segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lula diz que julgamento do mensalão no STF teve 80% de decisão política



Em entrevista a TV portuguesa, ex-presidente negou existência do esquema.
Ele também disse que 'não tem problema' se povo protestar durante a Copa.
 
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à RTP, ao afirmar que indicou 6 ministros que julgaram o mensalão no STF (Foto: Reprodução/RTP)
O ex-presidente Lula, em entrevista à RTP, ao
afirmar que indicou 6 ministros que julgaram o
mensalão no STF (Foto: Reprodução/RTP)





Em uma de suas poucas manifestações públicas após o fim do julgamento do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as decisões do Supremo Tribunal Federal no processo foram, em sua maior parte, políticas e não jurídicas. A afirmação foi feita numa entrevista realizada na última sexta (25) à TV portuguesa RTP e publicada neste domingo (27) no site da emissora.

Lula falou sobre o caso quando indagado sobre o impacto do escândalo sobre a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e sua própria popularidade. Ele negou a existência do esquema, que segundo o STF, consistiu na compra de apoio político no Congresso no início de seu governo, entre 2003 e 2005.
"O mensalão, o tempo vai se encarregar de provar, que o mensalão, você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica", disse. "O que eu acho é que não houve mensalão. Eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. Eu só acho que essa história vai ser recontada. É apenas uma questão de tempo, e essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu na verdade", afirmou o ex-presidente.

Lula disse que embora haja "companheiros do PT presos", disse que "não se trata de gente da minha confiança". Entre os petistas presos, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, todos quadros históricos do partido fundado por Lula.

Ele também disse que o "processo foi um massacre que visava destruir o PT, e não conseguiram". Na ação penal, Lula não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República, que não encontrou indícios para acusá-lo de qualquer crime.

O PT sempre negou a existência de distribuição de dinheiro para políticos em troca de votos e alega que os pagamentos eram para honrar dívidas de campanha de partidos aliados não contabilizadas
Eleições e Copa
Na entrevista, que durou quase 40 minutos, embora questionado, o ex-presidente evitou falar sobre as atuais dificuldades da presidente Dilma Rousseff no governo. Voltou a negar que será candidato do PT e demonstrou convicção de que sua sucessora será reeleita em outubro.

"Ela vai ganhar as eleições, ela vai vencer", afirmou. "Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma, eu vou para a rua fazer campanha para a Dilma. Eu não quero cargo político".
Fonte; G1

domingo, 27 de abril de 2014

Icapuí: Escola Gabriel implementa novas regras


.
Professores: João Paulo e Raquiele
Desde que iniciou o ano letivo de 2014 a escola Gabriel vem implementando novas mudanças afim melhorar seus índices e resgatar seu respeito perante a sociedade icapuiense. 

Essas mudanças nem sempre são bem vistas por alguns, principalmente pelos os alunos, embora essas mudanças só tenham a finalidade de ajudá-los. Nesta primeira semana de provas mais uma dessas mudanças foi implementada, a sala de aula no dia de prova contou com duas pessoas, um sendo um professor e um outro sendo um funcionário da escola ou um pai, pois sim, nesta semana tivemos pais acompanhando a aplicação de provas. 

Professora Edineusa e mãe de aluno
Nesta nova “era” da escola foi proibido o uso de celulares em sala de aula, se o aluno for pego com o celular em mãos, ele será encaminhado à diretoria e o mesmo só volta a estudar quando vir acompanhado de seus pais ou responsáveis. O fardamento também foi outra mudança, bem como o livro, ambos se o aluno não estiver não assiste aula. 

mãe de aluno aplicando provas
Todas essas mudanças tem um único objetivo, melhorar a aprendizagem dos alunos e com isso mais alunos passaram nos vestibulares da vida, este ano por exemplo, 20 alunos entre SISU, PROUNI, SISUTEC e o vestibular da UERN estão agora numa faculdade.

