quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cid Gomes, sua imagem não anda boa nas redes sociais!

cidix
Com o título “Cid Gomes e a Mídia Negativa nas Redes Sociais”, eis artigo do professor e sociólogo Luiz Carlos Ferreira Barbosa. Ele chama a atenção do governador Cid Gomes para um fenômeno: a imagem dele não anda nada boa nas redes sociais. Confira:
O governador Cid Gomes (PSB) já encerra quase seis anos e meio dos seus dois mandatos consecutivos. Sempre mostrando uma capacidade ímpar de vitórias eleitorais no decorrer desse período administrativo na esfera pública do Estado do Ceara. Basta citar sua eleição e reeleição para o cargo de governador, como também, as suas chapas majoritárias que elegeram os últimos três senadores.
Cid é o único chefe do executivo estadual que conseguiu eleger por duas eleições consecutivas o prefeito de Fortaleza. Na primeira vez com a reeleição da prefeita Luzianne Lins (PT) e no ano passado com a eleição do candidato do Partido Socialista Brasileiro, o ex–deputado estadual Roberto Cláudio. A maioria dos prefeitos cearenses são do condomínio político–administrativo do governador Cid Gomes.
O ano de 2013 tem sido complicado para a imagem pública do governador Cid Gomes, pois se registraram muitas publicações nos websites e blogs pertencentes aos veículos de comunicação tradicionais como jornais, revistas e redes de televisão, que tiveram reprodução jornalística e conseguiram repercussão nacional junto a opinião pública. Tem sido neste espaço midiático, que o debate vem acontecendo e, quase sempre, não propositivo para a imagem do Governo Estadual.
As principais redes sociais como o Facebook e o Twitter funcionam como reprodutores natos das matérias do ciberespaço das agências de noticias. Os principais veículos de comunicação da mídia cearense já são críticos vorazes das políticas públicas na área de Segurança. O Governo do Estado ainda mantém uma propaganda institucional em estilo publicitário tradicional que não faz eco nem admiradores nas redes sociais.
O governador Cid Gomes precisa rever a sua publicidade governamental na área de relações públicas com os internautas nas redes sociais. A sociedade civil já demonstrou acreditar nas políticas públicas do governo estadual, dando altos índices de popularidade ao chefe do executivo estadual, que, no entanto, não consegue o mesmo desempenho no espaço público abstrato da internet.
A construção de um diálogo com os novos movimentos sociais, já representados na esfera pública do ciberespaço, será o grande desafio do próximo governante cearense. O debate público nas redes sociais sinaliza que não será fácil para o futuro candidato do governador Cid Gomes (PSB) manter o continuísmo do seu grupo político–eleitoral no poder. A provável pré–candidatura de oposição do bloco partidário PR–PSDB poderá ter a sua principal base de apoio popular nas redes sociais.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa,
Sociólogo.
Visto no blog do Eliomar

Fim do Defeso – Pesca da lagosta recomeça neste sábado

lagostaa
A partir deste sábado, a pesca da lagosta volta a ser permitida. Acaba o período do defeso, iniciado em 1º de dezembro do ano passado. No Ceará, mais de sete mil pescadores deverão entrar no mar em busca de um crustáceo que, nos últimos anos, por causa da pesca predatória, deixou de ser destaque na pauta das exportações do Estado.
A Superintendência do Ibama no Ceará, bom lembrar, continua com a missão de fiscalizar essa pesca predatória em três Estados. Além do mar cearense, tem que ficar de olho no litorl maranhense e potiguar.  o pior: com apenas uma equipe para isso.
Defeso
O período do defeso tem por objetivo garantir a reprodução da lagosta. Durante essa época, é proibida a pesca, assim como o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de lagostas vermelha e cabo verde que não seja de estoque declarado.
Visto no blog do eliomar

PLANTÃO: Coelce divulga atendimento para o Feriado de Corpus Christi

Além do Call Center, a companhia estará com equipes técnicas de plantão 24h

A Coelce montou um plano de ação para o feriado de Corpus Christi, envolvendo a área técnica e o atendimento ao cliente. Quanto à área técnica, a empresa manterá 664 pessoas e 265 equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado, com o objetivo de agilizar o atendimento emergencial.

