sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Divulgada Lista de Convocação dos aprovados no Concurso Público de Icapuí

concurso

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público a Primeira Lista de Convocação de candidatos aprovados no Concurso Público, Edital 001/2013 e suas respectivas retificações, homologado em 18 de novembro de 2013, para provimento de cargos efetivos da estrutura administrativa.

Os candidatos convocados deverão comparecer à Secretaria de Administração e Finanças, na Gerência de Pessoal, no período de 3 a 7 de fevereiro de 2014, no horário das 08:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs, munidos da documentação descrita no Edital de Convocação, onde consta todas as informações e requisitos necessários à posse dos aprovados. 

Confira o Edital de Convocação AQUI.

Confira a Lista dos Convocados AQUI.

O Edital e a Lista de Convocação também foram publicados no site do Instituto Vicente Nelson - IVIN
 
Fonte: Educativa FM de Icapuí

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Três semanas após ataque do PT a Eduardo, Lula grava vídeo condenando a baixaria na internet


Três semanas depois de a página oficial do PT no Facebook ter divulgado um texto chamando o governador de Pernambuco e virtual candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), de "playboy" e "tolo", o ex-presidente Lula (PT) divulgou vídeo em que condena a baixaria na internet. "Quem planta vento colhe tempestade", disse o petista, sem fazer relação com o caso envolvendo o ex-pulilo pernambucano.

“Quando temos acesso a um instrumento como a internet, que nos permite ser mais iguais, participar dos meios de comunicação não apenas ouvindo, mas interagindo, dando a nossa opinião, aumenta a nossa responsabilidade”, ressalta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vídeo sobre internet e redes sociais. Ele afirma ser contra qualquer veto à utilização da internet, mas lembra que as pessoas precisam ser responsabilizadas pelos seus atos também na rede.

Depois do incidente envolvendo o governador Eduardo Campos, os petistas decidiram mudar a política de divulgação das posições da sigla através das redes sociais. O presidente do partido, Rui Falcão, decidiu que nada será publicado sem a autorização dele. O ex-ministro Franklin Martins também foi contratado para fazer esse controle.
 

No vídeo, Lula fala das mudanças da comunicação entre sua época sindical e os tempos atuais e ressalta que todo o espaço de liberdade é também de responsabilidade. O ex-presidente afirma que as críticas fazem parte da democracia, mas que devem ser sempre fundamentadas para evitar a disseminação de informações falsas.”A crítica faz parte da democracia que a internet permite a todos nós todos os dias”.

Sobre sua página no Facebook, Lula diz estar “feliz que tenha 500 mil pessoas seguindo” e convoca todos a ajudar com apoio e críticas para que o país avance ainda mais. Ele lembra que na área de internet ainda há muitos desafios, como levar computador e banda larga a toda população e garantir um acesso igual à informação.
Fonte: Diário de Pernambuco

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Colônia Z-17 participa de seminário sobre formação profissional de pescadores


DSCF4452A presidente da Colônia de Pescadores de Icapuí, Marleuza Silva, participou nesta terça-feira (28/1) de Seminário de Apresentação do Projeto de Formação de Pescadores Profissionais, promovido pelo Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no Campus de Acaraú.

A proposta é capacitar os pescadores que estão em atividade para as novas tecnologias empregadas na pesca, como forma de incluí-los em um mercado de trabalho cada vez mais crescente no ramo da pesca artesanal e profissional.

A Marinha do Brasil irá expedir carteira especifica para os pescadores que concluirem o curso, que será dividido em dois níveis de acordo com o nível educacional do pescador. Dessa forma, a capacitação atenderá desde os que não têm instrução até os que possuem níveis maiores de escolaridade. O objetivo do programa de formação de pescadores é qualificar a mão-de-obra e aumentar o controle da concessão do "seguro-defeso", legitimando os que realmente têm direito ao benefício. 

No evento estiveram presente várias autoridades do setor marítimo e pesqueiro do Ceará, bem como representantes das colônias de pescadores e entidades de classe do estado.