Fonte:http://escolaprofgabriel.blogspot.com.br/


Ceará é o segundo do Nordeste em número de professores graduados

Meta 15 do Plano Nacional de Educação estipula que 100% dos docentes estejam graduados em 2015

ESCOLA
Embora ainda haja necessidade de incentivos para melhorar a formação dos professores, o Ceará está bem se comparado a outros estados. Está acima do Rio de Janeiro, por exemplo, que apresenta um percentual de 71,1%
FOTO: FABIANE DE PAULA
Apesar de a meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional, estipular que 100% dos professores da Educação Básica estejam graduados em 2015, no Ceará 79,8% possuíam nível superior, em 2012, ou seja 72.933 docentes. Meta audaciosa, na visão do mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro.
No Brasil, o percentual é de 78,1%. Já no que diz respeito à licenciatura, 70,7% dos profissionais atuantes na rede de ensino do Estado fizeram o curso. Em números absolutos, foram 64.647 professores. O levantamento é do movimento Todos Pela Educação para o Observatório do PNE com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013. Os que finalizaram a graduação sem licenciatura chegava a somente 9%, em 2012, o que equivale a 8.286 pessoas.
O Ensino Fundamental é o mais complicado em termos de formação de professores. Apenas 19,8% - 14.039 em números absolutos - dos docentes nos anos finais daquela etapa da educação possuíam licenciatura na área que atuam, no ano passado. No entanto, 87% tinham nível superior, em 2013.
Licenciatura
No Ensino Médio, 98,6% dos docentes concluíram graduação, ou seja 24.782 pessoas. Já 78,3% (19.681) cursaram licenciatura naquela etapa de ensino. Com licenciatura na área que atuam, foram 44,7% (11.225).
Embora ainda haja necessidade de incentivos para melhorar a formação dos professores, o Ceará (79,8%) está bem se comparado a outros estados. É o segundo do Nordeste em números de docentes com nível superior e está acima do Rio de Janeiro, por exemplo, que apresenta um percentual de 71,1%. O primeiro do Nordeste em relação à quantidade de docentes com formação superior é Sergipe, com 81,2%.
Para Ribeiro, o importante é o índice de professores formados na idade certa, muito mais do que a realização ou não de cursos, e que continuam crescendo na carreira. "O Ceará está no processo de capacitação dos profissionais, com formação em Pedagogia e licenciatura, cursos que não garantem uma carreira de sucesso e, muitas vezes, não são atrativos".
Segundo o especialista, é preciso continuar incentivando o aprimoramento com formação qualificada e não com cursos aligeirados que acabam não prestando o aperfeiçoamento necessário. "O Estado deve investir na capacitação durante o horário de serviço. O importante não é só título, mas o melhor é o processo", pontua.
Outra necessidade é no sentido de tornar a carreira de professor atraente, como aponta o mestre em Educação, para que novos estudantes que estão saindo do Ensino Médio se interessem pela docência e que os antigos possam se aposentar.
Incentivo
Além da pós-graduação que é primordial para o desenvolvimento dos profissionais, segundo destaca Ribeiro. "Precisamos de uma política de incentivo na formação de pensadores em Educação, mestres e especialistas nas disciplinas que ajudem a pensar processos de ensino e ajudem outros professores", propõe o mestre em Educação.
De acordo com Rogers Mendes, assessor especial da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o Estado tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos. "Em 2009, através de seleção pública, foram nomeados mais de 3 mil professores. Atualmente, um novo certame para 3 mil vagas entra na fase de convocação dos aprovados", informa.
O Concurso, completa o assessor, atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino médio, decorrentes da reorganização curricular, aporte de agentes de suporte pedagógicos nas escolas, implantação da carga horária pedagógica para os professores em efetiva regência, com a garantia de 1/3 da jornada de trabalho para as atividades de formação, planejamentos e encontros pedagógicos e expansão da rede de educação profissional.
Jornada
"Ressaltamos que o Ceará é um dos seis estados onde esta carga horária foi implantada, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)", lembra. As 3 mil vagas serão preenchidas com as disciplinas arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras.
Os dados Censo Escolar que baseiam as informações apresentadas no levantamento, como aponta Mendes, abrangem redes pública e privada. A rede pública estadual conta atualmente com 13 mil professores efetivos e ativos. Desse número, 89 têm nível médio e não se encontram mais em sala de aula. Os demais são graduados, 65% deles já fizeram especialização e 4% mestrado e doutorado.
Sobre as ações de incentivo ao aprimoramento, a Seduc preside o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, incentivado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne as universidades cearenses num esforço para identificar demandas relacionadas à formação inicial dos professores, tendo em vista o ajuste das ofertas de licenciatura em todas as regiões do Estado. "Com a ampliação desta oferta pelas Universidades, temos a expectativa de ampliar o percentual de professores licenciados e que venham a atuar na disciplina relacionada à sua área de formação. É importante deixar claro que os professores efetivos lecionam disciplinas de acordo com a sua formação", esclarece.
No que concerne à competência da Prefeitura de Fortaleza (educação infantil e Ensino Fundamental), como investimentos a Secretaria Municipal de Educação (SME) diz realizar formações para os professores da rede de ensino.
Formação
Para os professores do Ensino Fundamental I, dos anos 1º, 2º e 3º, são realizadas as formações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nas disciplinas de Português e Matemática. Para essa modalidade, também são realizadas formações de projetos/jogos, linguagem e matemática. Para os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, são realizadas formações com o tema "Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva do Gênero Textual".
A SME acredita que, além de melhorar a prática docente, as capacitações são alternativas de incentivo àqueles professores que ainda não têm nível superior, pois elas estimulam a prática do estudo e contribuem para que os mesmos reconheçam o importante papel que desempenham.
GRÁFICO
Lina Moscoso
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 26 de abril de 2014