Com relação ao atendimento presencial, a Coelce estará com as lojas de atendimento fechadas durante o dia 30 (quinta-feira). As unidades voltam a abrir normalmente na sexta-feira (31).

Os cearenses terão à disposição, durante o período, a Central de Relacionamento da companhia, com todos os serviços disponíveis. Sobre informações acerca de falta de energia, desligamento programado, fio partido, sugestões, denúncias de fraude, poste quebrado por acidente com automóvel etc, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.285.0196, inclusive de telefone móvel. O Call Center funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive aos feriados.

Coelce alerta para prevenção de acidentes durante o feriado

O feriadão de Corpus Christi se aproxima e, com ele, a expectativa de fazer aquela viagem tão desejada. Mas na hora de deixar o lar para ir descansar em outra cidade é bom ficar atento a alguns cuidados. É preciso alinhar a segurança patrimonial a medidas de eficiência energética e diminuição dos riscos de acidentes.

Na hora de viajar, por exemplo, além de verificar se todas as portas estão fechadas corretamente, não se pode esquecer de desligar todos os aparelhos eletroeletrônicos da tomada. Quando acionados no modo “stand by”, eles continuam consumindo energia. Além disso, é ideal que as donas de casa façam o degelo do freezer e da geladeira. Se esses aparelhos forem mantidos por alguns dias com muito gelo acumulado, o consumo de energia para a refrigeração necessária é maior.

Para economizar energia em casa, é aconselhável optar pelas lâmpadas fluorescentes, que são mais eficientes. Nos condomínios residenciais, é importante que os moradores verifiquem, também, se existe algum vazamento ou torneira pingando. Assim, evita que a água entre em contato com emendas de fios que possam ter sido mal-feitas e ocorra algum curto-circuito e até um princípio de incêndio.

O morador que eventualmente identifique alguma ocorrência relacionada à energia elétrica na casa do vizinho que viajou pode ser proativo e acionar a Coelce por meio do número 0800.285.0196. O Corpo de Bombeiros deve ser o primeiro a saber do fato em caso de incêndio. O número para a emergência é o 193.

Durante o descanso

A família que decidir passar o feriado em casa de praia ou de serra não pode descuidar das orientações para evitar acidentes. Em residências próximas à praia ou que têm piscina, a atenção deve ser redobrada. Pisos molhados e crianças descalças aumentam os riscos de choque elétrico, já que a água é um bom condutor de energia elétrica. Para evitar acidentes com crianças, tampe as tomadas com dispositivos plásticos adequados (protetor) e nunca deixe que eles brinquem com fios ou aparelhos elétricos.

Ao ligar os aparelhos de TV e som, além de isolá-los das áreas que possam estar molhadas, é importante evitar sobrecargas. Nunca ligue muitos aparelhos na mesma tomada. Se possível, aconselha-se evitar o uso de benjamins (os chamados T’s). Ele concentra num ponto só intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.

Outra dica é ficar atento a tudo que precise de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, sanduicheira são alguns dos equipamentos que precisam ser manuseados de forma segura e responsável. Tomadas as devidas precauções, nada deve atrapalhar o descanso da família durante o feriadão e, na volta para casa, tudo tende a estar na mais perfeita ordem.

Para mais informações, acesso o portal www.coelce.com.br e siga a Coelce nas redes sociais.