A implementação dos cursos tem previsão para a partir de julho deste ano, sendo formado quatro turmas inicialmente para o litoral oeste. A expansão se dará de acordo com a demanda das colônias de pescadores, após planejamento da coordenação do projeto no IFCE - Campus Acaraú, por se tratar de um projeto piloto.


A Colônia de Pescadores de Icapuí - Z 17 participou do evento e estará presente em reuniões futuras para acompanhar o andamento da implementação do curso para os pescadores de Icapuí.

Fonte: Educativa FM de Icapuí

Lula defende aliança com Pros e PMDB no CE

Se houver racha na aliança local entre os dois partidos, porém, apoio do PT a Cid deve prevalecer. Para o Senado, a candidatura de José Guimarães é praticamente certa. O deputado e o ex-presidente se encontraram ontem em SP
Deputado José Guimarães se reuniu ontem com o ex-presidente Lula para tratar das eleições no Ceará.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem com o deputado federal José Guimarães (PT), em São Paulo. O parlamentar disse ter apresentado um relato detalhado da situação política do Nordeste e, em especial, do Ceará rumo às eleições de outubro. Lula teria reiterado o desejo de palanque único na base aliada do Estado, com PT, Pros e PMDB na mesma chapa. Porém, as entrelinhas dão a entender que, em caso de racha local, a influência do governador Cid Gomes (Pros) junto ao Planalto vai falar mais alto, atraindo o apoio petista.Segundo Guimarães, “Lula recomendou um esforço pela manutenção da aliança do PT cearense com o governador Cid Gomes e o PMDB”, sem citar o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB), que pretende concorrer ao Governo do Estado. Além disso, de acordo com o relato, Lula teria dito que foi “muito forte” o gesto que Cid teve ao romper com o PSB e migrar para o Pros em nome do apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). A proximidade entre Dilma e Cid – vide as trocas de afagos durante as visitas da presidente ao Estado – é ponto a favor do governador.

O próprio Guimarães admite que o “mote principal” no Ceará é garantir a manutenção da aliança com Cid e eleger mais um senador do PT (ele próprio), que se juntaria a José Pimentel como representante cearense do partido no Senado. O deputado afirmou que Lula não se referiu a Eunício durante a conversa. No entanto, conforme O POVO informou ontem, conversa entre o senador e o ex-presidente deve ocorrer ainda nesta semana.

Considere-se também que Lula, apesar de expressar seus desejos quanto ao processo eleitoral no Estado, teria garantido que vai apenas cumprir o que for decidido pelo diretório local do PT, em março. Diretório este que é hoje amplamente dominado por Guimarães e seu grupo, enfrentando resistência do reduzido grupo da ex-prefeita Luizianne Lins. Após a definição do diretório, Lula prometeu vir ao Ceará, na segunda quinzena de março.

Senado
Se é difícil conciliar os interesses na disputa pelo Governo do Estado, em relação ao Senado a situação parece mais ou menos resolvida. Guimarães deve mesmo ser o candidato do PT, com apoio do Pros. Na avaliação dele, essa tendência foi fortalecida com a reunião de ontem. Lula teria dado aval à estratégia de priorizar a eleição de deputados federais e senadores no Nordeste, até mesmo para aumentar a bancada do partido no Congresso e reduzir um pouco a dependência das siglas aliadas.

A candidatura petista ao Senado não agrada nem um pouco ao PCdoB, que já declarou que Inácio Arruda é candidato à reeleição. Os petistas, porém, não têm dado muita atenção a tais anseios. Um dos argumentos usados será a eleição municipal de 2012, quando o PT teve Elmano de Freitas como candidato no segundo turno e o PCdoB preferiu apoiar o atual prefeito Roberto Cláudio (então no PSB e hoje no Pros).