GOVERNO MUNICIPAL IMPLEMENTA O PROGRAMA ESCOLA ABERTA

O governo municipal de Icapuí , através da Secretaria da Educação e Cultura, implementou em sua rede pública de ensino o Programa Escola Aberta em parceria com o Ministério da Educação - MEC. O Programa consiste em atividades realizadas nas escolas durante os finais de semanas. Os alunos participam de atividades complementares, esportes, recreação, palestras e qualificação profissional (como exemplo cursos de manicure e cabeleireiro) de acordo com as demandas detectadas em cada comunidade escolar. 
A proposta do Programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. Desta forma, a escola se torna mais inclusiva e competente na sua tarefa de educar usando de novas práticas de aprendizagem.
O Programa Escola Aberta foi implementado nas escolas Raimunda Larceda (Mutamba); Carlota Tavares (Ibicuitaba); Edilce Barbosa (Melancias); Horizonte da Cidadania (Redonda); e Mizinha (Centro). 
Informações: Departamento de Educação Básica - SEMEC
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/


CURSO DE AQUAVIÁRIO HABILITA PESCADORES DE ICAPUÍ A EXERCEREM A PROFISSÃO

A Marinha do Brasil está ministrando um Curso de Aquaviários para pescadores de Icapuí. O curso é necessário para a emissão da Carteira da Marinha aos pescadores, tornando-os habilitados a exercerem a profissão e obterem benefícios sociais, como por exemplo, o seguro-defeso.

O curso terá duração de duas semanas, iniciado no dia 22 de abril e será concluído no dia 2 de maio próximo. Durante as duas semanas de curso, os pescadores aprenderão noções de tráfego marítimo, técnicas de salvamento e primeiros socorros, manuseio de equipamentos de segurança, navegação, entre outros temas.
O curso é uma realização da Colônia de Pescadores de Icapuí Z-17, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Marinha do Brasil que disponibilizou os instrutores para a capacitação. A prefeitura municipal garantiu o transporte dos pescadores de comunidades distantes do Centro e os locais de realização do curso (Ginásio de Mutamba e Auditório da Secretaria da Educação).


Segundo a presidente da Colônia dos Pescadores de Icapuí, Marleuza da Silva, apesar das dificuldades encontradas para a realização do curso, a sua equipe não mediu esforços para que os pescadores pudessem se capacitar e obter a Carteira da Marinha. Para ela, a habilitação dos pescadores é de extrema importância para que possam trabalhar dentro da legalidade, com segurança e garantia dos direitos de trabalhador.

Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Produtores de lagosta criticam crédito fiscal

A vantagem obtida na saída da mercadoria do território cearense tem beneficiado empresas de outros estados

credito fiscal
As espécies produzidas são vendidas sobretudo para América do Norte, Europa e Ásia. O setor emprega cerca de 60 mil trabalhadores no Ceará
FOTO: DIVULGAÇÃO
O Ceará é o maior produtor e exportador de lagosta do Brasil, mas essa posição no ranking nacional está ameaçada. Uma prática utilizada por concorrentes de estados vizinhos tem impedido um maior crescimento das exportações cearenses e prejudicado a indústria local. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindifrios), empresas nordestinas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia compram lagosta no Ceará e aproveitam o crédito fiscal para levar o produto a seus estados e destiná-lo à exportação.
O problema da operação, segundo alegam produtores cearenses, é uma vantagem obtida na saída da mercadoria do território estadual. No Ceará, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diferido da lagosta é de 1,7% (instituído pelo decreto 24.569/97) que beneficia empresas que enviam a iguaria para processar em estados vizinhos. No último ano, empresários do setor passaram a observar um aumento no envio de lagosta para estados próximos e, consequentemente, para o mercado exterior.
O diretor do Sindifrios, Paulo Gonçalves, informa que duas grandes empresas pernambucanas compraram, em 2013, 600 toneladas do crustáceo no Ceará e enviaram para exportação pelos seus estados de origem.
Ele explica que, com a atual legislação fiscal, o ICMS diferido é de 1,7%. Na saída do Estado, porém, as empresas foram creditadas em 12% com a alíquota interestadual, resultando num saldo de 10,3%, a receber.
Incentivo
"Isso representa um incentivo superior a R$ 3,7 milhões, somente nesta operação, para empresas que não investem no Ceará, além de caracterizar concorrência desleal com as empresas daqui", destaca Gonçalves.
Os representantes do setor defendem uma isonomia no tratamento entre as empresas que atuam no Ceará e os concorrentes de outros estados. Isso se daria com o fim da alíquota reduzida para transações interestaduais. "O problema não é comercial, mas fiscal. Deveriam pagar o valor integral da nota. Como vamos concorrer com quem já tem 10,3% de benefício na nossa frente?", questiona.
Exportações
Iguaria apreciada mundialmente pelo sabor marcante e textura macia, a lagosta tem mais de 95% de sua produção cearense e nacional exportada. O crustáceo ocupa a sétima posição na pauta de exportações cearenses, com uma movimentação de US$ 42,07 milhões em 2013. O resultado foi 44,9% superior ao obtido em 2012, que totalizou US$29,03 milhões.
O crescimento no ano passado foi significativo, principalmente, porque houve retração nos valores de exportação dos principais produtos, como calçados (-3,98%); couros e peles (-5,8%); castanha de caju (-26,1%); preparação alimentícia (0,54%); têxteis (-20,9%); e ceras vegetais (-20,7%), segundo dados do dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O crescimento da lagosta foi o quinto maior na balança do Ceará. Mas, de acordo com o setor, o incremento poderia ser maior, caso a legislação incentivasse as exportações através do próprio estado. "Temos um mercado mundial imenso, mas precisamos ter um ambiente favorável no Estado. Caso contrário, as exportações da lagosta pescada em território cearense vão acontecer por outros locais, prejudicando não apenas a balança comercial, mas, principalmente, a indústria e os empregos", acredita Paulo Gonçalves.
Posição da Sefaz
Para o secretário estadual da Fazenda, João Marcos Maia, o problema da concorrência dos beneficiadores de lagosta local com os de fora do Estado "é real, mas de fácil solução e que já está sendo estudado e debatido com representantes de todo o segmento, produtores, beneficiadores e exportadores". Ele explica que essa situação foi advertida aos beneficiadores do Estado, quando da Sefaz reduziu à alíquota de ICMS diferido para 1,7%, anos atrás.
Segundo o secretário, o problema ocorre porque os lagosteiros de fora do Estado estão dividindo com os produtores do crustáceo cearenses, o ganho de 10,3%, que vêm obtendo com o benefício fiscal. Com isso, acrescenta, os produtores locais estão preferindo vender para beneficiadores de fora, do que para os operadores do Ceará".
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lei de Resíduos Sólidos: prefeitos farão planos

