quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pastor Malafaia intimida fiéis a não denunciarem pastores ladrões


Foto: Reprodução

Um vídeo bastante polêmico foi postado nesta segunda-feira (29) no YouTube: o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, faz uma pregação intimidadora aos fiéis. Ele pede aos crentes para não denunciarem os pastores ladrões, "pois ninguém deve se meter com os ungidos de Deus".
"Fico vendo caras que chegaram agora ao Evangelho e ficam julgando pastores na internet", diz Malafaia no vídeo. Para ele, quem calunia pastores não é crente. Segundo o líder religioso, a solução é trocar de igreja e não se meter com "quem é ladrão e pilantra".
Ainda de acordo com Malafaia, quem resolve enfrentar esse tipo de religioso "vai arrumar problema para a vida". "Meu irmão, isso é coisa muito séria, eu já vi gente morrer por causa disso. Não toma atitude contra pastor, não entra nessa furada", prega ele no fim do vídeo. É uma ameaça ou é apenas um aviso para evitar confusão?


Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/

Operação executa 15 mandados de prisão contra gestores públicos e empresários no Ceará

Ação envolve 5 municípios com fraudes em licitações e documentos


Operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil cumpre 15 mandados de prisão temporária em 5 municípios cearenses na manhã desta quarta-feira (31). A operação "Miragem II" executa prisões de gestores públicos e empresários em Fortaleza,MaracanaúRussasMorada Nova e Quixadá.
Os envolvidos são acusados de participarem de supostas irregularidades na administração pública, em razão de licitações fraudulentas para aquisição de materiais, contratação de serviços e construção de obras. Além de serem denunciados por adulterar documentos durante a investigação criminal que já vinha acontecendo na "Operação Miragem I", ocorrida em junho. De acordo com o MP, os mandados foram expedidos contra o vice-prefeito de Quixadá, Antonio Wellington Xavier Queiroz; o procurador do município, Francisco Roberval Lima de Almeida; e os secretários Antonio de Pádua da Silva, Juvenina Calixto Silva Bezerra, Lívia Mara Bezerra Pinto, Raimundo Ribeiro Damasceno, Valentim Francisco de Freitas Neto.
A Justiça também despachou a prisão temporária de Albeniza de Matos Lima, Michel Teixeira de Araújo, Francisco Estênio Saraiva Maia, Gilberto Henrique Lopes de Oliveira, Marleide Quinto de Sousa, Raimundo Vicente Sá Oliveira Arruda e Rômulo César Rodrigues Martins. 
Justiça expede 19 mandados de busca e apreensão
Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados de prisão foram contra pessoas já envolvidas na 'Miragem I', já os de busca e apreensão têm novas pessoas envolvidas. O centro administrativo da prefeitura de Quixadá foi um dos alvos dos mandados de busca e apreeensão.
Até o momento, muitos não foram localizados. O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil seguem fazendo diligências pelo Estado para prender os envolvidos.

Fonte: Diário do Nordeste

Icapuí: Patrimônio Histórico é discutido em Audiência Pública

A Prefeitura Municipal de Icapuí realizou nesta sexta-feira 26 de julho, Audiência Pública para discutir os seguintes temas: Conservação e Preservação dos Registros Arqueológicos e Paleontológicos da Comunidade de Ponta Grossa; Estudo dos registros de embarcações naufragadas nas águas (no mar) limítrofes de Icapuí  e Projeto de Construção do Museu de Ponta Grossa.
O evento aconteceu nas dependências do Centro de Educação Infantil Professora Ângela Góis, localizado no Centro de Icapuí, e teve duração de aproximadamente três horas (das 9 às 12 horas), e contou com  a presença de autoridades civis e militares, além de representantes de entidades locais,  regionais, como também da presença de vários populares de comunidades do nosso município.

A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do chefe de Gabinete do Prefeito, na pessoa de Marcio José da Costa, que convocou as seguintes personalidades para a formação da mesa: Jerônimo Reis (prefeito de Icapuí), Dr. Kleiton (Promotor de Justiça), Pereira (Marinha do Brasil) Almir Leal (professor da UFC), Verônica e Jacó (IPHAN), Josué Crispim (morador de Ponta Grossa), os vereadores por Icapuí: Marcos Nunes e Eurivan de Paula.

