terça-feira, 30 de abril de 2013

ICAPUÍ: Campanha Salarial 2013 - SINDSERPUMI realiza grande assembleia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI – realizou na manhã desta segunda-feira dia 29/04/2013, uma grande assembleia para discutir a respeito da Campanha Salarial 2013. Na oportunidade o dirigente da instituição, Celestino Cavalcante, elencou uma série de informes a respeito dos encontros que estão sendo realizados sobre previdência como também sobre a participação da instituição no seminário “Previdência é Coisa Séria” em Fortaleza.

A assembleia também contou com a participação do governo municipal através do Secretário de Educação Mauro Maciel e do Secretário de Finanças Djair Melo que prestaram alguns esclarecimentos a respeito da morosidade do governo municipal para atender as reivindicações dos servidores, como também os encaminhamentos que estão sendo dados pelo governo para viabilizar a possibilidade de atender as demandas, dentre os ajustes, estaria a realização do concurso público com a participação do Sindicato na conclusão do edital. 


A mobilização contou com uma grande participação dos servidores dentre eles muitos prestadores de serviços que tem proventos atrasados e que almejam receber o mais breve possível.  O presidente do sindicato questionou uma série de ações que segundo o mesmo são equivocadas e que tem engessado o governo a não concessão até agora do reajuste do magistério, a implantação do PCC’s da atividade meio e saúde, como também implementar  melhorias para o município  como um todo, visto que o governo compromete toda a arrecadação com pagamento de pessoal, compra de férias  e licença prêmios e as gratificações em função do art. 61 da Lei 094/92, foram alguns dos equívocos abordados tanto pelo representante  da categoria como do governo.


Os servidores irão aguardar até o dia 10/05, visto que este foi o prazo estipulado pela comissão (governo, sindicato e assessoria contábil) para que o governo possa de verdade apresentar uma contra-proposta plausível e que atenda aos anseios da categoria dos servidores públicos.  Os servidores já deliberaram que farão uma assembleia no dia 14/05 para que possam deliberar o mais rápido possível sobre a contra-proposta da administração municipal.
 
Fonte: SINSERPUMI

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Secretaria de Educação e Cultura ministra oficina sobre Geografia e História de Icapuí


educac3a7c3a3o
A SEMEC (Secretaria Municipal da Educação e Cultura), através da Fundação Brasil Cidadão, ministra curso de geografia e história aos professores da rede pública de ensino.

A SEMEC (Secretaria Municipal da Educação e Cultura), em parceria com a UFC (Universidade Federal do Ceará) e Fundação Brasil Cidadão, promoveu uma oficina com os professores de geografia e história no dia 26/04 (Sexta-feira) no auditório da Educação.

Segundo o professor da UFC Jeovah Meireles, que ministrou a oficina, o objetivo é preparar os professores sobre a história e a geografia do município, bem como o meio ambiente, através do Atlas de Icapuí, elaborado pela Fundação Brasil Cidadão com apoio da Petrobrás, Prefeitura de Icapuí e UFC, para que os alunos possam conhecer mais sobre a cidade em que vivem, e suas responsabilidades em preservar o meio ambiente.

ASCOM/GAPRE
Fonte: www.prefeituradeicapui.wordpress.com

Erosão no litoral cearense é tema de audiência na Assembleia na segunda


Litoral CearenseLitoral CearenseFoto: Divulgação
Atendendo a requerimento do deputado Dedé Teixeira (PT), a Assembleia Legislativa realiza, nesta segunda-feira (29/04), audiência pública para discutir o avanço do mar e a erosão costeira nos municípios do litoral cearense. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnica da Casa, a partir das 14h.
De acordo com Dedé, a cada ano, a costa cearense perde até sete metros da faixa litorânea, resultado do avanço do mar. Em 2012, o agravante foi a seca, que comprometeu ainda mais as faixas de praias que já têm histórico de degradação do meio ambiente como consequência da erosão.
“A explicação decorre do fato de o ambiente ter sofrido com o período da seca. Quando não chove, os ventos são mais fortes e há uma maior geração de ondas altas e transporte de areia na faixa litorânea”, acrescenta o petista. Também de acordo com ele, essa areia não é reposta, uma vez que não é mais levada pelos rios, agora secos ou com baixo volume de água.
“Isso provoca erosão tanto no sertão como nas praias. A água também passa a ficar mais parada nas barragens, impedindo assim o tráfego dos sedimentos”, explicou o parlamentar.
Foram convidados para a audiência o Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), a Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, a Semace, o Ibama, vereadores das câmaras municipais, prefeitos e representantes de prefeituras do litoral cearense, além de associações de moradores, de bugueiros, barraqueiros e comerciantes das cidades da costa. 
RT/JU
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