Guimarães deve ser também um dos coordenadores da estratégia e da campanha do PT no Nordeste.
Fonte; Jornal O POVO


Municípios têm obrigações a cumprir antes do fim do mês

Além do envio da prestação de contas de dezembro ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e às Câmaras, representantes dos poderes executivo e legislativo devem estar atentos a outras obrigações em janeiro.
Como exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), até o dia 30 deverá ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, ao Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), respectivamente do último quadrimestre e bimestre de 2013. O não cumprimento pode ensejar a aplicação de multa pelo TCM.
Até o dia 31/01 os prefeitos devem apresentar às Câmaras as contas anuais relativas a 2013. A Presidência do Legislativo, por sua vez, precisa encaminhá-las ao TCM até o dia 10 de abril para que este emita parecer prévio.
Fonte: Blog do Roberto Moreira

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PAC 2 contempla Icapuí com um Caminhão Pipa

1654437 688573401164154 1702709458 n
 Caminhão Pipa adquirido através do PAC 2 (Foto: Facebook de Rosi Ferreira)

O município de Icapuí foi contemplado nesta segunda-feira (27/) com um caminhão do tipo Pipa, do Programa do Governo Federal PAC2, que irá auxiliar nas atividades da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo em comunidades que enfrentam dificuldades de abastecimento de água.

A nova aquisição feita pelo governo Jerônimo Reis junta-se a máquina retroescavadeira e a motoniveladora, também advindas do Programa do Governo Federal, como importantes equipamentos utilizados na manutenção da infraestrutura do município de Icapuí.

Está previsto ainda a aquisição de um veículo do tipo Caçamba e uma máquina enchedeira de grande porte, todos através do PAC 2.
Fonte; Educativa FM de Icapuí

Prefeito Jerônimo Reis reinaugura Praça da Liberdade

DSCF3753
Praça da Liberdade abriga o símbolo do Prêmio Criança, Paz e Educação concecido pelo Unicef em 1991
No dia 22 de janeiro de 2014, o prefeito Jerônimo Reis reinaugurou a Praça da Liberdade. A mesma passou por uma minirreforma em sua estrutura e ganhou uma nova placa. A Prefeitura Municipal de Icapuí contou com o apoio de alguns comerciantes locais, que doaram materiais utilizados na reforma. 
O centro da Praça abriga a réplica do Prêmio Criança, Paz e Educação concecido pelo UNICEF ao município de Icapuí no ano de 1991, pelo feito de colocar todas as crianças na escola. Na época, a gestão do então prefeito Dedé Teixeira pôs a Educação em primeiro plano, tendo recebido outros prêmios pelas inúmeras conquistas na área.

A Praça da Liberdade, em Mutamba, foi construída em 1992 para comemorar a emancipação política do município de Icapuí em 1984. O local se tornou histórico após servir de ponto de partida de muitos movimentos em prol da "libertação". 
Fonte: Educativa FM de Icapuí

