quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Assembleia Legislativa do Ceará acaba com o 14º e 15º salários

Casa seguiu decisão tomada na quarta-feira pela Câmara dos Deputados

 
Assembléia Legislativa do Estado do CearáFORTALEZA - A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) resolveu nesta quinta-feira, 28, acabar com os 14º e 15º salários que eram pagos aos 46 deputados cearenses. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), anunciou o fim da ajuda de custo que os parlamentares recebiam no início e no final de cada sessão legislativa (começo e fim de cada ano). A Casa segue, dessa forma, decisão tomada pela Câmara dos Deputados, em Brasília.


José Albuquerque informou que vai se reunir com a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes na próxima quarta-feira, 6, para apresentar o projeto de resolução que altera o artigo 130 do Regimento Interno da Assembleia, para que os parlamentares não recebam mais os subsídios extras. A proposta vai ser submetida, em seguida, ao plenário.

"Esses subsídios são pagos, na verdade, a título de ajuda de custo aos deputados para cobrir despesas como as daqueles parlamentares oriundos do interior do Estado, que vêm residir na Capital. O que foi decidido ontem no Congresso Nacional irá, sem dúvidas, ser seguido também pela Assembleia Legislativa do Ceará", disse José Albuquerque. O deputado explicou que a mudança será oficializada e já passa a valer a partir deste ano.

A decisão é baseada em uma lei que estabelece que os parlamentares estaduais devem receber até 75% de tudo o que os deputados federais ganham. "Como eles não vão mais receber, automaticamente não receberemos também aqui", acrescentou o presidente da AL-CE. Com isso os 46 deputados cearenses só receberão dois subsídios extras, no início e no fim do mandato parlamentar. 

LAURIBERTO BRAGA - Agência Estado
Fonte: O Estadão/SP

Coelce alerta sobre cuidados com energia elétrica

 SEGURANÇA COM A POPULAÇÃO
Especialista da companhia de energia dá orientações sobre o uso seguro da energia elétrica, evitando acidentes na rua ou mesmo dentro de casa

Muitos acidentes envolvendo eletricidade podem acontecer por falta de atenção ou desconhecimento das pessoas. Com o intuito de alertar a população, especialista da Coelce dá algumas orientações importantes para o uso seguro da energia elétrica.
 
Fios e cabos partidos
 
É importante saber que a rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisões em postes e outros acidentes podem danificar a rede elétrica, vindo a partir um cabo ou deixá-lo pendurado ou ainda caído no chão. Em casos como esse, fique atento! Mesmo que falte luz no local, não significa que o cabo caído esteja desenergizado.

Por essa razão, ao avistar um fio partido, Eduardo Gomes, gerente de Operação Técnica da Coelce, orienta que se isole a área com galhos de árvore, triângulo, cones ou outros tipos de sinalizadores de perigo e ligue imediatamente para a Coelce (0800.2850196). Além disso, a capa que envolve alguns desses cabos não é garantia de que a fiação esteja isolada, ou seja, há sim risco de choque elétrico ao tocar ou mesmo se aproximar desses fios.

Níveis de tensão

A rede elétrica possui basicamente três tipos de tensão: baixa, média e alta. Portanto, nem todo fio partido pertence à tensão mais alta. Pode ser de média ou baixa, dependendo de onde esteja localizado ou se pertencer a outros tipos de rede, como telefone, TV a cabo e internet. Na parte mais alta dos postes, geralmente estão localizados os cabos de energia. Nos níveis mais altos de tensão (média e alta) também, não é necessário tocar nesses cabos para sofrer um choque, basta apenas se aproximar. Ação essa que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até a morte.

“Não tente identificar se é uma fiação de baixa, média ou alta tensão. Apenas profissionais da área, como eletricistas ou engenheiros eletricistas, têm conhecimento técnico suficiente para fazer esse tipo de diferenciação”, alerta Eduardo Gomes. O choque elétrico se dá pela passagem da corrente elétrica através do corpo humano e, dependendo por onde ela passe, pode ser letal.

Em caso de choque, como proceder
 
Não toque na vítima, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. Se possível, desligue imediatamente a fonte dessa eletricidade. No caso de residências, é o disjuntor (registro geral) da casa.