domingo, 28 de abril de 2013

O prefeito de Icapuí Jeronimo Reis visita comunidades atingidas pelas águas


DSC_0092
Prefeito Jeronimo Reis e Alexandre Souza – Secretário de Infraestrutura e Urbanismo – em Redonda de Icapuí
As praias de Redonda, Peroba, Barreiras e Barrinha — as mais castigadas pelo avanço das marés e pelas chuvas — receberam hoje (27) a visita do prefeito Jeronimo Reis, do secretário de Infraestrutura e Urbanismo Alexandre Souza, do secretário da Educação Mauro Marciel e da equipe do engenheiro do LABOMAR (Instituto de Ciências do Mar – UFC) especialista em contenção de águas, Luiz Augusto.
Icapuí – 27/04/13
Não bastasse o avanço das marés que tem deixado as comunidades em pânico, agora são as quedas das encostas e a erosão causadas pelas chuvas.
DSC_0002DSC_0036DSC_0033DSC_0032
Eram 7:00 horas da manhã e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo Alexandre Souza já se encontrava em campo, lubrificando uma máquina caterpillar para reconstruir a estrada danificada pelas chuvas e pelo mar, na praia de Redonda.
DSC_0068DSC_0052
O prefeito Jeronimo Reis, o secretário Mauro Marciel e a equipe do engenheiro especialista em contenção das águas, Luiz Augusto, estiveram “in loco” verificando os estragos causados pelo mar e pelas chuvas, estudando a melhor maneira de solucionar os problemas com mais celeridade e acompanhando os trabalhos de perto.
DSC_0079DSC_0214Trabalho quase concluído em Redonda
As marés altas tem causado a erosão das barreiras, onde estão construídas as casas dos povos do mar, e a chuva que desce as encostas acaba aumentando o problema.
Depois da Praia de Redonda, Jeronimo Reis e equipe foram às comunidades de Peroba, Barreiras e Barrinha, onde ele afirmou que fará todo o possível para que as obras de reparo e contenção sejam concluídas em tempo hábil.
DSC_0199DSC_0163DSC_0174DSC_0107
Nas imagens o prefeito conversa com os nativos e Luiz Augusto, engenheiro especialista em projetos de contenção de águas da LABOMAR, responsável pelas obras, faz as medições.
Fotos: [CM] ASCOM/GAPRE

População de Barreiras da Sereia vive um momento de tristeza e de indignação


Os moradores da praia de Barreiras da Sereia estão muito descontentes com o tratamento que a Prefeitura Municipal de Icapuí vem dando a comunidade, no que diz respeito ao problema do acesso da população local. Há um clima até mesmo de revolta, você pode ver isso estampado no rosto de vários moradores. Veja o depoimento de um dos moradores que sente o problema bem de perto, o qual pediu para não ser identificado.
Foto: Ivan Souza

A situação aqui já não era boa, mas começou a ficar mais complicada no decorrer do ano passado, quando as marés começaram a cortar a passagem dos carros em seguida da gente, entrou o ano novo (2013) e a coisa só piora. O prefeito, os vereadores e deputado, nos visitaram aqui e até fizeram reunião com agente, mais até esse momento nada melhorou pra nós, pelo contrário, até piorou, com aquela chuva grande que caiu na semana passada complicou mais ainda a nossa vida (situação). Até a pé ficou difícil de a gente sair de casa, pra bodega ou pra igreja, na noite é perigoso agente tomar uma topada... Acho que os homens (representantes políticos) se esqueceram da gente, mas nós existimos, choro... E não mais conseguiu  falar sobre o assunto.

Já faz mais ou menos uns treze anos que a maioria das famílias daquela comunidade vem sofrendo em função do avanço do mar, e agora mais recentemente, as enxurradas, provocadas pelas chuvas fortes, só ampliou ainda o sofrimento de alguns moradores.

Segundo os moradores da região, nesse espaço de tempo (treze anos), o poder público local fez muito pouco para conter o problema do avanço das marés na região, o que garantiria a fixação das residências e o acesso dos populares.

O que de fato foi feito pela Prefeitura Municipal de Icapuí naquela região nesse período de 13 anos, para conter o avanço do mar?

·         Uma mureta de aproximadamente 40m de comprimento nas proximidades da barraca e posada de Zé Mariano (final dos anos noventa), na gestão de Dedé Teixeira.
·         Foi feito um paliativo na altura do tope (praia), um estirão com 600m de comprimento por 0,8m de altura, todo de pedra calcário sobre uma lona de plástico preto, seguido de um aterro com areia vermelha por toda extensão, tendo início junto da antiga casa de Raimundo Nocente até nas proximidades da casa de dona Vilanir Rodrigues, (junho/2004), na gestão de Dedé Teixeira;
·         Foi construído um paredão com aproximadamente 170m de comprimento por 2m de altura, com pedras grandes (acima de uma tonelada) com base de fixação em concreto, e paralelo ao paredão foi construído um calçadão para pedestres com pedra portuguesa, e o acesso para carros em paralelepípedo. O espaço construído fica no intervalo entre as residências de João Rodrigues da Silva a de Carlos de Zé Leôncio. Primeira Gestão de José Edilson da Silva (2008).
       Foi feito uma cerca com estacas de carnaúba (logo após o final do calçadão), preenchida com sacos de areia ou com pedras, e posteriormente feito um aterro com areia vermelha ou com caraco da salina, numa extensão de 50 metros. No período do governo de transição até 2013.