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Audiência Pública discutirá Lei de Diretrizes Orçamentária na Câmara Municipal no dia 4 de Junho

A Comissão de Orçamento, Finanças e Controle da  Câmara Municipal de Icapuí tem a honra de convidar a você, para participar de uma Audiência Pública, a ser realizada no dia 04 de junho de 2013, às 09 horas, no plenário José Borges dos Reis, na Câmara Municipal de Icapuí, onde na oportunidade discutiremos a Lei de Diretrizes Orçamentária.
Desde já contamos com a sua presença.
Francisco Eurivan de Paula
Presidente da Comissão

Visto em Peixe Gordo News

Escola Joana Marques participa do Censo Escolar 2013

O Censo Educacional 2013 é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que visa levantar dados relevantes como o índice de analfabetismo, crianças e jovens fora da escola, pessoas com necessidades especiais, usuários de algum tipo de droga, como álcool e tabaco. Além disso, objetiva também verificar a situação socioeconômica das famílias do município. Esse ano a SEMEC trabalhou em conjunto com a Secretaria de Assistência Social.

Para a realização do CENSO houve capacitações promovidas por técnicos da SEMEC e Secretaria da Assistência Social do município para todos os recenseadores, onde na oportunidade, foram repassadas as informações básicas pertinentes aos formulários do CENSO bem como a necessidade de realizá-lo.

Os professores da rede municipal e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura estiveram por todo o dia de hoje, 24 de maio do corrente ano visitando todas as casas do município munidos de formulários para preenchimento de dados e contato direto com as famílias. Esse contato é importante, porque permite o conhecimento mais de perto das dificuldades e potencialidades de cada família visitada. E isso certamente ajudará no trabalho pedagógico em sala de aula e nas políticas sociais desenvolvidas pelo município.

Apesar das dificuldades encontradas por todos os que se envolveram nessa maratona censitiva é gratificante o diálogo que se estabelece com as famílias e por demais importantes as informações que são repassadas pelos moradores. Assim sendo, a escola Joana Marques Bezerra cumpre mais uma vez o seu papel e aproveita a visita feita em cada casa da comunidade de Barreiras de Cima, Vila Nova, Pé de Serra de Barreiras e Barreiras da Sereia para fortalecer a relação escola-família e continuar a sua missão: "Oferecer um ensino de qualidade para a formação inteira do cidadão de forma integrada com a comunidade". Hoje estamos mais próximo da família e por que não indagar: a escola, a família, como vão?  

Fonte: http://escolajoanamarques.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de maio de 2013

Vem ai a Festa do Pescador na Praia de Barreiras 01/06

Praia de Barreiras. Foto Ivan Souza


Acontecerá neste dia 01 de junho na praia de Barreiras, a Festa do Pescador. O evento é uma realização da FM Praiana, FM Educativa e da Colônia Z-17. 
A festa ficará por conta da Banda Bom de Forró, Pegada News, Leandro Silva, Ivan Ribeiro e Forró Rochedo e também Forrozão da Hora.
A festa do Pescador tem apoio do Deputado Federal Jose Airton, Prefeitura Municipal de Icapuí, Secretaria de Turismo e Esportes e do  titulo de capitalização Mastruz da sorte.
Participe

Visto em Peixe Gordo News

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Superintendência da Pesca no Ceará apostará em boias atratoras para revitalizar o setor

A Superintendência Estadual da Pesca e Aquicultura vem instalando boias atratoras em pontos do litoral. O mecanismo serve para atrair peixes, no que gera pontos favoráveis para a pesca, garante Emanuel Simões.

  Fonte: Blog do Eliomar

Previdência: Sindicato dos servidores de olho no futuro do servidor.