O Prefeito Jerônimo Reis em seu pronunciamento agradeceu a presença de todos ao evento, e destacou a importância da Audiência Pública, o mesmo demonstrou interesse em fazer algo pela memória da municipalidade. Na sequencia também falaram o promotor de justiça, o representante da Marinha, além da representante do IPHAN. Ainda sobre os membros da mesa  podemos destacar os depoimentos do professor Almir Leal (UFC) e do Josué Crispim. O primeiro destacou o trabalho por ele realizado no município de Aracati, sobre a cultura local, e posteriormente, argumentou sobre a importância da criação de um museu nessa região, onde o qual,  possa atrair pesquisadores do mundo afora. Já o segundo mencionou o trabalho que vem fazendo na região ao longo vários anos (cerca de duas décadas) como coletador de objetos antigos, e aproveitou a oportunidade para defender a criação de um Museu em sua comunidade, a Ponta Grossa  Pública.

Em seguida Verônica, representante IPHAN apresentou um trabalho que a sua entidade vem realizando no Ceará, que tem por objetivo de preservar o patrimônio cultural e artístico brasileiro. Em seguida foi a vez do pesquisador e historiador icapuiense, Manoel de Freitas Filho (de Ibicuitaba), e na sua participação destacou a questão dos naufrágios no litoral e Icapuí  e região,  o qual realizou uma pesquisa bastante profunda sobre o assunto, e  ao final da apresentação entregou um documento ao representante da Marinha do Brasil, o qual que poderá facilitar na identificação dos naufrágios nesta região.

Na hora do debate várias pessoas da plateia se manisfestaram, tanto pela criação do museu, como também pela identificação do naufrágio na costa de Icapuí. O pescador de nome Francisco em sua participação, revelou que há vários anos, ele e outros pescadores da região, também localizaram um naufrágio no correr da Barra Grande, com lamina d'água  de aproximadamente um metro (na maré grande - em baixa mar), com essa informação ficou a dúvida, se o achado pelo pescadores de Barrinha é o mesmo ou trata-se de um outro naufrágio. 

Após a conclusão dos debates foi lido um documento (Ata) que determinava o compromisso do poder pública local e demais instituições  e entidades afins, objetivando algo em prol da preservação da memoria do município. 

A conclusão da Audiência Pública se deu com a assinatura do Termo de Compromisso envolvendo a Prefeitura de Icapuí, Marinha do Brasil, IPHAN, Ministério Pública Estadual.

Por Ivan Souza

terça-feira, 30 de julho de 2013

IDH das cidades melhora, mas educação é entrave

Desenvolvimento sobe 47,5% e vai de 'muito baixo' para 'alto' em duas décadas
30% dos municípios, porém, seguem mal em ensino; índice da ONU também avalia renda e expectativa de vida
DE BRASÍLIAO Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros subiu 47,5% em duas décadas --saindo do nível "muito baixo" para outro considerado "alto".
A melhoria das cidades ocorreu tanto em renda da população como em longevidade e educação. Os três quesitos são a base do IDHM --uma versão local do IDH utilizado pela ONU em avaliações de desenvolvimento social em países do mundo.
Mesmo sendo a área que mais evoluiu, a educação ainda é a única que alcança só um nível "médio" --que rebaixa a nota dos municípios.
As conclusões fazem parte do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. A pesquisa da ONU é feita com ajuda do Ipea (instituto ligado à Presidência da República) e da Fundação João Pinheiro, do governo mineiro.
Os dados foram calculados com os Censos de 1991, 2000 e 2010 --não captam, portanto, a gestão Dilma Rousseff.
Um dado emblemático do novo cenário é a quantidade de municípios de IDHM "muito baixo". Em 1991, eram 85,8%. Em 2010, só 0,6%.
O índice repete um modelo do IDH mundial ao usar os três indicadores sociais, que variam de 0 (pior) a 1 (melhor). No entanto, as variáveis globais e locais de cada categoria são diferentes, impedindo que sejam comparados.
O IDHM brasileiro, de acordo com os atuais critérios, era de 0,493 em 1991 --próximo do teto da classificação "muito baixo", que é 0,499.
Após quase dez anos, subiu 24,1% e chegou sob FHC a 0,612 --ou "médio", segundo a escala estabelecida.
Na década seguinte, dominada pelo governo Lula, continuou crescendo (18,7%) e alcançou em 2010 a marca de 0,727 --quebrando a barreira de 0,700, a partir da qual o IDHM é tido como "alto".
O quesito social que mais chega perto da nota máxima de 1 é longevidade (expectativa de vida ao nascer).
Seu índice é de 0,816. Ele foi beneficiado pela queda da mortalidade infantil --de 47% entre 2000 e 2010.
Em seguida está a renda (mensal per capita), com 0,739. Já educação tem 0,637.
Quase 30% das cidades brasileiras têm nota considerada "muito baixa" em educação. E só cinco têm índice considerado "muito alto".
Segundo Marcelo Neri, presidente do Ipea, programas de transferência de renda não tiveram tanto peso no IDHM. "O Bolsa Família é um coadjuvante." O Atlas, para ele, mostra que "a evolução é extraordinária, mas os indicadores ainda são muito ruins".
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a prioridade deve ser "diminuir a desigualdade regional".
    Fonte: Folha de SP