    lixo
Pontos da Política de Resíduos Sólidos (PNRS) têm como meta ajudar o País a atingir o índice de 20% de reciclagem de resíduos em 2015
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Com o intuito de auxiliar os prefeitos cearenses na elaboração dos planos de tratamento de resíduos sólidos de cada município e alertar os gestores sobre os riscos de não estarem alinhados às determinações federais relacionadas ao lixo, a Prática Eventos, o Instituto para o Desenvolvimento de Consórcio (IDC) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) realizarão, na próxima segunda-feira (28), o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, marcado para acontecer na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir a aplicação da lei nacional de resíduos sólidos.
"A política nacional de resíduos estabelece que os municípios que não criarem os próprios planos de tratamento estarão proibidos de receber recursos federais, e a maioria dos prefeitos ainda não desenvolveu isso, é o momento de alertarmos eles", explica a diretora geral da Prática Eventos e coordenadora do seminário, Enid Câmara.
Entre os convidados para as palestras está um dos relatores da lei, que deve apresentar detalhes do texto aos gestores. O evento deve receber, ainda, empresários ligados à área de tratamento de resíduos para apresentar soluções tecnológicas para a instalação de lixões e usinas de lixo no Estado.
O exemplo do município de Piquet Carneiro, no sertão cearense, será apresentado na palestra, por ser um dos que já está adotando a metodologia de consórcio, modelo pioneiro criado pelo Ceará. "Nesse esquema, dois ou mais municípios se unem para fazer um mesmo´ projeto de tratamento de resíduos", explica Enid.
A coordenadora do evento adiantou que, durante o encontro, a Prefeitura de Fortaleza vai apresentar o plano elaborado para tratar os resíduos do Centro.
Baixa adesão
Apesar do apoio oferecido pelo evento, um número reduzido de gestores confirmou presença na palestra, segundo a coordenadora. "Entre prefeitos, secretários e representantes, temos cerca de 70 pessoas. É necessário que todos venham e estejam empenhados em discutir esse assunto", salienta. Além dos prefeitos, o seminário terá programação voltada para os empresários do Estado, que terão acesso a mais informações sobre o processo de logística reversa, uma das determinações da política nacional de resíduos. Segundo a especificação da lei, é obrigação das grandes empresas e indústrias garantir a destinação correta do lixo que as mesmas produzem.
De acordo com Câmara, o tratamento dos resíduos sólidos e a adequação à lei nacional estarão em pauta novamente durante o II Seminário de Prefeitos, previsto para acontecer em maio, em Fortaleza. "A ideia é fazer vários eventos durante o ano para aprofundar essa discussão e acompanhar os gestores com os trabalhos que vão realizar em seus municípios", explica.
Legislação
Sancionada em 2010, a lei nº 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), estabelecendo as diretrizes para o tratamento de resíduos (material que pode ser reaproveitado) e rejeitos (material que não é passível de reutilização) no território nacional. Além disso, o texto determina que os governos estaduais e municipais elaborem os próprios Planos de Resíduos Sólidos, garantindo a destinação correta desse material.
Consumo sustentável
A redução da geração de lixo, a expansão das atividades de reciclagem e a proposta de adoção de hábitos de consumo sustentáveis também estão previstas na PRNS. A legislação coloca, ainda, o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos em relação ao marco legal do tratamento de resíduos e inclui os catadores de lixo no processo de coleta seletiva. Os pontos estabelecidos pela PRNS têm como objetivo ajudar o País a atingir o índice de 20% de reciclagem de resíduos em 2015.
Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SEDEMA realiza seminário sobre Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, atendendo à preocupação da gestão do prefeito Jerônimo Reis com as questões ambientais no município de Icapuí, realiza no dia 24 de abril, a partir das 14:00hs, no auditório da Pousada Icapuí, o seminário de apresentação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. 

A Agenda Ambiental na Administração Pública trata-se de um programa do governo federal, que tem por objetivo promover o enfrentamento de problemas ambientais. Para isso, conta com a adesão dos entes públicos em todas as esferas de governo. 