O presidente do Sindicato dos Servidores esteve reunido na última sexta-feira 24/05 com a assessoria da instituição para discutir sobre os encaminhamentos a serem dados a respeito das reivindicações dos servidores no âmbito das concessões e revisões de aposentadorias.
O sindicato através do Dr. Ítalo Bezerra tem feito uma série de encontros com os servidores no sentido de orientá-los no campo das concessões, revisões, integridade e paridade.  A direção do sindicato juntamente com seus assessores Dr. Ítalo Bezerra e Haline Cordeiro estão viabilizando estratégias para a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA no segundo semestre com vista e tirar encaminhamentos no sentido de aprimorar da melhor maneira possível às ações do ICAPREV.
De acordo com as informações colhidas pelo Dr. Ítalo Bezerra, já foram identificadas algumas imperfeições exemplo: servidores que contribuíram por 100 horas e se aposentaram por 200 horas, pessoas reclamam da questão isonômica em relação a alguns outros servidores nas mesmas condições, além do que, existe uma legislação federal em que servidores com periculosidade e insalubridade fazem jus à aposentadoria especial. Em Icapuí ainda não há legislação sobre o assunto, mas a instituição sindical estará também sugerindo e cobrando encaminhamentos sobre esta questão.
Fonte: SINDSERPUMI

Brasil perdoa $ 900 milhões em dívida de paises Africanos

Entre os 12 países que serão beneficiados são Tanzânia, Zâmbia e República Democrática do Congo


Dilma Rousseff cumprimenta egípcio Mohamed Mursi. / SIMON MAINA (AFP)
O governo brasileiro anunciou neste sábado o cancelamento de cerca de 900 milhões de dólares em dívidas de países africanos, como parte de um plano para aumentar o financiamento para o continente.
"Quase tudo é cancelada", disse um porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, falando a partir de Adis Abeba, a capital etíope, que organiza eventos para sábado o 50 º aniversário da fundação da União Africano.
Traumann anotado para ser o presidente, Dilma Rousseff , que vai anunciar a criação de uma nova agência de desenvolvimento e isso vai confirmar o cancelamento da dívida Africano com o Brasil. A legislação brasileira impede de crédito e assistência financeira aos países com dívidas significativas. A nova ajuda será principalmente de infra-estrutura brasileira, agricultura e programas sociais, de acordo com Traumann.
Entre os 12 países que serão beneficiados com a medida é Tanzânia, que deve no Brasil 237 milhões, Zâmbia e República do Congo, todos com importantes recursos naturais, como gás, petróleo ou cobre. Essa dívida vem principalmente da década de setenta e que tinha sido renegociados.
"O Brasil tem o conhecimento do que chamamos de 'tropicalizar' culturas europeias. Nós temos a tecnologia. A idéia é encontrar uma maneira de transferir essa tecnologia para países africanos Brasil", disse Traumann.Os países do BRIC (Brasil, China, Índia e Rússia) são os principais investidores em África.
Brasília é a capital da América Latina com o maior número de embaixadas em países africanos, que agora o número 18, de acordo com a agência EFE. Esse interesse diplomático está ligada a um forte crescimento das relações comerciais com a África, que passou de 5.000 milhões de dólares em 2000 para 26.500 milhões em 2012. Esta é a terceira viagem de Dilma Rousseff a um país Africano até agora este ano, o que, de acordo com o ministro das Relações Exteriores brasileiro Antonio Patriota, reafirma o "interesse estratégico" que seu país atribui ao continente.
Fonte: EL PAÍS / ESPANHA

domingo, 26 de maio de 2013

Icapu: Litoral leste do Ceará tem praias desertas com dunas e falésias

Icapuí fica no fim do litoral cearense, quase invadindo o território do RN. Praia da região é uma das mais preservada do estado.