sábado, 25 de janeiro de 2014

Cortejo popular marca encerramento da Semana Cultural 2014

DSCF4295
Cortejo popular seguiu até a Praça Central onde houve encenação de peça teatral 
A Semana Cultural 2014, em comemoração aos 30 anos de emancipação de Icapuí, terminou na quarta-feira (22/1) com um grande cortejo saindo da Praça da Liberdade, em Mutamba, seguindo até a Praça Central. Foram seis dias de muitas atividades culturais, artísticas, musicais e esportivas que contou com a participação popular.
As comemorações dos 30 anos se iniciaram na sexta-feira (17/7) e, segundo o governo municipal, se estenderão durante todo o ano de 2014 com diversos eventos já programados. 
DSCF4019
Hellen Rayane: a Mais Bela Voz de Icapuí
O concurso A Mais Bela Voz de Icapuí teve a participação dos cantores locais que mostraram todo o seu talento para o público que lotou a Praça Central nas noites de domingo (19/1) e segunda (21/1). O concurso já revelou vários artistas ao longo das edições das semanas culturais. Neste ano, teve a categoria "cantor mirim" pela primeira vez.
Na manhã da terça-feira (21/1), o seminário "30 anos da emancipação" contou com a presença de importantes personagens da história de Icapuí. Os baluartes do movimento de emancipação foram homenageados com uma comenda. 
DSCF4205
Entre as atrações musicais, a apresentação da Banda Limão com Mel reuniu uma multidão na Praça Central. O show de cerca de 2 horas e meia emocionou o público com canções bastante conhecidas do público.
A semana cultural 2014 priorizou os artistas da terra, como forma de valorizar a cultura icapuiense. Artistas de todas as áreas tiveram espaço para mostrar suas artes. Bandas de forró, reggae e swingueira compostas por artistas de Icapuí se apresentaram no decorrer da programação. Os cantores de música romântica e gospel também tiveram oportunidade de mostrar seus respectivos trabalhos ao público. Atletas de diversas modalidades, capoeiristas, grupo de Pastoril Mutambista e Dona Joaquina e o Maracatu Solar marcaram presença nos festejos.  
Subiram ao palco nestes seis dias de festa os cantores icapuienses Azarias, Leandro Silva e Carlos Júnior; a Banda Reldon mostrou seu repertório de reggae; a galera da Banda Bom de Forró agitou o público na Praça Central; os meninos do Swingão The Clapton deram um show de "swingueira".  No domingo, Koka Mil e Banda animou a matinê em Praia de Redonda. O grupo Arte Brasil e o cantor Nunes participaram de eventos no CJC e no Centro de Memória Chico Bagre. Conduzindo as alvoradas e o cortejo, a Orquestra de Sopros de Icapuí também fez bonito durante os eventos da Semana Cultural. 
DSCF4150
Destaque para o encontro de repentistas no show de cantoria. O público pôde assistir as "disputas" entre os convidados do poeta Jota Gomes. Os "emboladores" Maçarico da Praia e Sabiá da Mata, pai e filho, ambos artistas de Icapuí, protagonizaram um grande espetáculo da cultura nordestina. 
Os organizadores do evento avaliaram com bastante positiva a Semana Cultural 2014. O quesito "pontualidade" foi um dos pontos mais elogiados, pois a maioria dos eventos começou exatamente na hora prevista. As atrações musicais de qualidade, os artistas locais e os convidados também agradaram ao público.
As comemorações dos 30 Anos de Icapuí continuam. Participe desta festa!
(Fotos: Claudimar Silva)
Fonte: Educativa FM

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

BARREIRAS COM ÁGUA NA TORNEIRA

ÁGUA NA TORNEIRA

Meu senhor, minha senhora
Venho no cordel ligeiro
Falar de água e de sonho
Que move o mundo inteiro
Água em Barreiras faltou
Mas os trinta anos chegou
Trazendo água primeiro.

Água agora vem com força
Diz o povo do lugar
É capaz de estourar canos
Da torneira flutuar
Da boia sair do engate
Da pia virar um iate
Água de poço e de mar.

Sou poeta dos reclames
Mas também do elogio
Falo quando falta água
Tomando banho de frio
Sou poeta sem presença
Seu doutor me dê licença
Sou poeta no Brasil

Venho parabenizar
O prefeito da cidade
As instâncias responsáveis
Pelo feito de verdade
Com água lá na torneira
Barreiras não é barreira
Tudo tem facilidade.

Viva o nosso Icapuí
A sua emancipação
Os problemas sempre existem
E sempre existirão
Mas o seu povo é bravio
Problemas são desafios
Problemas têm solução.

E assim vou terminando
O meu cordel de repente
Com água lá na torneira
Para o povo barreirense
Água na caixa de cima
Na pia lá da cantina
E na torneira da frente.

Da autoria do Profº Antônio José
Fonte:http://wwwprofessorpoeta.blogspot.com.br/

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Moto é furtada na vizinha cidade de Tibau-RN



No dia 18/01/14 foi furtada uma moto na cidade do Tibau, a qual se encontrava em frente a Barraca do Zé Maria. Trata-de de uma moto tornado de cor preta ano 2007 modelo 2008, de placa HYF2783 de Mossoró-RN.  Segundo informações de populares os bandidos que levaram a referida moto sairam em busca do Ceará. Quem souber do paradeiro, ainda quem localizar essa moto será bem gratificado com uma boa recompensa, por favor informar para os seguintes telefones: (084)87155508 ou 87926713 ou 33323861

Por Paulo Henrique   

Parlamentar lança livro em Icapuí

Fortaleza. "Companheiro Praiano- 30 anos da vida pública de José Airton Cirilo" é o título do livro que será lançado no próximo dia 21 de janeiro, no Mercado de Artesanato de Icapuí, marcando as comemorações alusivas aos 30 anos de emancipação política desse município.
Obra, escrita também com os jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro, será publicada no próximo dia 21 no Mercado do Artesanato FOTO: BRUNO GOMES
Escrito pelo deputado federal José Airton e os jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro, o livro conta parte da trajetória do parlamentar e joga luzes na recente história da política cearense. Como retrata o protagonista da publicação, o livro tem o objetivo de rememorar fatos de sua trajetória de 30 anos de vida pública e contribuir para a memória da política cearense, "trazendo à baila muitos acontecimentos nesse período".