O evento contará com a presença do prefeito municipal, gestores públicos e lideranças locais preocupados com as práticas de responsabilidade socioambiental em Icapuí. Na ocasião, dois técnicos do governo do estado do Ceará apresentarão o programa 3AP, a partir de eixos temáticos envolvendo as problemáticas ambientais e resoluções que poderão ser adotadas localmente.

A participação do município de Icapuí no 3AP é imprescindível para a implementação de políticas públicas de sustentabilidade. Para isso, é necessário obter certificação junto ao programa, para que as ações desenvolvidas possam ter continuidade e surtam os resultados desejados.

Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br

Biblioteca Municipal faz campanha de incentivo à leitura


A Biblioteca Pública Municipal de Icapuí iniciou campanha de incentivo à leitura, com o objetivo de atrair mais leitores e despertar o interesse pela busca de conhecimento através dos livros. Os leitores mais assíduos ganharão kit´s escolares. O público-alvo são as crianças, por estarem em fase inicial do processo educativo, porém todos podem frequentar a biblioteca e usufruir do acervo disponível.

 No processo de aprendizado, a leitura tem papel fundamental, pois ajuda no desenvolvimento do senso crítico no leitor. Além disso, através dos livros é possível encontrar respostas para questões diversas, como também uma forma de manter-se atualizado constantemente. A leitura também desenvolve as habilidades de escrita e expressão de quem adquire o hábito de ler.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Antônio Ciríaco, sn, Centro (próximo ao Mercado Público).

Fonte: Rádio Educativa FM de Icapuí

Professores participam de Encontro de Formação Pedagógica



A Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí realizou a 2ª Formação de Eixo para professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil do município. O evento aconteceu no auditório da secretaria, sob a coordenação dos formadores Rosa Maria Rebouças e Elisabeth Amorim, nos dias 23 de abril, direcionado aos professores de alunos entre 2 e 3 anos de idade, e 24 de abril com os professores de alunos entre 4 e 5 anos de idade. 

Com o tema "A prática pedagógica desenvolvida nas instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola)", os formadores buscam alternativas de integração e organização das experiências de aprendizagem. A partir do encontro, haverá um planejamento das práticas pedagógicas a serem desenvolvidas visando o o desenvolvimento e o bem estar das crianças. 

Na didática do encontro foram utilizados estudos dirigidos, análises de vídeos e discussão de temas sobre as especificidades das crianças da Educação Infantil. 

Fonte: Rádio Educativa FM de Icapuí

Prefeitura assessora artistas locais na elaboração de projetos

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria da Educação e Cultura, está auxiliando os artistas locais a desenvolverem projetos de arte e cultura. O objetivo é incentivar as diversas formas de expressão artística em nosso munícipio.

O Governo Municipal disponibilizou técnicos da Assessoria de Elaboração de Projetos para desenvolver juntos com os artistas projetos nas áreas de música, teatro, dança, pintura, fotografia, literatura, entre outras. A formatação destes projetos é de suma importância para a captação de recursos, através da participação em editais publicados pelo Ministério da Cultura e outras entidades ligadas às artes. 

Oportunidades como a que a Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT disponibiliza no 9º Edital de Incentivo às Artes, requerem a apresentação de projetos bem elaborados para serem aceitos. 

Os artistas interessados em transformar suas ideias em projetos, para que possam obter financiamentos, patrocínios e apoios, deverão procurar a Assessoria de Elaboração de Projetos, localizada na Sede da Secretaria da Educação e Cultura. O prazo limite para o cadastro de novos projetos é até o dia 02 de maio de 2014. 

Informações:
Antoniete Silva
Assessora de Elaboração de Projetos - SEDUC
Fonte: Rádio Educativa FM de Icapuí

Com empate emocionante, Ceará conquista tetracampeonato estadual

Vovô e Leão ficam no empate sem gols, em uma final repleta de tensão até o fim. Alvinegro comemora 4ª título consecutivo no ano do centenário

Em jogo de tirar o fôlego do torcedor que marcou presença na Arena Castelão, o Ceará conquistou o tetracampeonato cearense pela terceira vez na sua história. Com gols perdidos e defesa quase impecável, o Vovô segurou as investidas tricolores no segundo tempo para garantir o 0 a 0 suficiente para o título. No final dos pouco mais de 90 minutos, a torcida explodiu nas arquibancadas.