   
 Quem chega à Icapuí é recebido com um grande coqueiral, que se espalha pelo último pedaço do litoral cearense. A cidade fica na divisa com o Rio Grande do Norte, a 195 quilômetros de Fortaleza. O passeio pode começar pelas praias de Retiro Grande, quase deserta, e Ponta Grossa, considerada uma das mais preservadas do Ceará. "A gente chega aqui e dá uma paz de espírito, uma coisa boa assim que a gente chega, é fantástico", relata a enfermeira Kátia Cartaxo.
 Em 65 quilômetros de litoral, os guias locais oferecem dois tipos de passeios de buggy: um que vai até metade do trajeto e o mais longo, de uma ponta a outra de Icapuí. “Gosto muito porque são dunas, são pedras com várias cores, muito lindas", diz o turista francês, Mark Seban.
 O roteiro segue justamente contornando as dunas e falésias coloridas que cercam as praia. Na região, o turismo complementa a renda dos pescadores. Em Redonda, por exemplo, há uma estrutura de barracas, que oferecem as moquecas como atração do cardápio: as mais pedidas são de siri e arraia.
 São dos pescadores também a maioria das pousadas à beira mar, com quartos para casal ou para até quatro pessoas. Quem prefere hotéis maiores pode ir até a praia de Tremembé, onde as diárias variam de R$ 220 a R$ 660, na alta estação.
Mesmo vizinhas, as praias da região têm suas particularidades. Em uma delas, conhecida como Barrinha, quando a maré está alta, basta uma pequena caminhada para se estar dentro d'água. Quando baixa, porém, o mar recua até dois quilômetros e revela outra paisagem, com as embarcações ficando praticamente em terra firme.
 Na praia de Requenguela, vale uma parada para conferir outro cenário: os visitantes conhecem, de pertinho, a vegetação típica do mangue, caminhando por uma passarela. "Contemplamos a natureza, que é muito bonita. É uma cidade que realmente encanta as pessoas que vêm visitar", opina o comerciante Leandro da Silva.
 Fonte: Globo.com

TRANSPARÊNCIA: Todos os municípios deverão divulgar dados até amanhã

Cidades com menos de 50 mil habitantes ficam obrigadas, a partir desta segunda, a ativar os portais da transparência
Termina nesta segunda-feira, 27 de maio, o prazo para que todos os municípios brasileiros se adequem à Lei Complementar 131, de 2009, conhecida como "lei da transparência". No Ceará, 151 prefeituras devem começar a publicar em seus portais eletrônicos, em linguagem simples e acesso fácil, todos os dados referentes à gestão pública. Apesar de cidades com mais de 50 mil habitantes e governos estadual e federal já serem obrigados a divulgar essas informações, a transparência enfrenta barreiras como a publicação em tempo real e a acessibilidade dessa prestação de contas.

A lei estabelece que seja disponibilizado à sociedade detalhamento de execução orçamentária, despesas, licitações, salários de servidores públicos, gastos com diárias, receitas, dentre outros, atendendo a "padrão mínimo de qualidade". Sancionada em 2009, a legislação ofereceu prazo de um ano para que União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes cumprissem a lei, dois anos para cidades com população entre 50 e 100 mil e quatro anos para os que estão abaixo dessa faixa e representam 90% dos municípios do País.

O diretor geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), Juraci Muniz, pondera que a maior dificuldade dos gestores em relação à transparência ainda é a publicação em tempo real das informações, que devem ser disponibilizadas em até 24 horas. Atualmente, 33 municípios cearenses já são enquadrados pelas fiscalizações do Tribunal. A partir desta segunda, o número ficará quase seis vezes maior, saltando de 33 para 184. Muniz ressalta que a inspetoria responsável por acompanhar a prestação de contas dessas cidades está remanejando pessoal de outras setores para dar conta de atender à demanda. Atualmente, são 145 profissionais que atuam no monitoramento.

O Tribunal de Contas dos Municípios abriga, em seu endereço eletrônico, os portais das transparências das prefeituras e câmaras cearenses com as principais informações de execução orçamentária desses órgãos. Na página do TCM, também é possível encontrar detalhes sobre andamento de processos do próprio Tribunal, mas um filtro sobre a produção dos conselheiros daquela Corte ainda não é ofertado, exceto se for feito manualmente, ao acessar uma ação por vez e averiguar o relator.