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PREFEITURA PROMOVE II AMOSTRA DOS PRODUTORES DE ICAPUÍ


A Prefeitura de Icapuí através da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente) realizará no dia 26/07 (sexta-feira) a II Amostra do Produtor de Icapuí, reunindo mais de 30 comunidades em uma exposição da agricultura familiar e economia solidária, possibilitando a cada produtor a oportunidade de negociar seus produtos.

A II Amostra tem como objetivo trazer os produtores para exporem seu produtos, fomentando o comércio local dessa atividade, sem custo adicional para os participantes.

Na primeira edição da amostra, ocorrida em Junho de 2012, o sucesso de vendas foi absoluto, o que provocou o segundo evento para oportunizar os produtores a escoar a produção, portanto, é possível que faça parte do calendário permanente de eventos do município, o que irá gerar renda complementar às famílias que vivem da produção de pequeno porte.

Na amostra serão expostos artesanatos como o labirinto o, renda de bilro, mel, xarope caseiro, castanha, cajuína, caprinos, ovinos, aves e seus derivados, hortaliças, leguminosas, frutas, doces, compotas, pães caseiros a outros produtos, além de contar com a apresentação de artistas locais.

A II Amostra do Produtor de Icapuí é uma grande oportunidade para que o pequeno produtor tenha uma vitrine para comercializar seus produtos.

A ação visa estimular e fortalecer a economia local, fomentando o desenvolvimento produtivo e econômico da cidade, inclusive posteriormente transformando-se num potencial turístico.


 PROGRAMAÇÃO DA II AMOSTRA DOS PRODUTORES DE ICAPUÍ

Data: 26/07/2013 (Sexta-Feira)
Local: Praça Central
Horários: manhã (07:00 as 12:00 h) e noite (18:00 as 22:00 h)

Ø    Abertura Oficial da II AMOSTRA – 07:00 h
·           Atrações:
Apresentações Culturais: Maçarico da Praia e Sabiá da Mata;
Apresentação de cordel com Jota Gomes;
Participação especial do poeta popular potiguar: Lalauzinho de Lalau.

Ø    II AMOSTRA – Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar –
            07:30 h as 12:30 h.
·         Exposição de artesanato, comidas típicas, atrações culturais.

Ø        Almoço – 12:30 h as 13:30 h

Ø       Retorno da II AMOSTRA – Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar –
    17:30 h às 22:00 h.
·         Atrações – 18:00 h
Grupo de Capoeira e Apresentação de Karatê;
Apresentações Culturais: Jota Gomes e Rogaciano Lopes.
            Apresentação Biojamp – Acadêmia Bioforma

·         Continuação da II AMOSTRA – 19:00 h as 22:00 h.
Atrações: Cesar Sanfoneiro e Ivan Ribeiro.