No primeiro tempo as duas equipes tiveram muitas oportunidades e o Fortaleza esbarrou na boa atuação do goleiro alvinegro Luís Carlos. Foram quatro defesas difíceis, que o tornou herói da conquista. Vovô e Leão fizeram um segundo tempo em ritmo frenético, mas novamente faltou pontaria. Eduardo Luiz, nos momentos finais, fez o torcida tricolor soltar o grito de gol. Mera ilusão, porque a bola não entrou por capricho.

A conquista alvinegra dá força para a sequência do time na Série B do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, no Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG, o Ceará encara o América-MG, às 21h. Já o Fortaleza joga dois dias depois, na segunda-feira, contra o Salgueiro-PE, também fora de casa, às 21h30min, na estreia da Série C.

De quebra, o Ceará garante com o título uma vaga na Copa do Brasil 2015. O Vovô se junta ao próprio Fortaleza, vencedor da 1ª fase do estadual, e ao campeão da Taça Fares Lopes, a ser conhecido no 2º semestre, para formar o trio de representantes cearenses na competição do próximo ano. Por serem finalistas do Campeonato Cearense, Vovô e Leão estão garantidos na Copa do Nordeste 2015.

Com empate emocionante, Ceará conquista tetracampeonato estadual (Foto: Bruno Gomes/ Agência Diário ) 
Com empate emocionante, Ceará conquista tetracampeonato estadual (Foto: Bruno Gomes/ 
Agência Diário )

Luis Carlos, o herói
Diferente da primeira partida da final do Cearense, as duas equipes mostraram estar mais aguerridas e brigando por cada espaço no campo. Nem mesmo o atraso de 10 minutos tirou a emoção da torcida nas arquibancadas. O Fortaleza começou pra cima e o Ceará aproveitando os erros de passe tricolores para partir no contra-ataque.

Essa maneira de jogar dos dois logo proporcionou bons lances de perigo. Com seis e sete minutos, Luís Carlos salvou um chutaço de Eduardo Luiz e chute à queima-roupa de Robert. Nada que o Ceará não respondesse com Samuel Xavier em batida de longe que passou com perigo.

A pressão dos dois lados continuava a cada lance. E, dentro de campo, a força ofensiva de Vovô e Leão crescia com a empolgação das torcidas. E tanto foi verdade que o estádio quase foi abaixo na bola na trave de Marcelinho Paraíba e no gol perdido por Felipe Amorim em falha de Radar. E assim, o primeiro tempo correu com ataque e contra-ataque e muitos gols perdidos. Luís Carlos foi o grande nome na etapa inicial.
Bola não entra por capricho

No segundo tempo, enquanto as duas torcidas repetiam a agitação dos 45 minutos
iniciais, dentro de campo o clima de disputa era o mesmo. Ceará e Fortaleza seguiam criando jogadas de perigo. O Vovô era mais ofensivo e se aproveitava do nervosismo e do mal posicionamento da defesa tricolor. Tanto que a chance mais real até os 20 minutos, antes da parada técnica instituída no estadual, para reidratação dos atletas, foi um chute de Bill cara a cara com o leonino Ricardo.

E como a emoção só crescia, as duas expulsões aumentaram a tensão do lado de fora. Max Oliveira, do Tricolor, e Samuel Xavier, do Alvinegro, se excederam no número de faltas e levaram vermelho. Com um a menos, o futebol dos dois cresceu e, por consequência, os setores ofensivos tiveram a maior posse de bola. Bill perdeu gol claro, assim como Eduardo Luiz, do outro lado.

Mas, precisando da vitória para ser campeão, o Fortaleza foi com suas últimas forças para o ataque. E acuou o Ceará no campo de defesa entre os 35 e os 45 minutos. No entanto, com defesa bem postada e jogadores de experiência, o Vovô segurou a pressão e soube garantir o tetracampeonato cearense.