Se estiver na rua e não for possível desligar a fonte, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica, utilizando material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). “Nunca use objeto metálico, não toque diretamente na vítima com as mãos e evite materiais molhados, como uma toalha úmida”, acrescenta o gerente de Operação Técnica.

Depois disso, verifique, então, se a vítima está consciente e respirando. Caso não e você saiba aplicar os primeiros socorros, tente manter a tranqüilidade e o faça com cuidado. Enquanto isso, peça a alguém para ligar imediatamente para o serviço de emergência pelo número 190.

Trote coloca em risco a vida das pessoas

Evite o trote. Cerca de 30% das ligações que a Coelce recebe na sua Central de Relacionamento não correspondem a situações reais. “Quando nossas equipes chegam ao local indicado, não há fio partido ou risco de choque elétrico”, diz Eduardo. Além dos custos de deslocamento das equipes, o trote pode colocar em risco a vida de alguém que realmente pode estar em perigo e que, em função dessa fraude, deixou de ser atendida.

Raios

A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo distante do local onde a descarga atmosférica incidiu, pode ser propagada pela fiação existente nas vias públicas (energia, telefonia, TV a cabo etc) e entrar na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento (stand by).

Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel. Além disso, essas descargas atmosféricas podem provocar choques elétricos graves e até levar à morte. Por isso, Eduardo Gomes elenca algumas orientações importantes que devem ser seguidas por quem está dentro ou fora de casa durante tempestades.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

-                     Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
-                     Não usar chuveiro ou torneira elétrica;
-                     Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto;
-                     Evitar ligar equipamentos elétricos;
-                     Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
-                     Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

-                     Não ter contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
-                     Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças;
-                     Não estar em locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. Caso esteja em descampados, a Coelce orienta que permaneça agachado.

E não esqueça: prevenção é a melhor combinação com segurança. Qualquer dúvida, emergência ou identificação de alguma situação de risco à segurança da população envolvendo energia elétrica, entre em contato com a Coelce pelo número 0800.285.0196. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer hora do dia ou da noite, durante todos os dias (inclusive feriados e fins de semana), de telefone fixo e móvel.

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553

STF vincula piso à carreira a partir de 2011


piso_lei_faa_valer
O Supremo Tribunal Federal definiu, em votação na tarde desta quarta-feira, que os estados e municípios devem cumprir integralmente o valor estabelecido pela Lei do Piso Nacional do Magistério na forma de vencimento inicial da carreira, sem recorrer a abonos e outras complementações, a partir de abril de 2011.
A CNTE esclarece que a lei entrou em vigor a partir de 2008. Até abril de 2011, quando houve o julgamento do mérito, era permitido aos governadores e prefeitos cumprir o valor estabelecido pela lei incorporando gratificações e benefícios.
A partir de abril de 2011 esse artifício deixou de ser permitido, conforme decisão do STF. O Tribunal também negou recurso pedido pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que solicitava mais um ano e meio a partir de abril de 2011 para o pagamento que incluía as complementações.
Em suma, a decisão do STF não deixa mais nenhuma desculpa para o descumprimento da lei em todo o país. Todo estado e município que, a partir de abril de 2011, não pagou o vencimento do Piso na carreira, poderá sofrer recursos judiciais para o pagamento retroativo de 2011 até o presente. Os gestores que deixaram de pagar o valor nominal do piso definido para os anos de 2009 e 2010 também poderão sofrer ações judiciais, uma vez que deveriam ter o valor integral ainda que em forma de complemento.
A votação do STF elimina qualquer dúvida e todos os artifícios que os governadores tentaram até hoje para não cumprir a lei.
(Atualizado às 20h20, 27/02/13)
Mais:
Fonte: CNTE

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ICAPUÍ: PRAIA DE PONTA GROSSA