Fonte: SEDEMA/PMI

O tricampeão mundial de kitesurf Guilly Brandão visita Icapuí

 

Guilly Brandão visita Icapuí e dá show de manobras ousadas no kitesurf nas águas de Tremembé.

O tricampeão mundial e tetracampeão nacional de kitesurf na modalidade freestyle, Guilly Brandão, escolhe Tremembé em icapuí como sendo uma das melhores praias do Brasil para praticar a modalidade.

O secretário de Turismo e Esportes do Município, Antonio Sérgio de Araújo,  conversou com o atleta e solicitou o seu apoio para que Icapuí faça parte do Circuito Cearense de Kitesurf, bem como na promoção das praias icapuienses propícias para as atividades.

Numa conversa descontraída, antes de entrar nas águas, o tricampeão deu uma pequena entrevista ao Portal da Gestão.


PG - Guilly boa tarde, o que lhe trouxe aqui, e por que Tremembé, no seu conceito, é uma das melhores praias para praticar o kitesurf no Brasil?

Guilly Brandão - Olha, principlamente o vento constante nessa região toda, a ausencia de arrecifes e canais profundos. Aqui você navega quilometros mar adentro com água na cintura, muito bom também para os que estão iniciando, e a primeira vez que eu estive aqui eu passei uma semana desenvolvendo e treinando algumas manobras que foram decisivas no meu desempenho. Além disso, a galera aqui tem uma viber muito legal, voltada pro kite e montaram um lugar muito propício para acomodar os amantes da modalidade.

PG - Conta para nós como foi que você ganhou esses campeonatos, e em que anos e em quais países?

Guilly Brandão - Bom, eu iniciei no surf, mas depois que experimentei o kite me apaixonei, foi amor a primeira vista, e meu primeiro campeonato mundial foi em 2005, no Brasil, em Fortaleza, o segundo em 2008 no Chile e o terceiro em 2010 na etapa da Austrália.

PG - Quanto um iniciante gasta em material para poder praticar o kitesurf?

Gully Brandão - Olha, você pode iniciar com um material usado, que deve sair em torno de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) e depois, na medida em que vai melhorando, vai trocando o material, mas o principal inciar, e o importante é procurar uma área legal, com instrutrores que tenham conhecimento e não desistir nos primeiros tombos. Aqui tem uma raia incrível pra aprender, então, a galera de Icapuí tem tudo que um bom kitesurfista precisa para começar.  
 
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br

Icapuí: Comissão se reúne para discutir o Plano Plurianual e o Orçamento Participativo

Augusto Jerônimo explica sobre a importância do OP 


A Prefeitura de Icapuí, pioneira em metodologia de participação comunitária para elaboração de orçamento público inova ao realizar o PPA participativo e revitaliza o seu Orçamento Participativo – OP. 

É o exercício da cidadania sendo estimulado, ao tempo em que é aperfeiçoada a democracia com a participação direta da população na definição das políticas públicas a serem implementadas nos próximos anos em Icapuí.

Uma consultoria foi contratada e algumas reuniões estão sendo realizadas, debatendo-se a metodologia que prevê ações dinâmicas e ricas em atividades culturais junto ao Conselho do OP, às comunidades e aos servidores públicos municipais e que será utilizada para facilitar a mobilização e a participação das comunidades e dos servidores.

Esta ação tem como principais objetivos consultar a população quanto a suas demandas por investimento e serviços; definir prioridades e objetivos estratégicos para a municipalidade; identificar as necessidades do serviço público quanto a capacitações dos servidores e equipamentos necessários ao atendimento das demandas da população; proporcionar transparência informando à população as atividades desenvolvidas pela prefeitura bem como os recursos financeiros utilizados; mobilizar as comunidades e desenvolver nessas o sentimento de pertença e integração.

Destaque para a rearticulação do Conselho do OP composto por: conselheiros comunitários – eleitos nos encontros regionais; conselheiros temáticos – indicados nos encontros com servidores; e conselheiros municipais – eleitos em assembléia geral; eventos esses realizados no segundo semestre de 2013.