Embora considere difícil eleger os fatos mais importantes relatados na obra, José Airton destaca, por exemplo, a eleição para governador em 2002, quando participou do pleito pelo PT.

Os dois jornalistas que ajudaram a escrever o livro são profissionais reconhecidos na imprensa cearense. Paulo Verlaine é defensor da preservação da memória histórica e sentimental de Fortaleza, além de coautor do outro livro Futebol e Ditadura: a história de Nando, o primeiro jogador anistiado do Brasil. Salomão de Castro, especialista em marketing político, atua na área de assessoria de imprensa.
Mozarly Almeida
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Programação Oficial da 27ª Semana Cultural de Icapuí


Logo Semana Cultural 2014

A Prefeitura Municipal de Icapuí realiza durante os dias 17 a 22 de janeiro de 2014 a 27ª Semana Cultural, em comemoração aos 30 anos de emancipação política e administrativa de Icapuí.
Com o tema "Você faz parte desta história", a Semana Cultural faz um resgate histórico do município através das várias manifestações culturais e artísticas que contribuiram para a formação da identidade do povo icapuiense. Fatos marcantes da nossa histórias serão relembrados durante as atividades culturais. A programação conta ainda com momentos de participação popular, como por exemplo o cortejo, maratona da emancipação, torneios esportivos e o concurso A Mais Bela Voz.  
Confira a programação completa e participe desta grande comemoração.  

PROGRAMAÇÃO 
 
 Sexta–feira, dia 17/01 - Local: PRAÇA CENTRAL
 19:00 às 20:00 – Solenidade oficial de abertura com a Orquestra de Sopros de Icapuí.
 20:00 às 22:00 –Azarias e Banda.
 22:00 às 00:00 – Show com  Maurício Jorge e Banda.
 
Sábado, dia 18/01 
05:00 às 06:00 – Alvorada com a Orquestra de Sopros Municipal - Nova Belém e Vila Nova.
08:00 às 11:00 – Circuito de Jogos de Mesa no CJC.
10:00-Final da Copa Icapuí de Volley Masculino-Icapuí-Itaiçaba – Ginásio José Borges dos Reis.
08:00 às 11:00-Torneio Futebol de Salão Feminino - Ginásio José Borges dos Reis.
13:00 às16:00 - Torneio de Futsal Masculino - Ginásio José Borges dos Reis
19:00 às 19:30- BioJump – Praça Central.
20:30 às 22:00 – Show de humor: Alex Nogueira.
22:30 às 23:30 –Show com Banda Reldon.
00:00 às 03:00 – Show com Banda Forró de Ouro.
 
Domingo, dia 19/01
05:00 às 06:00 – Alvorada com a Orquestra de Sopros Municipal - Barrinha e Requenguela.
09:00 às 11:00 – Projeto Ruas de Lazer na comunidade da Redonda.
10:00 às 12:00 – Show com Banda Koka Mil / Matinê na Praia da Redonda.
13:00 as  15:00 - Show com Banda Patikerê / Matinê na Praia da Redonda.
19:00 às 20:00 -Cesar Sanfoneiro e Ivan Ribeiro - Praça Central.
19:00 às 22:00 - Feira de Arte e Gastronomia - Praça Central
20:00 às 22:30 – Seletiva da “Mais bela voz de Icapuí”.
22:00 às 00:00 – Show com Banda Base
00:30 às 03:00 - Show com Bom de Forró.
 