Localizada no município de Icapuí, a Praia de Ponta Grossa conserva um aspecto nativo, exibindo a antiga cultura cearense. Ponta Grossa é próxima de outras praias e não possui grande infraestrutura turística.
A paisagem, além da beleza do mar, ganha o incremento das falésias com diferentes cores. Além disso, o local é marcado por uma ponta de pedra em barro vermelho que segue até o mar. Os visitantes podem apreciar o cenário em duas barracas: a Pantanal e a do Seu Chico.
De acordo com os moradores, a lagosta mais saborosa da região se encontra lá, além dos melhores e maiores camarões e peixes. Uma das especialidades que um visitante não pode deixar de experimentar o camarão no bafo, que uma forma simples de preparar a iguaria.
Nas noites de sábado e domingo, os visitantes têm opções para dançar em vários locais no entorno da cidade, com forró e reggae, as preferências musicais dos nativos. Além do esporte e da dança, a Praia de Ponta Grossa conquista os turístas por meio do artesanato local - a cidade possui um minimuseu, com achados indígenas e holandeses - e passeios de buggy e bote à vela, com direito a mergulho no corais.
Curiosidades
Dizem que, antes de Cabral, o navegador espanhol Vicente Pinzón desembarcou no Brasil, na Praia de Ponta Grossa. Como não se tratava de uma viagem oficial, a visita não foi aceita como o descobrimento. A história é que Pinzón, dois meses antes de Cabral chegar a Porto Seguro, na Bahia, teria batizado o lugar de Cabo de Santa Maria de la Consolasción. A praia também teve colonização holandesa.
Quem visita tal local não pode perder:
  1. A vista do mirante na entrada da cidade, de onde se deslumbra o mar de coqueiros que se confunde com o verde do próprio oceano.
  2. A trilha ecológica de Ponta Grossa, demarcada com identificação das espécies vegetais nativas e de onde se avista o mais belo pôr do sol em Icapuí, de cima de uma imensa duna.
  3. A visita à Estação Ecológica de Mangue Pequeno, com acesso a uma plataforma que adentra o mangue, para observação da fauna e da flora da região do mangue.
Acesso
A 210 km de distância de Fortaleza, a Praia de Ponta Grossa é próxima ao município de Aracati. Para quem parte da capital cearense, basta viajar pela CE-040, dobrando na BR-304 e seguindo até o município de Icapuí, pela CE-261.
ONDE FICAR:Refugio canaa
Refúgio Canaã
Telefone: (85) 9244-1676 / 9964-9012
Visite o site
Fonte: http://www.jangadeiroonline.com.br/especiais/praias-ceara/#

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

José Airton participa de posse do reitor da IFCE e reforça a construção do pólo avançado de Icapuí





O deputado federal José Airton participou nesta terça-feira, dia 26, da solenidade de posse do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Virgílio Augusto Sales Araripe, no Ministério da Educação, em Brasília. Na ocasião, José Airton reforçou a construção do polo avançado de Icapuí, cujo terreno já foi doado para implantação do Instituto, e os novos campi avançados do IFCE nos municípios de Russas e Pentecostes.

Estavam presentes na solenidade o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ex-reitor da IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Marco Antonio de Oliveira, o Senador José Pimentel (PT/CE), o deputado Chico Lopes (PCdo B/CE), o deputado Ariosto Holanda (PSB/CE) e representantes rede federal.

Após a reunião, ficou acertado uma reunião com o Ministro da Educação, o Secretário da SETEC e o novo Reitor da IFCE para tratar de agilizar o polo avançado do Instituto Icapuí e os novos campi do IFCE de Russas e Pentecostes.

Fonte:http://www.joseairton.org.br/noticias/c_texto.asp?id=1922

Eduardo Campos diz que críticas de Ciro não são novidade. Ele não virá para esta de Lula no Ceará


EDUARDO-CAMPOS-PREFEITOS-10
Sempre apontado como candidato à Presidência da República, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), evitou, nesta segunda-feira, polemizar com seu correligionário, ex-ministro Ciro Gomes, que afirmou, neste fim de semana, em Fortaleza, que o considera desprovido de visão e de projeto para o País.