A posse do Conselho do OP acontecerá no próximo dia 27 de julho na Praça Central de Icapuí, às 18:30. Na ocasião será divulgado o Plano de trabalho do Conselho, incluindo um processo de capacitação dos conselheiros e uma agenda de visitas do conselho às diversas comunidades do município, para acompanhar a execução do orçamento público de 2013 e identificar os desafios da municipalidade para o novo PPA e OP.

Os encontros comunitários regionais, em número de dez, e com servidores, que acontecerão ao longo do mês de agosto, terão calendário divulgado em breve e contemplarão todas as comunidades de Icapuí, com convites especiais às lideranças comunitárias, mas sendo aberto à participação de toda a população.

Com Informações da Comissão de PPA e OP de Icapuí
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pesquisa Ibope aponta que Tasso venceria eleição para Governo no primeiro turno

eleições 2014 ibope 130724
A pesquisa divulgada na tarde desta quarta-feira (24), pelo Ibope, acerca das eleições no Ceará em 2014, apontou liderança absoluta do ex-senador Tasso Jereissati, nas disputas pelo Senado e Governo do Estado. Neste último, inclusive o tucano seria eleito para um novo mandato logo no primeiro turno.
Todos os cenários apresentados no levantamento apontam que Jereissati está acima do que estabelece a legislação eleitoral, no caso da necessidade de ter 50% dos votos válidos mais um voto, para ganhar logo no primeiro turno.
Nos quatros cenários, Tasso possui de 57% a 63% dos votos válidos. Para a obtenção deste cálculo, a Justiça Eleitoral extrai os percentuais dos votos nulos, brancos e indecisos.
Fonte: Blog do Eliomar

Prefeitura de Icapuí lança Edital de concurso público


Prefeitura Municipal de Icapuí - CE



A Prefeitura Municipal de Icapuí lançou nesta quarta-feira (24/7) o Edital de Concurso Público para provimento nos cargos efetivos da Administração Direta e Indireta. Serão 321 vagas distribuídas entre os níveis superior, médio, fundamental e alfabetizado.
As inscrições iniciam no dia 29 de julho e vão até 18 de agosto do corrente ano, sendo feita exclusivamente via internet no site do site do Instituto Vicente Nelson (www.ivin.com.br), responsável pela realização do Concurso.
Para baixar o Edital e seus anexos com informações sobre quantidade de vagas e critérios das provas clique aqui.

ICAPUí - CE
24-07-2013 - Quadro de Vagas
24-07-2013 - Conteúdo Programático
24-07-2013 - Cronograma Previsto
24-07-2013 - Edital e Anexos

Fonte: Educativa FM


Secretários de Icapuí participam de audiência na SEDUC em busca de melhorias para as escolas


Os secretários de Educação e Cultura, Mauro Maciel, de Ciência e Tecnologia, Neto Rebouças, e o Deputado Estadual Dedé Teixeira participaram nesta segunda-feira (22/7) de audiência na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em busca de apoio para a reforma de quadras de esportes e melhorias estruturais nas escolas da rede pública de ensino de Icapuí.
 
A comitiva foi recebida pela Sra. Izolda Cela, Secretária de Educação do Estado do Ceará, que ouviu dos representantes do município de Icapuí a solicitação de investimentos nas quadras de Ibicuitaba, Melancias, Redonda, Serra de Mutamba e na Escola de Peixe Gordo. Estas reformas irão trazer melhores condições de uso dos equipamentos escolares, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens em idade escolar.

Fonte: Educativa FM

terça-feira, 23 de julho de 2013

II Conferência de Assistência Social discute gestão e financiamento do SUAS em Icapuí

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realiza nesta quinta-feira (25/7) a partir das 08:00hs, no Centro de Educação Infantil Angela Maria de Góis, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Icapuí.

A Conferência abordará o tema "A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS", com o objetivo de analisar as diretrizes para a gestão eficiente dos recursos e financiamento do SUAS, com foco na corresponsabilidade do ente federado e avaliar as políticas de Assistência Social de Icapuí. Na ocasião serão escolhidos delegados que representarão o município de Icapuí na Conferência Estadual de Assistência Social.

Os organizadores convidam a todos os icapuienses a se fazerem presente.

Fonte: Educativa FM

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Prefeitura de Icapuí realiza Audiência Pública sobre Exploração Arqueológica e Marinha no município.