Ontem por volta do meio dia o prefeito de Icapuí Jerônimo Reis visitou um dos pontos críticos de Barreiras da Sereia, trata-se do pé da ladeira que dá acesso para a Vila Nova, onde se encontra algumas valas profundas, oriundas das chuvas fortes ocorridas recentemente na região de Icapuí. Segundo informação de moradores do local afetado, o prefeito disse que amanhã, segunda-feira (29/04/13) estará enviando uma equipe com pá mecânica e caçambas para fazer a terro da região atingida nas imediações da subida para a Vila Nova, a começar nas proximidades da casa do senhor Chico Henrique.

De acordo com o que presenciamos o trabalho a ser realizado pela Prefeitura nesta segunda-feira, será um paliativo de curtíssima duração, pois se trata do aterro confronte a ladeira, citada anteriormente, pois o mesmo deverá ser dissolvido através da próxima chuva forte que houver. Na nossa visão e de muitos dos moradores  da comunidade, entendemos que, melhor seria a conclusão da drenagem (que encontra-se estagnada), para evacuar toda água oriundas das chuvas, e posteriormente a realização do referido aterro.

Por Ivan Souza

Equilíbrio democrático em xeque

A semana foi de crise aguda entre o Congresso Nacional e o STF. O agravamento do mal estar põe em risco o funcionamento dos poderes e, assim, ameaça o equilíbrio democrático


A semana foi encerrada com uma crise sem precedentes entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O ápice se deu na quarta-feira, quando decisões da Câmara dos Deputados e da corte maior do judiciário, interferiram diretamente nos trâmites decisórios das duas instituições. O que poderia parecer surpresa, porém, trata-se de um processo de desgaste que já se arrasta há algum tempo. Os ingredientes do coquetel explosivo já estavam postos à mesa há, pelo menos, oito meses. Foi quando parlamentares e ministros da Corte começaram a se estranhar de forma mais dura, em meio ao conturbado julgamento do processo do “mensalão”. A partir dali, uma sucessão de polêmicas pôs à prova o equilíbrio entre os dois poderes, gerando uma guerra que, se não for contornada nos próximos dias, poderá ferir a democracia no Brasil.

O estopim da briga aconteceu quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na manhã de quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, que reduz os poderes do STF. A reação veio na noite do mesmo dia: o ministro daquela corte, Gilmar Mendes, decidiu barrar provisoriamente a tramitação do projeto de lei que inibe a criação de novos partidos no País, matéria que havia sido aprovada na Câmara e seguiria para o Senado. Os ânimos, então, se exaltaram de vez.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), acusaram o STF de “invadir” e “se intrometer” na pauta legislativa. Aliados e integrantes do Executivo federal também se manifestaram publicamente – e de forma agressiva – contra a medida. Em outra frente, os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello atacaram a proposta que restringe o poder do STF e interpretaram a votação da matéria como retaliação de parlamentares a recentes decisões da Corte. O projeto, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), foi votado com a participação dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), condenados pelo STF no julgamento do mensalão.

Próximos passos
Depois de quatro dias de tensão, os primeiros recuos começaram a aparecer, mas o resultado dos encaminhamentos é uma incógnita. Henrique Alves e Renan baixaram o tom e se comprometeram a frear a tramitação da PEC 33. Ao mesmo tempo, entraram com recurso no STF para que Gilmar Mendes reavalie a decisão de suspender o trâmite do processo que inibe novos partidos. Mas, um possível entendimento momentâneo não significa que a paz será selada. A crise se firmou em um terreno fértil e os personagens envolvidos nesse impasse contribuem para o acirramento. O acúmulo de situações como a da última semana podem levar a uma bola de neve cujas consequências podem pesar contra a tão prezada “harmonia” entre os poderes. Nas próximas páginas páginas, O POVO mostra o que poderá acontecer se os dois lados não levantarem a bandeira branca. 

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A crise entre Legislativo e Judiciário se acentuou nesta semana, mas os sintomas de mal estar são antigos. Tem sido cada vez mais comum o Congresso acusar o Judiciário de estar “legislando” e se sobrepondo ao parlamento.
Fonte: Jornal O POVO

País aplica apenas 11% de fundo para proteger Amazônia


Passados cinco anos desde o anúncio de doações da Noruega e da Alemanha, governo terá de renegociar prazo para investir recursos

Criado há cinco anos para financiar projetos de preservação da floresta, o Fundo Amazônia já recebeu um "cheque" de R$ 1,29 bilhão, mas só desembolsou 11,4% desse total. Por causa da demora, o Brasil agora tenta renegociar com países doadores, Noruega e Alemanha, a ampliação do prazo para aplicação dos recursos, inicialmente previsto para dezembro de 2015.