“Discordo da opinião dele e essa não é a opinião do partido”, reagiu Campos, presidente nacional do PSDB, nesta segunda, depois de fazer palestra na abertura de seminário promovido pela revista Carta Capital, no Recife, com o tema “Nordeste: como enfrentar as dores do crescimento”. No evento, Campos defendeu que para crescer no século 21 de forma mais equilibrada – depois de por fim à inflação e aumentar a distribuição de renda -, o Brasil precisa reduzir as desigualdades regionais.
Ele destacou que as desigualdades – que não se limitam ao Nordeste, mas se estendem também pelo Sudeste e região de fronteiras – devem ser superadas como forma de “não reproduzir o mesmo padrão dos 500 anos de história do País, onde alguns vivem uma realidade que se assemelha aos melhores países da Europa e outros moram em situações que se assemelham às piores condições vividas no território africano”.
CIRO GOMES
“Isso não é nenhuma novidade, ele (Ciro) vem falando isso, só que desta vez ele falou em relação a Dilma, a Aécio, a Marina, a todos”, disse ao comentar que a crítica de Ciro referiu-se também à presidente – lançada à reeleição semana passada pelo ex-presidente Lula – e aos possíveis candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva, que está criando um novo partido, o Rede Sustentabilidade.
Indagado se o caminho de Ciro será a saída do PSB, o governador observou que o PSB é um partido democrático, no qual as pessoas têm direito de ter suas opiniões. “Mas o debate sobre o que o partido vai fazer ou deixar de fazer deve ser travado no momento certo, nas instâncias certas”, afirmou.
Sobre uma eventual movimentação do governo federal para tirar o PSB do páreo na disputa presidencial em 2014 – com a eventual ajuda dos irmãos Ciro e Cid Gomes, governador do Ceará – Eduardo reiterou o discurso de que o partido não está pensando nisso. “É hora de juntar o Brasil, discutir o que interessa com a população”, disse, ao frisar “o tamanho do desafio que o País tem pela frente: vencer as desigualdades regionais”.
AUSÊNCIA
O governador disse que não irá comparecer ao encontro do PT em Fortaleza, dentro das comemorações dos 10 anos da legenda no governo federal – “o partido será representando pelo vice-presidente Roberto Amaral”.
(Com Agência Estado)
Visto no blog do Eliomar

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeito de Icapuí é destaque da revista Gente de Ação



O prefeito municipal de Icapuí é o destaque da edição nº 100 da revista Gente de Ação. A matéria de capa enfatiza o novo estilo de administrar a cidade adotada por Jerônimo Reis, onde promete uma vida nova para Icapuí.

A reportagem salienta as dificuldades encontradas pelo novo prefeito após a eleição suplementar, em 2011, diante de uma estrutura sucateada, população sem confiança, setores administrativos desorganizados. Jerônimo Reis enfrentou 13 meses de muitas dificuldades e aprendizado, como informa a matéria. Segundo ele, os desafios foram enormes e desafiadores. As primeiras ações focaram a recuperação das estradas do município, construção de novos postos de saúde e reforma do hospital municipal. Foram ações que deram uma nova cara à cidade e recuperou a autoestima dos icapuienses.

 Em 2012, Jerônimo Reis foi reeleito prefeito municipal de Icapuí nas eleições oficiais, para o exercício 2013-2016. Após uma campanha eleitoral histórica e efervescente, como descreve a reportagem, Jerônimo obteve 60,06% dos votos válidos, iniciando o novo governo em janeiro de 2013. A nova gestão tem como objetivo resgatar o sucesso de gestões petistas anteriores, que elevaram Icapuí ao patamar de exemplo de administração democrática, reconhecida nacional e internacionalmente.

Para isso, Jerônimo Reis conta com importantes apoios. Entre os principais apoiadores da nova gestão, estão o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e o deputado federal José Guimarães (PT-CE), como cita a revista. Além destes, Jerônimo Reis tem conseguido firmar parcerias com representantes do Governo Federal com o objetivo de captar recursos a serem investidos no município.
A revista Gente de Ação está disponível em versão impressa e também no site www.gentedeacao.com.br

Visto no site da Educativa Fm

Pelo menos três vereadores de Icapuí não querem duas Sessões na Câmara

Os vereadores de Icapuí Antônio Carlos, Almir Alcântara e Felipe Maia apresentaram Projeto de Substituição n.°001/2013 que visa dentre outras coisas manter uma única Sessão Ordinária Semanal e dar plenos poderes apenas para a Mesa Diretora decidir onde será a Sessão "Extraordinária" Itinerante das comunidades (Sem Obrigação de Comparecimento)

O Projeto de Resolução Original de autoria do Vereador Marcos Nunes do PCdoB visa a constituição de duas sessões ordinárias semanais, das quais uma mensal seria transformada em Sessão "Ordinária" Itinerante (Obrigação de Comparecimento) e prevê que as Seções Itinerantes ficaria por conta do plenário decidir, processo muito mais democrático.
As duas sessões semanais visa desmistificar o imaginário popular de que o vereador não trabalha e não comparece a  Câmara Municipal de Icapuí durante o resto da semana, sobrando ainda três dias caso haja reuniões das comissões ou visitas comunitárias.