Remunerações
Ao tentar visualizar as remunerações de funcionários do TCM, o cidadão também terá de seguir um certo ritual até encontrar a folha de ativos. A última data de 29 de abril de 2013 e totaliza R$ 2,5 milhões. Ao acessar "processo de pagamento", o documento até divulga gastos com salários, pensões e férias, mas não tem a compreensão tão clara.

O diretor Juraci Muniz lembra que os cidadãos podem fazer reclamações e sugestões à ouvidoria sobre a falta de transparência dos dados. Entretanto, pondera que o órgão não tem recebido críticas quanto ao modelo de divulgação dessas informações. "Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar", diz o texto aprovado em 2009.

No Tribunal de Contas do Estado (TCE), por exemplo, alguns dados são mais facilmente acessados. Ao verificar Pessoal, no item Remuneração, o TCE divulga todos os salários do órgão, incluindo os dos próprios conselheiros. O detalhamento é tanto que é possível averiguar os descontos em folha e o pagamento líquido de todos os funcionários. Ao procurar, por exemplo, as diárias gastas pelo TCE, é possível confirmar que o presidente do Tribunal, Valdomiro Távora, já recebeu aproximadamente R$ 14 mil neste ano em gastos dessa natureza.

Orçamento

Outras prestações de contas que o TCE fornece são relacionadas a orçamento, receitas, despesas, licitações, contratos e convênios, processos, obras, resoluções, decisões, acórdãos e atas das sessões. O Tribunal de Contas do Estado fica responsável por fiscalizar a transparência do Governo do Estado do Ceará.

No que se refere aos municípios que já devem estar seguindo a lei complementar 131, a Prefeitura de Fortaleza tem um portal da transparência mais avançado do que as demais cidades. Porém, ao clicar em algumas informações, o portal informa: "detalhamento das informações não disponível". Isso ocorre, por exemplo, no item Vencimentos e Vantagens Fixas de Pessoal Civil, onde está disponível quanto é gasto em cada órgão, mas não aparece a lista completa dos beneficiados.

No site da Prefeitura de Fortaleza, ainda é possível acessar receitas, despesas, relatórios de gestão fiscal e licitações. Pelo menos de maneira genérica, é possível acompanhar como a Prefeitura está executando a dotação orçamentária do Município, como valores empenhados, liquidados e pagos nas diversas áreas.

No Portal da Prefeitura de Maracanaú, os dados são mais restritos, mas a gestão divulga relatórios e prestação de contas dos conselhos temáticos. No entanto, muitos desses levantamentos não estão atualizados, constando informações de 2011.

Padrão

O padrão dos portais da transparência das prefeituras de Caucaia e Sobral é bastante limitado, contando apenas com informações gerais sobre receitas, despesas, contratos e licitações. Porém, no endereço eletrônico da Prefeitura de Sobral, um aviso promete que, em breve, o site será substituído por um mais "interativo, moderno e prático".

Por sua vez, o portal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Nordeste apresenta um leque maior de opções, como receitas, despesas, fornecedores, programas, ações e projetos, perguntas e respostas e até um glossário de termos técnicos para traduzir o linguajar da gestão pública.

O diretor geral do TCM, Juraci Muniz, ressalta que o Tribunal enviou recentemente ofício às 184 prefeituras municipais e câmaras de vereadores do Ceará recomendando a observância aos dispositivos da lei complementar 131. Ele acrescenta que foi traçado um plano de ação para monitorar se os municípios estão seguindo o que fixa a legislação. "O Tribunal também quer transparência", pontua. A não disponibilização desses dados pode, inclusive, gerar bloqueio de recursos das transferências voluntárias do Estado e União.