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Gabinete do Prefeito, realiza nesta sexta-feira (26/7) das 8:00hs às 12:00hs, no Centro de Educação Infantil ângela Maria de Góis, Audiência Pública com o tema "Processo de Exploração Arqueológica e Marinha do Município de Icapuí - CE". 

A organização e a realização da Audiência serão de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Gabinete do Prefeito, em parceria com Secretarias Municipais, Marinha do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural – IPHAN e Universidade Federal do Ceará - UFC.

Entre os objetivos da Audiência estão: Apresentação dos estudos da exploração arqueológica na comunidade de Ponta Grossa; Registros fósseis encontrados no mar da Barra Grande; Discussão sobre o Projeto de construção do Museu de Ponta Grossa; Discussão sobre o Patrimônio Histórico do Município, entre outros. A Audiência será composta de mesas e grupos de debates, painéis, plenárias e construção de um TERMO DE COMPROMISSO com os representantes do evento.

A população de Icapuí é convidada a participar desta Audiência Pública.

Fonte: Gabinete do Prefeito (via Facebook)

Visto no sitio da Educativa FM

Representantes da Associação Comunitária dos Criadores de Camarão de Icapuí participam de reunião na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará

 
cadastro_acciA Associação Comunitária dos Criadores de Camarão de Icapuí, representada pelo seu Presidente, o Sr. Edson Barreto, e o Vice Presidente, Raimundo Nonato Pereira, com a consultoria do Dr. Rubênio Borges, consultor de projetos, Reuniram-se nesta terça-feira dia 09 de julho, na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, com Dr. Ricardo Rebouças, Coordenador de Aquicultura do Estado e, o Sr. Oswaldo Segundo, Orientador da Célula da COREC e responsável pelo C. R. T. I. Cadastro de Rastreamento de Transporte Intermunicipal de Pescados no Ceará, com o objetivo de entender todas as exigências do cadastro e como funciona o processo de controle do rastreamento, para efetuar o cadastro, pois, a A. C. C. I como modelo de projeto comunitário e coletivo, pretende seguir a mesma conduta com a comercialização do camarão que produz.

ProUni 2013 – Prazo de matrícula na segunda chamada termina nesta 2ª feira

“Termina nesta segunda-feira o prazo para que os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciem a matrícula na instituição de educação superior. Em alguns casos, há seleção própria da faculdade ou universidade. A lista dos pré-selecionados foi divulgada no dia 16 e pode ser consultada no site do ProUni. No portal também é possível ver a documentação necessária. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, o estudante será reprovado.
O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, são oferecidas 90.045 bolsas – dessas, 55.693 são integrais e 34.352, parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesta edição do programa, 436.941 candidatos fizeram a inscrição.
Os candidatos que ficaram de fora das duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 26 a 29 de julho, pela internet. A lista será usada pelas instituições de ensino a fim de convocar os candidatos para preenchimento das bolsas eventualmente não ocupadas.”
(Agência Brasil)
Fonte: Blog do Eliomar

Papa viaja a um Brasil com menos católicos e mais descontentamento social


A cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, já começou a receber freiras e sacerdotes, além de peregrinos com camisetas e mochilas com as cores da bandeira brasileira

 