Fonte: G1/CE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Prefeitura de Icapuí firma parceria para construção de fábrica de gelo

10245511 769544113057745 1725016341 n
O prefeito Jerônimo Reis e o chefe de gabinete Sérgio Araújo participaram de reunião, no inicío deste mês, com representantes da Qualimar (empresa que atua no ramo da pesca), para tratar da construção de uma fábrica de gelo na comunidade da Barrinha de Mutamba.
Os primeiros equipamentos da fábrica de gelo estão sendo instalados no prédio da Qualimar na comunidade. O local abriga uma estrutura frigorífica, utilizada para o recebimento e envio da produção de pescado para a sede, no estado de Pernambuco. Além de fornecer o gelo necessário para a atividade da pesca, o novo equipamento irá gerar emprego e movimentar a economia local.
Estiveram presentes também à reunião o presidente do IMFLA, Arimatea Silva, e o representante da Secretaria de Obras, Jetter Araújo. A parceria com a empresa QUALIMAR prevê ainda mais investimentos no setor pesqueiro no município. 
Com informações de Sérgio Araújo - via Facebook.

Ceará supera própria meta na avaliação do Ideb

 
Ideb 2014A aprendizagem dos alunos das escolas públicas cearenses tem melhorado nos últimos anos. O fato pode ser constatado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de medida criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados mostram que o Ceará atingiu e, em alguns casos, ultrapassou as metas projetadas para 2011. O Ideb alcançado em todo Estado foi de 4,9, quando a média prevista para esse ano era 4,0. Somente em 2017, a expectativa projetada era chegar a 4,8.

Com os resultados, o Ceará deixou a 17ª posição, em 2007, para o 8º lugar, em 2011, num comparativo entre os estados brasileiros. A mudança de cenário é atribuída por especialistas a diversas estratégias colocadas em prática nas escolas nos últimos sete anos, envolvendo gestores, professores pais e alunos. As ações chegam aos mais distantes lugares do Ceará, por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa, implantado como política pública, a partir de um pacto de cooperação com os 184 municípios, pela atual gestão.

Com a meta de alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade, o Paic está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, foi ampliado para atender até o 5º ano de escolaridade, por intermédio do Programa Aprendizagem na Idade Certa - PAIC+5. O Paic também contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Conforme Lucidalva Bacelar, coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação (Seduc), em 2007, apenas 39,8% dos alunos chegavam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. Em 2012, esse número subiu para 76,7%. Os dados foram apurados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) que também demonstra a queda de 47,5% para 8,7% do percentual de alunos não alfabetizados nessa etapa escolar.

No artigo " O que fazem as boas escolas?", elaborado pelos professores Joan Edesson de Oliveira e Jocelaine Regina Duarte Rossi, doutor e mestre em Educação Brasileira pela UFC, respectivamente, o Paic é apontado como principal responsável pelo desempenho dos municípios. Conforme os autores, o programa ajudou a trazer à tona a discussão central sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Cada município tem buscado seu caminho para dar certo na educação. Um desses exemplos vem de Sobral, localizado na região Norte do Estado. Para melhorar a aprendizagem, definiram ações de redução do abandono escolar, de formação dos profissionais e estreitaram contatos entre família e escola. O município ficou em 1º lugar no Ideb entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Saiu do Ideb de 4,9, em 2007, para 7,3 , em 2011, quando a média esperada para esse ano era de 4,8.

22.04.2014
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)
Fonte: Governo do Ceará

Deputados devem votar Plano Nacional de Educação nesta semana

A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) reúne-se na terça-feira (22), às 14h30, para votar o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). O texto vem sendo discutido desde o começo do mês.

O PNE define metas para o ensino nos próximos dez anos. Um dos objetivos é aumentar a escolaridade dos brasileiros. O relator mantém o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública pela União, estados e municípios.

O projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados em 2012, voltou para exame na Câmara porque foi modificado pelos senadores.

O foco maior das discussões tem sido o dispositivo do relatório que incluiu, entre as diretrizes do PNE, a superação das desigualdades educacionais, "com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual". Estes dois últimos eixos têm sido criticados por diversos deputados.

* Com informações da Agência Câmara

Visto em Ceará News 7