LEGISLAÇÃO

Gestões
A Lei Complementar131, de 2009, é um dos instrumentos para garantir transparência sobre a execução orçamentária e financeira das gestões públicas. Os dados devem ser divulgados em tempo real em meios eletrônicos de acesso público

PrazosA lei fixou diferentes prazos para o cumprimento das exigências, respeitando o tamanho das cidades. Os últimos municípios obrigados a divulgar esses dados foram os que têm menos de 50 mil habitantes, quatro anos após a lei ser sancionada

PlataformaO TCM alega que disponibilizou uma plataforma padrão de portal da transparência que pode ser utilizada pelas prefeituras e câmaras


LORENA ALVESREPÓRTER 
Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 25 de maio de 2013

Icapuí é destaque no quadro Tô de Folga da TV Globo

As praias do município de Icapuí: Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Barrinha, Requenguela e Tremembé são destaques no quadro TÔ DE FOLGA da TV Globo, exibido através do Jornal Hoje de sexta-feira (24/05/13). Na reportagem destaca a beleza natural das praias icapuienses, bem como as opções de hospedagem para turistas na região.

 Acompanhe a reportagem pelo vídeo:


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Igreja Católica de Redonda realiza festa da Coroação de Nossa Senhora



Neste sábado, 25, a Igreja Católica de Redonda estará promovendo a festa da Coroação de Nossa Senhora. A celebração começará às 19:00h, na igreja, e contará com a presença de várias comunidades. Durante a celebração, acontecerão vários momentos de apresentação que serão coreografados por dezenas de crianças e adolescentes.
Após os rituais da coroação haverá a venda de comidas típicas (munguzá, caldo, bolo, sanduíches e refrigerantes).  O recurso arrecadado com este evento social será destinado à realização das Celebrações da Vida, que serão promovidas pelos líderes comunitários da pastoral da criança.

A Coroação de Nossa Senhora é realizada tradicionalmente na comunidade de Redonda, sempre no último sábado do mês de maio. É uma festa típica dos católicos, que dedicam o mês de maio à Maria, mãe de Jesus.

Enviado pelo e-mail de Ulisses Venceslau

PAULA de DEUS, Distinguida no Rio de Janeiro pela Academia Franco-Brasileira.

Artista Plástica Paula de Deus no Rio de Janeiro




Artista Plástica Paula de Deus, recebeu distinção franco brasileira no dia 7 de maio de 2013 no Palacete Julieta Serpa. O Evento foi promovido pela Divine Academie da Diretora, Jornalista, Escritora, Fotografa e Curadora Diva Pavesi, com o compromisso de divulgar a Cultura do Brasil na França e a Cultura francesa no Brasil e defender a Arte e Educação no Planeta.

Artistas Plásticos de diversos Estados do Brasil receberam distinção no ato solene junto a Embaixadores Acadêmicos. Logo de seis anhos de residência no Brasil, a Artista Plástica, Pensadora, Produtora, Fotografa e Curadora de nacionalidade Argentina Paula de Deus, representou as Artes Plásticas de Sul América, enfatizando os Estados de Rio Grande no Norte e Ceará onde mora na atualidade.

Paula de Deus (1979) nasceu na localidade de Sanford de Santa Fe e iniciou sua carreira aos dos anhos de idade como autodidata, dando inicio imediato em Academias de Artes e Desenhos. Estudo em Atelier de Arte Conceitual Criativo e na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional de Rosário no período de 5 anhos. Continuando a formação em Artes Meditativas em Uruguay e Patagônia Argentina. De criança, também recebeu aulas de danças clássicas e espanholas, educação física e esportes em equipe com balão. Aprofundou em hata e ashtanga yoga, reflexologia, arte terapia, arquitetura natural, arquitetura dos sonhos, cromoterapia, pranaiama, viver de luz, meditações e mantras budistas e hinduístas, leis metafísicas e Arte como Inclusão Social, Unindo o Espírito na Arte e Vida Cotidiana.
 