Se o Projeto Substitutivo for aprovado anula-se o Projeto Original do Vereador Marcos Nunes.



Clique em cima para ampliar a imagem

Fonte: Vereador Marcos Nunes

Visto em Peixe Gordo News

Mar avança e causa prejuízos em Icapuí

 
Rdonda uma das praias de Icapuí prejudicada pelo avanço do mar
 
Duas escolas destruídas e mais de 15 casas atingidas. Eis o saldo recente do avanço do mar na Praia de Barreirinha, em Icapuí, segundo o deputado federal José Airton (PT). O Labomar, da Universidade Federal do Ceará, já tem projeto de contenção, mas falta a verba. O Deputado José Airton esteve, nesta semana, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília. Tendo ao lado o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis (PT), e um grupo de vereadores, deixou o pleito.
Há promessa de R$ 15 milhões.
Fonte: Blog do Eliomar
Visto em Peixe Gordo News

Cientistas descobrem "micro continente" pré-histórico no fundo do Oceano Índico

Continente prehistórico perdido bajo dos islasUm "micro continente" pré-histórico, escondido de baixo de uma camada de lava foi identificado a melhares de metros de profundidade no Oceano Índico, perto das Ilhas Maurício e da Ilha da Reunião, revelou um estudo publicado neste domingo na revista científica britância Nature Geoscience.
Este fragmento de continente, batizado Mauritia, se desprendeu há cerca de 60 milhões de anos de Madagascar na época em que esta grande ilha estava se afastando da Índia.
A formação dos continentes é associada a colunas eruptivas, com a subida de rochas extremamente quentes oriundas do manto terrestre.
O calor é tanto que acaba separando as placas tectónicas ao parti-las em dois.
A parte oriental de Gondwana, um "supercontinente" surgido há 600 milhões de anos, começou a ser partida durante o período jurássico.
Em seguida ocorreram vários outros desprendimentos que deram lugar a Madagascar, Índia, Austrália e Antártida.
No entanto, alguns pedaços destas massas continentais podem ter se perdido durante o deslocamento, como as Ilhas Seychelles, consideradas até hoje uma curiosidade geológica pelos cientistas.
"Conseguimos mostrar que fragmentos de continentes continuaram se deslocando em cima da coluna eruptiva da Ilha da Reunião, o que explica porque foram cobertas por rochas vulcânicas", explicou Bernard Steinberger, do centro de pesquisas alemão GFZ.
"O Oceano Índico pode estar cheio de fragmentos de continente", concluiu o estudo.
Fonte: O POVO

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Icapui: O pessoal aprovado no concurso da Câmara exige efetivação nos cargos

Reunião do presidente do Sindicato com os aprovados no
 concurso da Câmara Municipal de Icapuí. Foto: Ivan Souza

Hoje pela manhã (22/02) antes da sessão na Câmara dos Vereadores de Icapuí, um grupo de oito dos doze aprovados no Concurso Público realizado recentemente pelo legislativo municipal, estive    reunido com o presidente do Sindicato dos Servidores, Celestino Cavalcante, na oportunidade foi discutida  a atual situação deles (os aprovados do concurso) e os devidos encaminhamentos que deve ser providenciados até a efetivação destes.



Pedro Paulo Fernandes, morador da comunidade do Manibu,  um dos aprovados no referido concurso, fez o uso da palavra no plenário da Câmara Municipal, na Tribuna Popular, para reivindicar da presidente da casa a efetivação do pessoal aprovado no concurso já mencionado. 


Veja na integra o discuso feito pelo Pedro Paulo Fernandes

Gostaria de desejar a todos um bom dia. No mesmo instante, quero cumprimentar Vossas Excelências como também o povo de Icapuí que nos escuta através dá ou da internet.

