terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Segunda eleição para prefeito e vereadores de Icapuí

O período que antecedeu a segunda eleição municipal da história de Icapuí, a começar pelo ano de 1987 e se prolongado por todo ano de 1988 (ano eleitoral) faram bastantes tensos e tumultuados em virtude das implicações causada pela adesão ao Partido dos Trabalhadores, pelo então prefeito de Icapuí, José Airton Félix da Silva e mais um grupo amigos que lhe seguiram. Esse fato causo  muita inquietação no grupo dos remanescentes do PMDB, principalmente, por aqueles que eram familiares do então prefeito. Vale lembrar que José Airton (prefeito), e os vereadores José Edilson da Silva, Raimundo Bonfim Braga e Antônio Cesar Rebouças foram eleitos pelo PMDB na eleição de 1985. E desses três vereadores, somente  José Edilson não acompanhou o José Airton, e permaneceu no PMDB.
A mudança de partido parte do prefeito naquele momento trouxeram algumas implicações no campo político-administrativo de Icapuí, entre elas podemos destacar o rompimento com o governo estadual e as dificuldades na relação com a Câmara Municipal. As dificuldades ocorridas entre o poder Executivo e poder Legislativo local, trouxeram algumas consequências para o para o bom andamento da administração municipal, naquela época.

Integrantes do primeiro Diretório Municipal do PT de Icapuí
Titulares: Líder da Bancada Raimundo Bonfim Braga, José Aírton Félix da Silva, Carlos Antônio de Souza, Antônio Cesar Rebouças, Augusto Álvaro Jerônimo Gomes, Francisco José Teixeira, Francisco Bezerra Neto, Luiz Teixeira de Souza, Selma Maria de Oliveira, Suplentes: Francisco Rubênio de Oliveira, Gabriel Epifânio dos reis, Eliseu Carlos de Freitas. Conselho de Ética: José Wilson da Silva, Francisco Luiz da Costa, Raimundo Ivan da Silva e Souza, Raimundo José Reis Félix e José Reudson de Souza.

Na segunda eleição para prefeito de Icapuí, foram registradas três chapas para concorrer no pleito de 1988, tendo   duas de caráter oposicionista e a outra de caráter governista, ou seja, a que defendia a continuidade do referido governo municipal, naquele momento governado pelo Partido dos Trabalhadores.

CHAPA DO PMDB
A chapa estava composta pelos senhores Raimundo Lacerda da Costa, na condição de prefeito e Luís Rodrigues para vice- prefeito (Lulu de Apolinário), o primeiro era detentor de grande prestigio com boa parte do povo praiano, principalmente, com as famílias mais tradicionais da região, já o segundo, era filho de uma família tradicional do centro de Icapuí. A chapa obteve o poio significativo de lideranças tradicionais, principalmente nas comunidades de Melancias, Mutamba, Barreiras e Manibu. Algumas dessas lideranças pertenciam ao grupo de praianos que lutaram pela emancipação de Icapuí em 1984. A referida chapa também obteve apoio expressivo de vários proprietários de bacos lagosteiros (motorizados) da região, os quais revelavam que se identificavam muito o candidato a prefeito, o qual era um armador de pesca bem sucedido, para os parâmetros da região de Icapuí. Além do apoio de outros seguimentos da sociedade Icapuiense, como pescadores, agricultores e donas de casas, entre outros.

CHAPA DO PMB
Nesta chapa tinha uma mulher como candidata a prefeita, tratava-se da doutora Ana Maria Oliveira (filha de Pedro Estevão) e José Francisco da Costa (mais conhecido por Dedé de Fransquim Girome), na condição de vice-prefeito.  A candidata à prefeita do PMB, mesmo sendo natural de Icapuí, era uma pessoa ainda pouca conhecida, pela maioria dos habitantes praianos, pois a mesma havia saído de Icapuí ainda muito jovem, para dedicar-se aos estudos e a formação profissional na capital cearense. Em relação ao seu companheiro de chapa, este por sua vez era uma pessoa bastante conhecida na região, onde o qual era detentor de grande amizade entre as pessoas do setor pesqueiro (comerciantes, donos de barco e pescadores da região de Cajuais a Tremembé), além de ser originário de uma das maiores famílias da região praiana. Essa chapa contou com o apoio de grande parcela de eleitores, que havia votado pelo NÃO, em 1984, os quais seguiam a orientação política de lideranças locais, como por exemplo, no caso de Ibicuitaba e do Centro, que eram aliados políticos dos tradicionais governantes do Aracati, e que foram contrários à criação do município Icapuí.