Segunda, dia 20/01
08:00 às 11:00 – Torneio de Basquete Masculino -  Quadra da Escola Raimunda Lacerda.
17:00 às 19:00 – Exposição Fatos e Fotos de Zenilse Félix Rebouças - Centro de Memória  Chico Bagre.
18:00 as 19:00 – Apresentação Grupo de Capoeira Terra do Sol – Praça Central.
19:00 às 20:00 – Apresentação de Gilberto Calungueiro - Praça Central.
20:00 às 22:00 – Concurso  “Mais bela voz de Icapuí Mirim e Final da “Mais bela voz de Icapuí. - Praça Central
22:00 as 23:00 – Lançamento do CD do Cantor Carlos Junior 
23:30 às 03:00 – Show com Banda The Clapton
 
Terça-Feira, dia 21/01
05:00 às 06:00 – Alvorada com a Orquestra de Sopros Municipal - Manibú, Melancias e Ibicuitaba.
08:00 às 11:00 – Oficina de Confecção de Pipas -  Largo do Mizinha.
09:00 às 12:00- Seminário Icapuí 30 anos e Lançamento do Livro Memória Viva de Icapuí da Fundação Brasil Cidadão - Atração Cultural Arte Brasil-CJC.
15:30 às 17:00 – Corrida de Jegue no Largo do Mizinha
17:30 às 19:00 – Lançamento do Livro Companheiro Praiano-José Airton Cirilo/Exposição Icapuí 30 anos de História- Atração Cultural MPB Nunes-Mercado de Artesanato.
19:30 às 20:10 – Apresentação de Pastoril Mutambista - Praça Central
20:10 às 21:00 – Apresentação de Pastoril Dona Joaquina – Praça Central.
21:00 às 23:00 – Festival de Cantoria – Praça Central.
23:00 às 00:00 – Show com Leandro Silva e Banda.
00:30 as 03:00 – Show com Banda Limão com Mel.
 
Quarta-Feira, dias 22/01
05:00 às 06:00 – Alvorada com a Orquestra de Sopro Municipal – Centro e Mutamba.
07:00 às 10:00 – Maratona da Emancipação-Barreiras ao Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças.
16:00 às 19:00 – Cortejo Popular  de Rua com saída da Praça da Liberdade até a Praça Central - Espetáculo da Emancipação.
19:30 às 21:00 – Solenidade de Premiação.
21:00 às 23:00 – Show com Bruno Santiago.

Fonte:Educativa FM 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Programa de habitação pode contemplar pescadores em Icapuí

O Diário do Nordeste desta quarta-feira (16/1), publicou matéria sobre o Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, do Governo Federal, onde prever a contemplação de comunidades praianas e ribeirinhas. Segundo a matéria, Icapuí é o município cearense que possui maior demanda cadastrada no Programa. São 350 famílias à espera do subsídio do governo. 
A seguir, publicamos trecho da notícia. Para ler a notícia original, clique aqui
Diário do Nordeste (16/1/2014) - Trecho
Icapuí apresenta demanda cadastrada em maior número
Icapuí. Este é o município onde foi verificada uma maior demanda habitacional cadastrada para o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). São 350 famílias, divididas em sete grupos, que receberão subsídios do Governo Federal.
Em Icapuí, as colônias de pescadores beneficiadas estão em Redonda, com maior número de cadastrados, e ainda Peroba, Barreiras, Quitéria, Barrinha, Tremembé, Melancias e Manimbú. Outras comunidades também deverão ser atendidas
Porém, segundo o assessor da Vertho Assessoria, que presta trabalho voluntário às entidades organizadoras, Raimundo Bonfim Braga, conhecido por Kamundo, a necessidade habitacional agricultores e pescadores, é de 770 casas. O Levantamento foi realizado pela empresa em parceria com a prefeitura do município, através do Setor de Habitação, formado para dar apoio as famílias que desejam ingressar no Projeto Minha Casa, Minha Vida. Em um levantamento realizado, foram cadastradas 1330 famílias, nas zonas urbana e rural, destas 770 se encaixam no PNHR. Já foram cadastradas 350 somente para colônia de pescadores. As 450 famílias restantes estão passando por um processo de cadastramento no programa. Segundo Kamundo, apenas as prefeituras de Icapuí e Granja estão colaborando com o trabalho, no que compete ao levantamento das famílias. A prefeitura de Granja foi contactada, mas ainda não repassou para a empresa que assessora o número e a identificação das famílias aptas a ingressarem no programa social.
Aptas
Em Icapuí, as colônias de pescadores beneficiadas estão em Redonda, Peroba, Barreiras, Quitéria, Barrinha, Tremembé, Melancias e Manimbú. Os municípios com famílias aptas a receber o programa são: Aracati (100), Fortim (150), Cascavel (130), Itapipoca (80), Irauçuba (50), Pentecoste (60), Canindé (50), Banabuiu (50), Quixelô (35), Iguatu (100), Cedro (15), Jucás (15), Cariús (12), Orós (40), Itarema (200) e Icapuí (350). Todas essas famílias já estão com os projetos prontos para serem encaminhados aos agentes financeiros do PNHR, que podem ser o Banco Do Brasil, por intermédio das Superintendências ou a Caixa Econômica Federal.
Fonte: Diário do Nordeste - Caderno Regional (16/1/2014)
Visto no site da Educativa FM