"A imagem que fica é ruim", constata Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental e integrante do Comitê Orientador do Fundo Amazônia. "O incômodo e o desgaste do Brasil no cenário internacional somente será evitado se o País conseguir reverter a tendência de aumento no ritmo do desmatamento."
Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal aumentaram 26% entre 1º de agosto de 2012 e fevereiro de 2013, em comparação ao período anterior.
O fundo é formado por doações da Noruega, Alemanha e da Petrobrás. A captação de recursos está condicionada à redução das emissões de gases efeito estufa resultantes do desmatamento. A verba é repassada para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), encarregado de analisar, aprovar, contratar e acompanhar os projetos.
Para Elisabeth Forseth, conselheira da Embaixada da Noruega, houve demora no processo de formação da carteira de projetos. Ela avalia que iniciativas até agora apoiadas não refletem o tamanho dos recursos disponíveis, mas diz estar confiante numa maior rapidez da análise das propostas.
No Ministério do Meio Ambiente, o diretor do departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, Francisco Oliveira Filho, também diz acreditar que o ritmo nas avaliações e liberações de recursos será mais intenso nos próximos dois anos. A maior velocidade, afirma, seria resultado de uma mudança na lógica da escolha dos projetos que serão beneficiados com financiamento.
A ideia agora é dar prioridade a projetos "estruturantes". Isso significa que a preferência será dada para propostas de maior impacto e abrangência. Um projeto voltado para várias comunidades ribeirinhas, por exemplo, terá preferência a outro endereçado a apenas um grupo de moradores. Oliveira Filho atribui o ritmo lento inicial ao período de adaptação. Algo que, para ele já foi superado.
Burocracia. Para o diretor do Museu da Amazônia, Ênio Candotti, a lentidão não surpreende. "É um reflexo da própria contradição do governo sobre o desenvolvimento da região. De um lado, existem estratégias de conservação. De outro o PAC, cuja filosofia é desenvolvimento nacional a qualquer custo, doa a quem doer."
Tanto Candotti quanto Adriana Ramos identificam boa vontade na equipe do BNDES para avaliação e liberação de recursos do fundo. "O problema é que não se pode organizar ações na Amazônia do Rio de Janeiro ou de São Paulo. O apego à burocracia, à assinatura, aqui não funciona", afirma Candotti. "A lógica tem de ser outra: o apego ao resultado e não ao processo."
Adriana diz que a delegação ao BNDES para a análise e liberação de recursos era vista com bons olhos. "Acreditava-se que o contato com o tema faria com que o banco refletisse mais sobre o viés ambiental dos investimentos, de forma geral. Algo que não ocorreu."
Apesar da necessidade da prorrogação, o BNDES, por meio da assessoria de imprensa, afirma não haver demora no uso dos recursos. Se comparado o desempenho com fundos análogos, diz o banco, o Fundo Amazônia está sempre em primeira ou segunda posição quando considerados os critérios de compromisso de doações em favor do fundo, número de projetos ou valores.

PT pressiona Dilma a romper com Eduardo Campos


A presidente Dilma Rousseff recebe pressão de integrantes da cúpula do PT para declarar rompimento com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e seus aliados
Integrantes da cúpula do PT estão pressionando a presidente Dilma Rousseff para declarar seu divórcio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ameaça romper com o governo para desafiá-la nas eleições de 2014.
Dilma Roussef e Eduardo Campos: os petistas que defendem rompimento querem maior liberdade para tratá-lo como adversário
O objetivo é afastar o que os petistas veem como um aliado ambíguo, que passou a criticar o governo publicamente de forma metódica sem abrir mão dos cargos que tem na administração federal.

No PT, os que defendem o expurgo de Campos e seus aliados argumentam que assim teriam maior liberdade para tratá-lo como adversário, revidar seus ataques e expor as suas fragilidades.

Além disso, os petistas querem os cargos que ele controla na máquina para contemplar outros partidos da base insatisfeitos com o espaço que têm no governo. Avaliam ser melhor entregá-los a siglas comprometidas com o apoio à reeleição de Dilma.

O PSB controla atualmente o Ministério da Integração Nacional, a Secretaria Especial de Portos e a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), uma das maiores estatais do setor elétrico.

O PP, que apoia Dilma e tem o Ministério das Cidades, já deixou claro que gostaria de assumir também a Integração Nacional, hoje nas mãos de Fernando Bezerra, indicado por Campos.