CHAPA DO PT

Foto: Foto da chapa do PT na eleição de 1988Primeiramente, quem seria o candidato a prefeito na chapa do PT, era o professor Gabriel Epifânio dos Reis, mas por questões relacionadas à saúde, este foi substituído por Francisco José Teixeira (Dedé Teixeira) e para completar a chapa foi indicado o nome de Francisco Bezerra Neto (Chiquinho de Aldenor) para ser o vice-prefeito. Dedé Teixeira na época era o Secretário de Turismo da Prefeitura de Icapuí, e vinha desempenhando um bom trabalho, sobre tudo com o público jovem do município, o que contribui em muito para a sua indicação para prefeito. Mas necessitou muito do empenho do então prefeito de Icapuí, José Aírton e das demais lideranças que apoiavam o governo municipal, nas diversas comunidades. É que uma grande parte da população do município de Icapuí, não conhecia o Dedé Teixeira, pessoalmente. Quanto ao candidato à vice, este exercia certa influência na região de Redonda, pois o mesmo havia atuado em grupos de jovens ligados a Igreja Católica, por algum tempo, além de ter se dedicado ao máximo pela emancipação de Icapuí, entre eleitores daquela região.
 A campanha eleitoral foi marcada por muitos discursos inflamados e apelativos, que em determinadas ocasiões mexeram com os nervos de eleitores, apoiadores, e em alguns momento pelos próprios candidatos, criando assim, um clima de hostilidade na cidade entre os partidários, essa rivalidade ia se agravando na medida em que se aproximava o dia da eleição. E infelizmente neste dia foram registrados alguns fatos desagradáveis, envolvendo populares e até mesmo alguns políticos da região.

Depois de passado todo processo eleitoral, a chapa formada pelo Partido dos Trabalhadores foi à vitoriosa, obtendo 2.091 votos, em segundo lugar ficou a chapa do PMDB com 1,669 votos e na terceira colocação ficou a chapa do PMB, que obteve 1.248 votos.



Veja relação dos eleitos na eleição de l988
Prefeito: Francisco José Teixeira (PT)
Vice-prefeito: Francisco Bezerra Neto (PT)
Vereadores do PT: Antônio Cesar Rebouças, Raimundo Bonfim Braga e José Almir Alcântara da Silva  Vereadores do PMB: Nonato de Souza Rebouças, Oceliano Moreira de Oliveira e  Auricelia Bezerra Braga da Silva
Vereadores do PMDB: José Edilson da Silva, José Francisco da Costa e Alzenite Gomes dos Reis.

Por Ivan Souza

 
 

Um comentário:

  1. Prezado Ivan, leitor assiduo que sou deste instrumento valioso de comunicação em nosso municipio, tenho o dever de corrigir o equivoco deste post. que informa os vereadores eleitos na eleição de 1988 no municipio de Icapuí.
    Antonio Cesar Rebouças
    Auricelia Bezerra
    Auzenite Gomes dos Reis
    Gilson da Paz de Oliveira
    Jose Almir Alcantara
    Jose Edilson da Silva
    Jose Francisco da Costa
    Manuel Porto Rodrigues
    Nonato de Souza Rebouças
    Oceliano Moreira de Oliveira
    Raimundo Bonfim Braga

    Aproveito a oportunidade para lamentar a passagem do Ex vereador Nonato de Souza Rebouças, os sinceros sentimentos de pesar a familia.

    Rubens da Cunha Rodrigues




    ResponderExcluir