14 concursos confirmados devem oferecer 6,6 mil vagas no semestre

Edital da Caixa Econômica Federal deve ser publicado ainda neste mês.
Anatel, PRF, Fiocruz e quatro ministérios também farão seleções.

O primeiro semestre de 2014 promete ser movimentado para quem pretende participar de concursos públicos federais. O número de oportunidades, em seleções confirmadas ou já autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, chega a 6,6 mil vagas até junho, segundo levantamento do G1 (veja a relação no fim desta reportagem).
Os concursos autorizados pelo Ministério do Planejamento têm prazo de seis meses para a publicação do edital, contados a partir da publicação da portaria que permite a realização da seleção. Já empresas públicas, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica, não precisam de autorização para promover concursos públicos.
Assim, o edital do concurso dos Correios – para vagas de carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo (nível médio), além de cargos de nível superior –, que era esperado para o fim de 2013, ainda não tem previsão de ser publicado. O órgão informou que "não há definição quanto à empresa e à data para realização do próximo concurso".
Orçamento 
O projeto de lei orçamentária entregue ao Congresso pelo Ministério do Planejamento, em setembro do ano passado, oferece uma margem de até 47.112 vagas para contratações por concurso público no Poder Executivo em 2014.
Nesse total, estão 42.353 cargos vagos já existentes que, a critério da administração, poderão ou não ser usados; e outros 4.759 cargos reservados especificamente para a substituição de funcionários terceirizados.
Nos Poderes Legislativo e Judiciário, que poderão autorizar as contratações de forma independente, há uma margem de 5.438 vagas. Já nas Forças Armadas, são 7 mil postos.
Limite em ano eleitoral
Como em 2014 haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação e admissão de servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos políticos eleitos.
A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição – no caso deste ano, nos âmbitos estadual e federal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das votações, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já na esfera municipal, as nomeações podem ser feitas sem restrições.
VEJA CONCURSOS QUE DEVEM PUBLICAR EDITAL ATÉ JUNHO:

1) Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
100 vagas:
- 68 vagas para especialista em regulação de serviços de telecomunicações (nível superior)
- 20 vagas para analista administrativo (nível superior)
- 12 vagas para técnico em regulação de serviços de telecomunicações (nível médio)
- 20 vagas para técnico administrativo (nível médio)
Autorizado em 30 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

2) Caixa Econômica Federal (CEF)
Vagas para técnico bancário (nível médio), arquiteto (nível superior), engenheiro (nível superior) e médico do trabalho (nível superior)
Organizadora: Cespe/UnB
Órgão confirmou que edital será publicado ainda em janeiro

3) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
86 vagas:
- 18 vagas para analista em ciência e tecnologia (nível superior)
- 38 vagas para tecnologista em ciência e tecnologia (nível superior)
- 20 vagas para assistente em ciência e tecnologia (nível médio)
- 10 vagas para técnico em ciência e tecnologia (nível médio)
Salários: de R$ 2.702 a R$ 4.908
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

4) Fundação Biblioteca Nacional
40 vagas:
- 20 vagas de bibliotecário (nível superior)
- 20 vagas de técnico em documentação (nível superior)
Salário: R$ 3.980
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

5) Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego
30 vagas de assistente em ciência e tecnologia, da carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia (nível médio)
Salário: R$ 2.702
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

6) Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura
50 vagas:
- 5 vagas para administração e planejamento (nível superior)
- 5 vagas para profissional de artes cênicas (nível superior)
- 10 vagas para profissional técnico superior I (nível superior)
- 4 vagas para profissional técnico superior II (nível superior)
- 3 vagas para profissional técnico superior III (nível superior)
- 1 vagas para cenógrafo (nível superior)
- 8 vagas para assistente administrativo
- 3 vagas para assistente financeiro (nível médio)
- 4 vagas para assistente técnico I (nível médio)
- 2 para contrarregra (nível médio)
- 5 vagas para operacional administrativo (nível médio)
Autorizado em 5 de setembro de 2013; edital deve sair até março

7) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
400 vagas:
- 35 vagas para especialista em ciência e tecnologia e inovação em saúde pública (nível superior)
- 169 para pesquisador em saúde pública - assistente (nível superior)
- 113 para tecnologista em saúde pública (nível superior)
- 8 para analista de gestão em saúde pública (nível superior)
- 75 para técnico em saúde pública (nível médio)
Organizadora: Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra
Autorizado em 4 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

8) Instituto Nacional de Educação dos Surdos
114 vagas:
- 41 vagas para professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica (nível superior)
- 1 vaga para técnico-administrativo em educação (nível médio)
- 63 vagas para técnico-administrativo em educação (nível médio)
- 9 vagas para técnico-administrativo em educação (nível médio)
Autorizado em 5 de julho de 2013; edital deve sair até janeiro

9) Marinha
33 vagas:
- 5 vagas para administrador (nível superior)
- 7 para analista de sistema (nível superior)
- 1 para contador (nível superior)
- 20 para agente administrativo (nível médio)
Autorizado em 10 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

10) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
796 vagas:
- 232 vagas para fiscal federal agropecuário
- 50 vagas para agente de atividades agropecuárias (nível superior)
- 100 vagas para agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (nível superior)
- 110 vagas para agente administrativo (nível médio)
- 25 vagas para administrador (nível superior)
- 2 vagas para bibliotecário (nível superior)
- 6 vagas para contador (nível superior)
- 4 vagas para economista (nível superior)
- 3 vagas para engenheiro (nível superior)
- 3 vagas para geógrafo (nível superior)
- 2 vagas para psicólogo (nível superior)
- 5 vagas para técnico de contabilidade (nível médio)
- 70 vagas para auxiliar de laboratório (nível médio/técnico)
- 184 vagas para técnico de laboratório (nível superior)
Salários: de R$ 2.570,02 a R$ 11.531,69
Organizadora: Consulplan
Autorizado em setembro de 2013; edital deve sair até março

11) Ministério da Educação (MEC)
1.213 vagas de nível médio/técnico e superior (professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e técnico-administrativo em educação)
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

12) Ministério da Fazenda
1.026 vagas para assistente técnico-administrativo (nível médio)
Salário: R$ 2.802
Concurso autorizado em 4 de dezembro de 2013; edital deve sair até maio

13) Ministério da Saúde
2.500 vagas:
- 1.249 vagas para auxiliar de enfermagem (nível médio)
- 16 vagas para técnico de laboratório (nível médio)
- 30 vagas para administrador (nível superior)
- 47 vagas para assistente social (nível superior)
- 623 vagas para enfermeiro (nível superior)
- 54 vagas para farmacêutico (nível superior)
- 210 vagas para médico (nível superior)
- 29 vagas para nutricionista (nível superior)
- 219 vagas para odontólogo (nível superior)
- 22 vagas para psicólogo (nível superior)
- 1 vaga para terapeuta ocupacional (nível superior)
Organizadora: Cespe/UnB
Autorizado em julho de 2013; edital deve sair até janeiro

14) Polícia Rodoviária Federal (PRF)
216 vagas para agente administrativo (nível médio)
Autorizado em 30 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho
Fonte: G1