pode indicar preferência por uma das unidades, mas a escolha final é da Marinha.
Já formado, o aluno será promovido a marinheiro, onde poderá optar pelas mais diversas áreas de especialização e seguir na carreira militar. O salário inicial após o curso é de R$ 1,2 mil e o aluno fica obrigado a prestar dois anos de serviço às Forças Navais.
A seleção
A prova de seleção é de múltipla escolha: com 15 questões de Matemática, 15 de Português e 20 de Ciência. Também haverá uma inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e verificação de documentos.
Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE O DIA "D" CONTRA A DENGUE E CHIKUNGUNYA

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento de Icapuí, promove no próximo dia 12 de fevereiro de 2015 (Quinta-feira), a partir das 08:00hs, o Dia D contra a Dengue e a Febre do Chikungunya. A concentração será na UBS Ila Rodolfo, em Morro Alto, com caminhada até a Praça Central. A ação envolverá as Unidades Básicas de Saúde, demais secretarias municipais e seguimentos organizados e representativos do governo e da sociedade em geral. O objetivo é alertar à população sobre e importância tomar os cuidados necessários para coibir o surgimento e procriação do mosquito causador das doenças citadas.
ALERTA DENGUE CHIK
A Secretaria de Saúde e Saneamento é responsável direto pela garantia das ações e serviços de saúde existentes no município de Icapuí. O órgão mantém parcerias com entidades da área da saúde pública, afim de oferecer melhorias na qualidade de vida. Em ações como esta, a Saúde busca conscientizar os icapuienses acerca dos perigos que tais doenças representam para. Os profissionais estarão presentes neste evento, contando com a participação de todos.
Combate ao mosquito
O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento.
“Ambas têm em comum o agente transmissor, o Aedes Aegypti, e os sintomas que são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya é de período mais curto e os sintomas hemorrágicos são menos observados”, esclarece o médico clínico do Hapvida de Belém, Wagner dos Santos. A principal diferença da chikungunya é a sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose - vermelhidão, dor, inchaço e calor. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.
Fonte: Portal G1.
Visto no site da PMI

Icapuí: Casa para alugar no Carnaval e nos Finais de Semana

Aluga-se casa para temporada, carnaval e final de semana.

Características/discrição da casa

É amurada em toda a extensão, conta com alpendre (em três lados), dispõe de sala, cozinha, dois quartos e dois banheiros, garagem que abriga até três automóveis, além da piscina.

Localização

A casa fica localizada na praia de Requenguela, a 2,5 km do centro de Icapuí. Com acesso totalmente asfaltado. E fica apenas 20m do mar.

Contato

O interessado pode falar com Bethy Araújo ou Evandro, pelos  telefones (88)94382588 / (88)
92725912.








A professora Bethy  informa, que está disponibilizado atividades de Hidroginástica, Aeróbica e Recreação Aquática para o pública infantil, durante a semana. Os interessados podem ligar para os telefones anteriormente mencionados. 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SAAE INICIA ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

saae1O problema no abastecimento de água não é exclusividade de Icapuí. A crise hídrica atinge cidades de todos os portes em vários pontos do mundo, sendo considerado um dos grandes desafios da humanidade para um futuro próximo. Atentos a necessidade de garantir fornecimento de água de qualidade à população icapuiense, o governo municipal iniciou os estudos para elaboração de um projeto de recuperação do sistema de abastecimento em nossa cidade. O prefeito Jerônimo Reis e a diretora do SAAE Izelda Maia receberam, na semana passada, os dois engenheiros civis responsáveis pela avaliação da estrutura atual e desenvolvimento do novo projeto.
O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto é uma autarquia municipal responsável pelo fornecimento de água potável em Icapuí. Há tempos que a rede necessita de investimentos para suprir a demanda da população que a cada ano aumenta. Para isso, o prefeito Jerônimo Reis assumiu o compromisso de recuperar o sistema, através de medidas de médio e longo prazo com o intuito de sanar de vez as complicações no abastecimento de água em nosso município.

Os engenheiros Récio Ellery e Cláudio Barros visitaram as instalações do SAAE e analisaram as estruturas de distribuição da água. Os mesmos participam também do projeto de saneamento básico em fase de implantação.
A notícia foi publicada na página do SAAE no Facebook, onde menciona que "antes de perfurar poços, o que aumentava consideravelmente os custos operacionais, era necessário sanear o Saae, e o prefeito teve sensibilidade para perceber isto a tempo".
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

GOVERNO MUNICIPAL DEBATE COM POPULAÇÃO MELHORIAS PARA ICAPUÍ

Na tarde de sábado (31/1), representantes da sociedade civil estiveram presentes em reunião com o prefeito municipal Jerônimo Reis e sua equipe de governo, para juntos debater ações de melhorias para o município de Icapuí. O encontro articulado pelo governo municipal teve como objetivo ouvir diretamente as opiniões, ideias e sugestões da população. Cidadãos de vários setores participaram da discussão, destacando os integrantes dos grupos das redes sociais que têm mostrado bastante interesse em assuntos relacionados à nossa cidade. A primeira atividade resultante da reunião será a recuperação da gruta de ICAPUI, em forma de mutirão. 
O encontro serviu, de certa forma, para estabelecer uma relação mais amistosa entre o governo e uma parcela da população que tem se mobilizado, principalmente nas redes sociais, para reinvindicar melhores condições dos serviços públicos. Como resultado da conversa, os populares aceitaram a proposta do governo municipal de formar parcerias e mutirões na busca de uma cidade cada vez melhor para todos. 
jer2
O prefeito Jerônimo Reis expôs abertamente as enormes dificuldades financeiras que os municípios têm enfrentado. O mesmo esclareceu alguns pontos questionados pelos participantes, que são temas frequentes nas conversas nas redes sociais. Segundo Jerônimo, o importante é que toda a população se una em prol de um Icapuí melhor. É necessário a ajuda de todos.
"Esse é o clima para podermos melhorar o nosso município. Parabéns ao grupo Icapui Político, ao governo Municipal na pessoa do prefeito Jeronimo Reis", publicou Sérgio Araújo em sua página no Facebook. Já o jovem Flávio Rebouças, também na rede social, comentou que seria bom divulgar mais e e convidar ainda mais jovens para essa discussão. Muitos não estavam sabendo.
O mutirão para recuperação da gruta está em fase de articulação. Várias pessoas manifestaram interesse em contribui com o movimento. Em breve divulgaremos mais informações. 
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/