Bezerra defende a reeleição de Dilma. Políticos de Pernambuco apostam que ele trocará o PSB pelo PT para disputar o governo do Estado com o apoio da presidente. Ele nega que esteja de mudança de partido.

Dilma não respondeu a nenhuma das críticas mais duras que Campos fez contra sua gestão, embora as tenha considerado acima do tom. Na semana passada, ele usou o programa de rádio e TV do PSB para dizer que o partido tem melhores condições de fazer o Brasil avançar.

A presidente hesita em ceder às pressões do PT para endurecer com Campos, porque teme transformá-lo em vítima. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal conselheiro, concorda.

No início de abril, num encontro reservado com a sucessora, ele disse ainda considerar possível que Campos simplesmente desista de concorrer à Presidência em 2014.

Exatamente por isso, Lula tem adiado um encontro com o governador. Quer lhe dar tempo para rever seu projeto.

Mas quem acompanha a rotina e o humor da presidente afirma que ela está farta dos ataques do governador. (da Folhapress)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O objetivo da pressão dos petistas à Dilma é afastar Eduardo Campos como “aliado ambíguo”, que está criticando o governo publicamente de forma metódica sem abrir mão dos cargos que tem na administração federal.
Fonte: Jornal O POVO

sábado, 27 de abril de 2013

ICAPUÍ: ESCOLAS JOANA MARQUES E MARIA EDILCE REALIZAM INTERCÂMBIO




A escola Joana Marques da praia de Barreiras e Maria Edilce da comunidade de Melancias, ambas  pertencentes a rede de ensino municipal de Icapuí realizaram nesta sexta-feira, dia 26 de abril, um intercâmbio desportivo. A iniciativa objetiva a interação, socialização e desenvolvimento das capacidades múltiplas dos educandos.

Na oportunidade, os alunos das duas escolas participaram de atividades como FUTSAL, XADREZ, TÊNIS DE MESA E ESPIRIBOL. O esporte, além de proporcionar oportunidade de integração é uma atividade que contribui para a saúde e o prazer do educando de permanecer na escola. E mais do que isso, o esporte ocupa a mente das crianças e jovens educando-os e preparando-os para uma vida saudável, longe das drogas, colaborando na construção de novos valores e de novas atitudes.

Durante as atividades,os alunos mostravam grande entusiasmo, alegria e, sobretudo, talentos que precisam ser potencializados, valorizados por toda comunidade educativa. Um Projeto Político Pedagógico que busca a integralidade da pessoa humana e é capaz de enxergar além da dimensão intelectual, não pode e não deve ignorar as práticas desportivas e culturais. O ser humano é por sua natureza um ser social, embuido de sentimentos, emoções, capacidades que precisam ser educados a fim de garantir a formação de uma personalidade sólida e cidadã.

É com essa visão de formação integral do cidadão que o PPP da escola Joana Marques assume a relevante missão: "Oferecer um ensino de qualidade para a formação inteira do ser humano de forma integrada com a comunidade".Confira outras imagens:







Morador de Redonda lamenta o desmoronamento de parte da Pedra do Vigário, um dos mais belo cartão postal de Icapuí


O morador de Redonda, Francisco Bezerra Neto, o "Chiquinho de Aldenor" como é popularmente conhecido,   expôs  o seu sentimento em relação ao ocorrido com o principal cartão  postal da sua comunidade, a Ponta do Vigário.

NÃO SÓ PENSO COMO LAMENTO E CHORO PELA AS CONDIÇÕES EM QUE FICOU O NOSSO CARTÃO POSTAL

ONTEM A NOITE POR OCASIÃO DAS FORTES CHUVAS QUE CAÍRAM SOBRE NOSSA COMUNIDADE, A PONTE DO VIGÁRIO CARTÃO POSTAL DE REDONDA PARTE DELA DESPENCOU DESMORONOU. A CHUNA NÃO SÓ DESTRUIU A PONTE COMO ESTRAÇALHOU MEU CORAÇÃO, POR MAIS DURA QUE SEJA AQUELA PEDRA, POR MAIS DURO QUE SEJA UM CORAÇÃO NÃO DAR PRA OLHAR A PONTE SEM QUE NÃO SINTA UMA GRANDE DOR.

NADA PODEMOS FAZER, NÃO PODEMOS RECUPERAR E NEM RECOMPOR, SUA BELEZA, SUA ORIGINALIDADE, O QUE PODEMOS FAZER É OLHAR, LAMENTAR, E CHORAR, AQUELA QUE TANTO O MAR BEIJOU, AGORA ESTAR DE BEIÇOS QUEBRADO, COMO 


ESTIVESSE BANHADA EM SANGUE, AINDA CONTINUA APOJANTE E INSPIRADORA, FICOU MAIS FEIA E MENOS BONITA ISSO NÃO ESTREMECEU A SUA VAIDADE, POR SER A BELEZA MAIS BELA DAS BELEZAS, E ASSIM VOCÊ SE FOI IGUAL A UMA FLOR AO DE BROXAR DE MANHÃ PERFUMADA E CHEIA DE VIDA, NO FINAL DA TARDE JÁ NÃO É MAIS A MESMA POR QUE MURCHOU.