Pedro Paulo um dos aprovados no concurso. Foto: Ivan Souza
Como é do conhecimento de todos, a Câmara Municipal de Icapuí realizou no final do ano passado, ainda na gestão do então presidente Manoel Jeová, o Concurso Público para preenchimento do seu quadro efetivo de funcionários. Foram ofertadas 12 vagas, distribuídas nos cargos de Agente Administrativo, Analista Legislativo, Técnico de Informática, Motorista, Vigia e Auxiliar de Serviços Gerais. Mediante ao Resultado Final do Concurso pela empresa responsável, dirijo-me a presidente desta casa, para que a mesma forneça os devidos esclarecimentos sobre a real situação do Concurso. Ao procurar a Senhora Presidente no início de Janeiro, a mesma me informou que a convocação seria feita no início do mês de Fevereiro, e numa explicação foi dada. Alegava-se a falta de alguns documentos, os quais já deve ter sido entregue á Câmara pelo vereador Cadá, mas a mesma não tomou numa providência a fim de convocar os aprovados. Sabemos que não é por falta de orçamento, pois a Câmara têm recursos suficientes para tal fim. E, além disso, a Câmara enquanto instituição, seria empenhada com o desenvolvimento do município de Icapuí, necessita desses funcionários, para o pleno funcionamento de suas atividades. Ouvem-se rumores na cidade que O concurso seria anulado, pois não houve licitação. Mas todos nós sabemos que o Concurso transcorreu com total transparência, e que o simples fato de não ter havido licitação, não caracteriza um problema para a nomeação dos aprovados. Se a licitação não ocorreu foi porque algum vereador da legislatura passada deixou de exercer seu papel de fiscalizador. E que todo questionamento ou falha apontada agora, será útil simplesmente para atrasar o andamento do processo.


Entendo que a Câmara não deve se furtar ao diálogo e que a tribuna popular, espaço concedido ao povo, nunca deve ser cancelada ou interrompida, como aconteceu na última sexta-feira comigo, quando iria tratar do assunto que abordo agora. Quiseram silenciar minha voz, mas em nome dos doze aprovados no concurso trago aqui uma cobrança mais que justa, e que não deveria ser motivo de tanta demora. Agora raciocine comigo: A Câmara precisa dos agentes Administrativos, precisa do Analista Legislativa, precisa dos Motoristas, como também do Técnico de Informática, além de seus vigias, e de seu Auxiliares de Serviços Gerais, formando um corpo empenhado no desenvolvimento das ações da Câmara Municipal. As vagas existem, pois há carência de tais funcionários. E se as vagas existem, deve existir orçamento para o pagamento de seus empregados. Seria correto, um prestador de serviço, ocupar o cargo de um concursado? Coloquem-se senhores Vereadores no lugar de cada um dos 12 aprovados. Qual seria a reação dos senhores, se outro candidato que se quer foi eleito ou diplomado ocupasse o cargo o vos foi confiado pelo povo de Icapuí? Queremos que a vereadora possa falar conosco, e que possa dá uma resposta a todo povo deste município, que aguarda ansioso pelo desdobramento dessa questão. De forma que não podemos procurar outro emprego, correndo o risco de deixa-lo ser convocado pela Câmara. Proponho que a presidente assine o Edital de Convocação na presença de todos nós e possa provar ao povo de Icapuí que a convocação não depende não depende da vontade de qualquer grupo político, recebemos de todos os presentes uma salva de palmas e o reconhecimento do seu trabalho. Está casa deve ser um espaço contínuo de discussão saudável, de modo que os vereadores não devem ser omissos à questão. Como se pode cobrar o Concurso da Prefeitura se a Câmara se quer empossou seus aprovados?