RIO DE JANEIRO, Estado do Rio de Janeiro, 22 Jul 2013 (AFP) - O papa Francisco, defensor de uma igreja missionária e próxima dos pobres, chega nesta segunda-feira a um Brasil atingido por um crescente descontentamento social, em plena transformação religiosa.
O papa argentino saiu de Roma nesta segunda-feira pouco antes das 09h00 (04h00 de Brasília). Fiel a sua reputação de simplicidade, chegou ao avião carregando ele mesmo sua bagagem de mão, uma maleta preta.
"Chego ao Rio em algumas horas e meu coração está cheio de alegria porque em breve estarei com vocês para celebrar a XXVIII JMJ", a Jornada Mundial da Juventude, escreveu o papa em um tuíte em espanhol antes de iniciar a viagem.
O Papa presidirá a jornada, que será realizada de 23 a 28 de julho e que deve contar com a presença de 1,5 milhão de pessoas, em sua primeira viagem à região onde nasceu e viveu por quase toda a sua vida até chegar ao trono de Pedro.
A cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, já começou a receber freiras e sacerdotes, além de peregrinos com camisetas e mochilas com as cores da bandeira brasileira.
Francisco, que defende uma Igreja austera, próxima dos pobres e do povo, intensificou sua agenda diante do anúncio de vários protestos durante sua visita, insistindo em passear pelo centro do Rio em um papamóvel descoberto imediatamente depois de sua chegada, prevista para as 16h00 (horário de Brasília).
O Vaticano afirma que o pontífice não está preocupado com os protestos e os especialistas afirmam que seu discurso de reforma de uma Igreja em crise, contra o desperdício e em defesa dos mais pobres, está em sintonia com o dos manifestantes.
As operações de segurança, no entanto, contarão com cerca de 30.000 militares e policiais.
Favela, viciados e Aparecida
Em seus sete dias no Brasil, o primeiro Papa latino-americano, de 76 anos, fará um discurso na praia de Copacabana, visitará uma favela da cidade e também Aparecida, o maior santuário católico do Brasil, se reunirá com presos, com viciados em crack, com os astros do futebol Pelé, Neymar e Zico e com milhares de peregrinos.
Durante sua reunião durante a noite com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, o grupo Anonymous Rio convocou via redes sociais um protesto contra os 53 milhões de dólares pagos pelos contribuintes brasileiros por sua visita e pela JMJ, enquanto os ateus protestarão pelo mesmo motivo e convocaram um "desbatismo" coletivo.
O cansaço com a corrupção na classe política e com a péssima qualidade dos transportes, da saúde e da educação pública levaram mais de um milhão de brasileiros - sobretudo jovens da classe média - a protestar nas ruas em junho, em plena Copa das Confederações.
Menos desperdício e melhores serviços
Católicos brasileiros como Adilson de Sena, de 60 anos, que aluga cadeiras e barracas e vende bebidas na praia de Copacabana, convocam os governantes a seguir o exemplo de austeridade do Papa.
"Os governantes têm que se sensibilizar com o Papa e investir mais no país. Não era preciso tudo isso", afirma Adilson apontando para o enorme palco onde Francisco dará as boas-vindas aos jovens da JMJ na quinta-feira.
Edina Maria Pereira Lima, uma cozinheira evangélica de 49 anos, sofre na pele vários dos problemas do país: precisa fazer exames, mas não pode pagar um plano de saúde e sua carteira foi roubada na semana passada.
"O governo está colocando uma fachada para que o mundo veja o melhor do Brasil. Mas por trás desta fachada há gente morrendo nos hospitais", lamentou enquanto passava o domingo na praia, junto ao palco que receberá o Papa.
Francisco aproveitará a JMJ para reforçar a tarefa missionária da Igreja e tentar revitalizá-la na América Latina, seu maior feudo, mas onde perde espaço há três décadas.
Cerca de 64,6% dos brasileiros são católicos, segundo o censo de 2010, contra 91,8% em 1970. E uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no último domingo indicou que eles atualmente representam apenas 57% da população de 194 milhões de habitantes.
Fonte: O POVO

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Copa 2014: Venda de ingressos começa dia 20/8 no FIFA.com