Fonte:http://www.facebook.com/chiquinho.bezerraneto?fref=ts

Icapuí: Escola Horizonte da Cidadania da comunidade de Redonda comemorou o dia do Planeta Terra



A escola Horizonte da Cidadania realizou nesta sexta-feira, 26, a tradicional comemoração do dia do Planeta Terra. O evento está registrado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e é promovido anualmente. As atividades foram realizadas no período matutino, das 08 às 11horas


Ocorridas em vários espaços próximos da praia, especialmente na rua dos primos e na ponte, as atividades foram precedidas pelo discurso da diretora Maria Sileuda Silva, bem como por uma mini palestra proferida pela ambientalista Carla da Paz Bezerra. Para a participação dos estudantes no evento, cada turma ficou sob a responsabilidade de um professor.

A comemoração do dia do planeta terra foi motivada pela professora Mari Cecília Silvestre em parceria com o senhor Dominique, no ano de 2010. Ambos convidaram a escola para participar na primeira edição e a escola deu continuidade nos anos subsequentes. Além das várias atividades promovidas, o evento propicia a integração de professores e alunos e proporciona momentos de reflexão que apontam para a importância da consciência ecológica e o cuidado com a natureza.

Secretaria de Infraestrutura trabalha para retirar as areias das encostas que caíram com as chuvas


IMG_3312A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem trabalho redobrado com as chuvas
As chuvas tem sido constantes em Icapuí, e o que deveria ser uma dádiva divina — já que a falta dela trás transtornos horríveis à população — o excesso tem trazido transtornos com a queda das encostas.
IMG_3314IMG_3315IMG_3317IMG_3319
A ação do homem tem provocado todos esses problemas, porque sem nenhuma licença ambiental extraem a areia da serra do mar, cortando as matas nativas que seguram as encostas, que desabam nos períodos chuvosos.
Sexta-feira, dia 19/04, uma chuva de 180 mm — a maior registrada no Estado do Ceará segundo dados da FUNCEME — provocou a queda da encosta do Jardim Paraíso, trazendo grandes transtornos, mas o secretário de Infraestrutura e Urbanismo Alexandre Souza reuniu sua equipe e passou todo o dia de sábado resolvendo o problema.
Agora, as máquinas enchedeiras trabalham para retirar a areia que se acumula na estrada que dá acesso à praia de Barreiras, para que não provoque acidentes. É a Prefeitura de Icapuí trabalhando para dar mais comunidade e segurança ao povo praiano, priorizando as ações, e não se omitindo em relação as demandas emergenciais.
Fotos: Carlos Medeiros/ASCOM/GAPRE

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Artigo: Desabafo de um cidadão desiludido


Do Professor Wellington Pinto


O tempo vai passando e as coisas continuam do mesmo jeito, talvez pior. As Instituições que deveriam defender o Cidadão, não cumpre esse papel, como são feitas por pessoas, acaba se degenerando em nome do poder material.

A família já foi um referencial no passado, educava os filhos dentro daquela moralidade tradicional, mas servia, pois aprimorava o caráter do indivíduo para conviver em sociedade. Havia um respeito dos filhos com os pais e dos pais com os filhos. Hoje a família esfacelou, perdeu-se o respeito dos membros da família. Dentro do mesmo teto “con-vivem” pessoas estranhas que falam línguas diferentes.

A escola por mais tradicional que fosse dava respostas para a sociedade, os alunos aprendiam dentro da lógica enciclopedista. A escola tinha regras e duras, professor era respeitado, tantos pelos alunos, pais e sociedade. Não havia essa marginalização dentro das escolas como presenciamos hoje, uma falta de respeito dos alunos por seus mestres. Por mais que a escola fosse autoritária, porém dava respostas de positividade para a sociedade.

A religião católica agregava os jovens em torno dela. O catecismo de perguntas e respostas que as crianças eram obrigadas a decorar servia para orientar dentro da moral cristã.  As missas dominicais os jovens lotavam as igrejas e participavam do culto. Hoje só os mais velhos participam, com raras exceções de jovens que nos moldes da formação das famílias tradicionais que  educaram seus filhos a participarem dos momentos litúrgicos. A grande maioria curte a novela “salve Jorge”, ou se distraem no face, estudar que é bom só em dias de provas.

A política partidária nunca foi séria, no passado pelo menos os que estudavam sabiam diferenciar o joio do trigo e tinham até uma paixão de participar da vida política. Vale salientar que a corrupção sempre existiu na política, até com mais intensidade, só que não chegava ao Cidadão porque não tínhamos uma imprensa investigativa como temos hoje, por mais sacana que seja as nossas redes sociais, sabemos dos escândalos políticos e financeiros dos nossos “representantes” através dessa mídia perversa.  Os rombos ao erário público são vergonhosos e tudo termina em pizza. Diante desse quadro nefasto os jovens detestam política, tem nojo, não querem falar, se omitem de participar da vida pública.