Escreveu seu primeiro Livro Autobiográfico “Caminho ao Paraíso” desde fronteira Argentina-Brasil até Ceará. Participou de A Chancha e a Menina na Red TL de Rosário, Exposições Coletivas em varias províncias como Buenos Aires, Mendoza, Córdoba, Santa Fé, Chubut, Rio Negro e Tierra del Fuego. Paula de Deus participou do movimento 13-20 de Arte Alternativo da América do Sul, praticando a nova lei do tempo natural. Escreveu-o Declaração dos Direitos da Alma em português e espanhol os Declarando Patrimônio da Humanidade no Acampamento Latino-americano do Município de Icapuí (Ceará). Fundou Grupos de Arte Alternativa “Anjos da Terra”, Estrelas Guias, I Biblioteca Pública da Vila Nova de Icapuí, I Espaço de Inclusão Digital, I Manifesto gráfico dos Povos do Mar: “A Carnaúba Estrelar”, Produz 20 min de cinema “Suco de Pentagrama” na Faculdade de Cinema da Grande Fortaleza junto a 30 Colegas Filhos do Pescadores, Produz I Festival dos Corações em Centro Cultural Dragão de Mar de Arte e Cultura na Fortaleza junto a Associação Caiçara de Promoção Humana, Participou do Resgate Cultural Unicef de Icapuí resgatando a Lenda da Sereia da Vila Nova, Produz DVD Hinos do Planeta (movimento de elevação do Planeta a través das Artes), Embaixadores da Luz e O Time Cultural do Ceará incentivando a pratica popular e coletiva das Artes Plásticas. Criou Casa Luz (I Ateliê de Artes da Vila Nova de Icapuí) e realizou curadoria da Exposição “Embaixadores” incluindo Obras de Romero Britto, Descartes Gadelha, Jota Gomes e Hélio Santos no Salão Cearense. Paula de Deus, Desenvolveu Segmentação do Turismo Planetário da América do Sul e Turismo das Cores do Pais America.


Nesta oportunidade, Paula de Deus, recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Tibau (RN), especialmente do Secretario Odécio Costa e a Equipe Tibauense composto por Prefeito Naldinho, Primeira Dama Carla, Professora e Vestuarista Sra. Maria de Fátima Costa, Secretaria de Educação Professora Socorro Nascimento, Empresário Marquinho da Expressa Marcont, Motoristas Daniel e Sr. Marcondes. Também a Sra. Mônica Borges Teixeira e o Deputado Estadual Dedé Teixeira contribuírem na representação da Cultura Nordestina na metrópoles brasileira Rio de Janeiro em Intercambio com França. Outro destaque nos apoios pelo Desenvolvimento Cultural Nordestino foi Sr. Mairton do Município de Icapuí e Sr. João Batista, Presidente de Arte Alternativa da Comunidade Sem Virgem da Vila Nova.

O Evento foi realizado no Palacete Julieta Serpa do Rio de Janeiro, pela Academia franco-brasileira a qual, envolve Artistas Nacionais como Milton Nascimento e Martinho da Vila entre tantas outras pessoalidades da Cultura Local. A missão de Paula de Deus, além de ter um caráter de realização pessoal, foi representar as Artes Plásticas Nordestinas nos Grandes Centros Artísticos do Brasil e Europa facilitando o Desenvolvimento da Arte Autônoma no Ceará e Rio Grande do Norte. Paula de Deus abordou o tema de Arte e Sociedade Nordestina na Inclusão do Artista Plástico Profissional na sociedade contemporânea, a Revalorização da Área na Sul America, Remuneração Justa ao Trabalhador das Belas Artes e Cultura da Arte pela não Industria da Pobreza nos Povos do Mar. A Artista também enfatizou no Projeto “Turismo das Cores” pelo Desenvolvimento do Turismo Cultural Consciente em prevenção da prostituição e exploração, assim como também a prevenção da Decadência Humana, a qual se combate na pratica de qualquer Arte, esporte o atividade de lazer consciente.


                                                      Contatos pra maiores informações, aquisição de Obras e Vivencias.