Venda de ingressos começa dia 20/8 no FIFA.com
© Getty Images
A longa espera pela venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 chegará ao fim no dia 20 de agosto de 2013 às 7h de Brasília (12h na Europa Central) no FIFA.com. Para os torcedores de fora do Brasil, os ingressos custam a partir de US$ 90 para as partidas da fase de grupos na categoria 3 (com exceção do jogo de abertura, que custa US$ 220). Para residentes do país-sede, os ingressos mais baratos são para estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família, com preço de R$ 30 (cerca de US$ 15) para 47 dos 48 jogos da fase de grupos (novamente, com exceção do jogo de abertura, a R$ 80 na categoria 4). No total, aproximadamente três milhões de ingressos serão disponibilizados ao público durante as três fases de venda.  
A primeira fase vai do dia 20 de agosto até 10 de outubro de 2013. Nesse período não terá importância a data de solicitação dos ingressos, pois todos os pedidos serão reunidos e processados conjuntamente ao final desta etapa. Se o número de solicitações recebidas por jogo e categoria exceder a quantidade de ingressos disponíveis, será feito um sorteio para determinar os solicitantes contemplados para os respectivos jogos ou categorias. É importante lembrar que os primeiros 300 mil ingressos da categoria 4 nesse sorteio serão oferecidos prioritariamente a pessoas com mais de 60 anos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família.
Para que todos os torcedores tenham chances justas e iguais de comprarem ingressos, foram adotados dois limites para as solicitações. O primeiro é que os ingressos da categoria 4 são exclusivos para quem reside no Brasil. Haverá no mínimo 400 mil ingressos para os torcedores dessa categoria, cujos preços são os mais baratos. Além disso, para garantir que o maior número possível de pessoas tenha acesso aos ingressos, haverá outra restrição: no máximo quatro bilhetes por partida para até sete partidas podem ser adquiridos por domicílio.
Nos termos da Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014, aplicável a residentes do Brasil, também estão previstos outros preços especiais: estudantes, pessoas com mais de 60 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família terão direito a 50% de desconto nos valores dos ingressos de categoria 4. Além disso, idosos (com mais de 60 anos) residentes no Brasil terão direito à meia-entrada nos ingressos de categoria 1 a 3.
Ainda de acordo com a legislação brasileira, pelo menos 1% do total de ingressos adquiríveis será destinado a pessoas com deficiência. Foi estabelecido que esses ingressos terão o mesmo preço da categoria 3. As pessoas com deficiência terão também a opção de solicitar um ingresso gratuito para um acompanhante.
Visite o FIFA.com para mais informações sobre os ingressos e para rever a coletiva de imprensa de hoje, ou acesse diretamente: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/ticketing/index.html.


Veja ainda

Diário do Nordete

Torcedores saberão onde sentarão ao comprar ingresso para a Copa, garante Fifa

Durante evento em que apresentou detalhes sobre os ingressos para a Copa do Mundo 2014, o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil, comentou as críticas recebidas pela entidade a respeito dos locais onde os torcedores foram colocados nos estádios durante a Copa das Confederações. Na ocasião, houve muita reclamação por não se saberem os critérios utilizados pela Fifa para determinar onde ficariam os torcedores de acordo com as categorias (1 a 4).
mapaingressos400Diante disso, Weil apresentou um mapa base (imagem à direita) da distribuição dos locais nos estádios, baseado no Maracanã. Segundo ele,haverá variações de estádio para estádio, mas não deve mudar muito disto. Como mostra a imagem, o maior número de ingressos será disponibilizado para a categoria 1 (mais cara), enquanto o menor número ficará para a categoria 4 (mais barata e disponível apenas para brasileiros).
A entidade garante, no entanto, que haverá no mínimo 400 milingressos para os torcedores dacategoria 4. ”O torcedor saberá se estará comprando um ingresso para ficar atrás do gol, por exemplo”, garantiu Weil.
A compra de ingressos
A venda de ingressos acontecerá em 3 fases. A primeira fase vai do dia 20 de agosto até 10 de outubro de 2013. Nesse período, a data de solicitação dos ingressos não tem importância, pois todos os pedidos serão reunidos e processados conjuntamente ao final desta etapa. Se o número de solicitações recebidas por jogo e categoria exceder a quantidade de ingressos disponíveis, será feito um sorteio para determinar os solicitantes contemplados para os respectivos jogos ou categorias (saiba mais).
Assim como aconteceu na Copa das Confederações, caso um torcedor compre 4 ingressos (limite máximo por pessoa) para uma determinada partida e haja disponibilidade que esses assentos sejam no mesmo local no estádio, a Fifa garante que eles serão colocados juntos.
Mudanças em relação às Confederações
A mudança no quesito compra de vários ingressos juntos se dá, ainda segundo Thierry Weil, quando não houver mais a possibilidade de todos ficarem no mesmo local. Nesse caso, Weil explica que o torcedor será informado disto no momento do fechamento da compra e lhe será dada a opção por trocar por outro local (possivelmente em outra categoria) onde haja a disponibilidade de sentarem todos juntos.