Os cidadãos ficam reféns desses abutres que estão na política porque encontraram nela um meio de vida mais fácil de promover economicamente.

A sociedade corrompida pelas drogas, violência, pobreza, miséria, prostituição, tráfego de mulheres e crianças, favelamento urbano, fome, seca..., se fossem enumerar as mazelas da sociedade brasileira não seria um artigo, mas uma enciclopédia de criminologia social.

Diante dessa sociedade doentia o Cidadão perde a esperança, olha de um lado, do outro, e não ver luzes no final do túnel, o que fazer? Entregar os pontos não é a solução, acreditar por mais difícil que seja, acreditar com esperança e participação política, SER diferente do resto indiferente.



Icapuí: E o abandono das instalações do CVTP



As antigas instalações usadas anteriormente como refeitório e dormitórios pelos empregados da Petrobrás encontram-se totalmente abandonadas e atualmente servem de canteiro para os cactos.

O espaço fica localizado na Comunidade de Nova Belém e foi doado à prefeitura de Icapuí-Ce pela própria Petrobrás nos anos 90. Nessa época havia a pretensão administrativa de fazer funcionar um Centro Vocacional e Tecnológico, cogitou-se inclusive transformar o espaço em um CVT (Centro Vocacional e Tecnológico) o qual seria custeado pelo estado, coisa que nunca aconteceu.

O espaço também foi utilizado como escolado ensino fundamental. Muita gente ainda hoje reconhece aquele espaço como CVTP. Naquela época a prefeitura adquiriu inclusive alguns equipamentos, como microscópicos, objetos de utilização escolar e havia vez por outra encontros educacionais naquele espaço.

Sem querer culpar este ou aquele gestor, até porque o abandono já vem há décadas, cabe-nos a indagação: Qual o real destino planejado pelas atuais autoridades para aquele espaço de responsabilidade pública?

Fonte: Blog do vereador Marcos Nunes

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Parlamentares suspendem andamento da MP dos royalties para educação


Os deputados e senadores que analisam a Medida Provisória (MP) 592, que destina 100% dos recursos do petróleo para a educação, suspenderam a tramitação da medida provisória para aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da lei que redistribui os royalties entre todos os estados e municípios. Com a decisão dos parlamentares, o risco da MP caducar aumenta. A regulamentação está sob análise da Corte há mais de um mês, desde que a ministra Cármen Lúcia decidiu suspender a nova redistribuição dos royalties do petróleo. O prazo para que a medida provisória seja votada termina no próximo dia 12 de maio.
Depois de participar de uma reunião com a liderança do governo no Senado, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, não descartou a possibilidade de expirar a validade da matéria.
“Infelizmente, essa questão virou uma verdadeira paixão, quase futebolística. As posições estão muito acirradas”, disse, sem abrir mão do recado do governo. Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff não vai abrir mão da destinação dos royalties para a educação. “Se não pudermos garantir na votação da MP, temos ainda no Plano Nacional de Educação a possibilidade de garantir esse grande salto de desenvolvimento e de garantia para o futuro das próximas gerações, a partir dos royalties”, acrescentou.
A expectativa no Senado Federal era a votação sair por meio de um acordo na comissão mista criada para analisar a matéria. Na semana passada, o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), indicou que 100% da participação especial da União e do Fundo Especial de Estados e Municípios sejam destinados à educação e 100% dos royalties da União para a área de ciência e tecnologia.
Pelos cálculos do parlamentar, com essas transferências, R$ 16,2 bilhões iriam para a educação este ano, podendo chegar a R$ 42,4 bilhões. Para a ciência e tecnologia, seriam R$ 3,2 bilhões este ano, podendo chegar a R$ 7,1 bilhão em 2020.
(Agência Brasil)
Visto no blog do Eliomar

terça-feira, 23 de abril de 2013

Número de turistas estrangeiros no Ceará caiu em 2012


Italianos foram os que mais visitaram o Estado no último ano


Em 2012, o turismo receptivo de estrangeiros no Ceará caiu 6,1%, em comparação ao ano de 2011. De acordo com o Ministério do Turismo, 91.648 turistas de fora do Brasil visitaramterras cearenses em 2012. Em 2011, o Estado recebeu 97.553 visitantes estrangeiros. 