Entendo que o Concurso é o meio legal para a entrada no serviço público, e que o mesmo transcorreu com total lisura, visto que a empresa já concluiu suas atribuições, resta a Câmara de Icapuí tão somente empossar os aprovados em seus respectivos cargos e dar respostas não só aos aprovados, mas a todos que se inscreveram e dedicaram meses de estudos para obter êxito no referido Concurso. Mesmo sabendo que o prazo de validade é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, não se justifica contratar funcionários, sem antes retribuir o esforço daqueles que estão aptos a exercer suas funções. Sabemos que a Câmara tem recursos financeiros suficientes para o pagamento de seus servidores e que a folha dos aprovados não ultrapassa a 10.000 reais por mês. É esperado por toda a população deste município, a imediata efetivação. Partindo do pressuposto que não deve haver interferências políticas em tal processo, conclamo as autoridades deste município para que façam valer os nosso direito. O Resultado Final do concurso foi liberado desde o dia 05/12/12, e o Edital de Homologação foi assinado desde o dia 27/12/12. De acordo com o Edital, o último passo é publicar o resultado no Diário Oficial dos Municípios, e posteriormente convocar os aprovados para confirmar as informações prestadas no ato da inscrição, submetê-los a exames médicos e outros requisitos que se fizerem necessários empossando-os em suas respectivas funções.
Que a Câmara faça uso dos diversos meios de comunicação disponíveis para dar transparências as suas ações. Vale ressaltar, além dos edis, a Câmara de Vereadores é formada também pelo povo, vez que votando em seus candidatos, escolhendo seus legítimos representantes, E a obrigação destes, uma vez eleitos, é fiscalizar as ações e propor melhorias no tocante a qualidade de vida do nosso povo. Que o ex-presidente da Câmara bem como a atual presidente, possam dar os devidos esclarecimentos ao povo desta cidade. Afinal o montante oriundo das inscrições no concurso é dinheiro público. E a Câmara enquanto instituição séria e compromissada com o bem do povo de Icapuí, deve verdadeiramente dar resposta correta a todos aqueles que conseguiram ser aprovados por mérito próprio, não por indicação ou vontade política. Para finalizar, gostaria de encerrar as minhas palavras agradecendo o espaço concedido e a atenção de todos os presentes. Esperamos, por fim que os frutos dos nossos esforços, enquanto estudantes possam ser colhidos brevemente. E que a presidência desta casa, use de suas atribuições conferidas em lei para promover o bem comum e o progresso do município de Icapuí.

Prefeitura de Icapuí construirá 40 casas na comunidade de Redonda

Moradores da comunidade de Redonda serão beneficiados com a construção de 40 casas do Programa Minha Casa Minha Vida 2
A Prefeitura Municipal de Icapuí, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, dará início à construção de 40 casas populares na comunidade de Redonda. A obra terá início logo após a preparação do terreno onde serão construídas as novas moradias. O recurso de um milhão de reais destinado a obra é oriundo do Programa Minha Casa Minha Vida 2 do Governo Federal, através do Ministério das Cidades.

As unidades habitacionais irão beneficiar diretamente as 40 famílias já cadastradas que necessitam de uma moradia digna. Com isso, o governo municipal dá um importante passo na diminuição do déficit habitacional que há em Icapuí, onde ainda é possível encontrar moradias sem condições de serem habitadas - muitas feitas de taipa ou palha.

Fonte: Educativa FM


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SINDSERPUMI busca parceria para orientar os servidores sobre a previdência

Na foto: Mário Cesar, Marcus Nunes, Anísio Melo, Celestino e Ítalo Bezerra
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí, Celestino Cavalcante, esteve no dia de ontem 20/02 reunido com o presidente do Sindicato APEOC e com o representante da assessoria da instituição Dr. Ítalo Bezerra, na oportunidade o presidente buscava estabelecer uma parceria com a APEOC para que esta pudesse atuar neste município na orientação dos servidores em termos de previdência.

O presidente do SINDSERPUMI elencou uma série de dificuldades que tem enfrentado no que concerne às informações prestadas aos servidores que se encontra em idade de aposentadoria. O presidente do sindicato APEOC Anízio Melo, ressaltou a importância de estabelecer esta parceria com os companheiros sindicalista em Icapuí, visto que o presidente Celestino Cavalcante além de representar uma entidade com muita respeitabilidade é também membro da direção estadual da APEOC e um companheiro valoroso na luta em defesa dos servidores públicos.

Ficou combinado que o sindicato terá que encaminhar alguns documentos relacionados a previdência à assessoria daquela entidade na próxima semana para que esta possa estudar a situação.  Também ficou pré-agendado uma reunião com o Dr. Ítalo Bezerra e os servidores em Icapuí no próximo dia 09/03 a partir das 09:00 horas da manhã, em um local a ser definido posteriormente.

Fonte:http://www.sindicapui.org.br