Comparado ao ano de 2011, houve uma queda de 6.904 visitantes Foto: Arquivo
O continente com maior emissão de turistas para o Ceará foi a Europa, com 86.378 turistas. Comparado ao ano de 2011, houve uma queda de 6.904 visitantes. A Itália segue como o país que mais enviou turistas ao Estado, com 25.853 visitantes. O número, porém, é menor que em 2011, quando 27.982 italianos vieram ao Ceará. Outros países europeus registraram significativo número de turistas no Estado, como Portugal, com 13.145; Alemanha, com 8.917 e Holanda, com 6.049.
Para o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, essa queda se deve, principalmente, por conta da crise que atingiu os países europeus no último ano. "Evidenciamos que durante a crise que atingiu a Europa, em 2012, o número de turistas estrangeiros caiu no Ceará".
Entretanto, conforme o secretário, já nos três primeiros meses de 2013 houve um aumento de 27,69% em relação a igual período do ano passado. "Já estamos tomando medidas para elevar esse número. A partir de junho iremos iniciar ações promocionais com empresas aéreas para atrair mais turistas", detalhou Bismarck. 
Sul-americanos no Ceará
Já a chegada de sul-americanos no Ceará dobrou em 2012: foram 604 turistas de países vizinhos no último ano. Quem mais viajou para os destinos cearenses foram os Argentinos, com 96 entradas registradas. Já em 2011, apenas 301 visitantes dos outros países da América do Sul vieram ao Ceará.
Maior parte dos turistas chegam através das vias aéreas: 84.231 viajaram de avião para conhecer o Ceará, enquanto somente 7.417 pessoas vieram através de via marítima.
No Brasil, cresce o número de turistas estrangeiros
Se no Ceará os visitantes oriundos de outros países diminuíram, no Brasil o número aumentou. Os destinos brasileiros receberam 5,6 milhões de turistas estrangeiros em 2012, um crescimento de 4,5% em comparação ao ano anterior.
As principais portas de entrada para visitantes estrangeiros no país são São Paulo, com 2.110.427 chegadas; seguido por Rio de Janeiro, com 1.164.187 chegadas e Rio Grande do Sul, com 810.170 visitantes.
Fonte:Diário do Nordeste

Estação Digital Caiçara contribui para o desenvolvimento da comunidade de Icapuí, no Ceará

Estação Digital Caiçara oferece formação para crianças de 7 a 14 anos

Contribuir com o desenvolvimento das crianças, estimular o empreendedorismo local e levar a inclusão digital para o município de Icapuí, no Ceará. Esses são alguns dos pilares da Estação Digital Caiçara, inaugurada há oito anos.
No local são oferecidos curso de Informática Básica, palestras, oficinas e seminários nas áreas de História, Memória, Cidadania e Meio Ambiente. O espaço de inclusão digital já capacitou mais de 300 crianças entre sete e 14 anos, e ofereceu acesso à internet para cerca de 500 pessoas.

“Já tivemos aqui na Estação Digital alguns alunos que já chegaram ao ensino médio, e outros estão fazendo universidade. Sempre procuramos saber se o projeto esta contribuindo com o desenvolvimento das crianças que estão aqui. A oportunidade dada agora às crianças gera possibilidades maiores quando adultas, um bom emprego, bom desenvolvimento, perspectiva de vida”, contou Antônio Lopes, coordenador da Estação Digital Caiçara.

Oficina de Meio Ambiente também é oferecida na instituição

Atualmente a Estação Digital tem as parcerias da Associação Caiçara de Promoção Humana, da Petrobrás, da Paróquia Nossa Senhora da Soledade e da Brasil Fundation. Antônio Lopes relata que apesar das parcerias a Estação Digital precisa de algumas melhorias. “Precisamos de computadores mais atuais para atender a grande demanda da comunidade, um estrutura melhor da sala e uma conexão de internet mais veloz”.

A educadora social, Ana Paula da Silva Lima desenvolve na Estação Digital um projeto chamado “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro”, onde mulheres da região produzem mercadorias, como doces, geleias, pães, artesanatos e farinhas, para comercializar, com intuito de gerar renda e desenvolver financeiramente a comunidade. O projeto foi contemplado em 2010, com o prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, com a tecnologia social: Cultivo Sustentável de Algas Marinhas. A premiação foi de R$ 50 mil, que foi investida em infraestrutura do local onde as mulheres se encontram para produzirem os produtos. Em 2012, o projeto foi escolhido para ser apresentado no Ministério do Meio Ambiente, pelo trabalho desenvolvido na transformação de algas marinhas em alimentos e cosméticos.


“Eu mais aprendi do que ensinei. É um aprendizado constante com as crianças”, conta a educadora social Ana Paula Lima.“Nesse processo de educadora social, a gente subestima muito as pessoas”. Eu mais aprendi do que ensinei. É um aprendizado constante com as crianças e estou avaliando com mais carinho tudo a minha volta a cada dia. “É muito gratificante estar aqui na Estação Digital e poder estar contribuindo para a transformação da minha comunidade”, finalizou Ana Paula Lima.
Por: Ana Carolina Silva
16/04/2013