sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dilma vai reunir novos prefeitos para discutir educação infantil, anuncia José Pimentel

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE) senador José Pimentel (PT) informou, nesta sexta-feira, que a presidenta Dilma Rousseff vai convocar os novos prefeitos para debater sobre educação infantil, uma das principais metas do novo plano. A ideia é realizar um seminário nacional no início de 2013. Segundo Pimentel, o encontro servirá para orientar os novos gestores e discutir estratégias para que os municípios atinjam as metas estabelecidas pelo PNE para a educação infantil.
José Pimentel participou de audiência pública na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira sobre o novo PNE, e voltou a defender a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.
“Queremos vincular 100% dos royalties do petróleo para a educação. Essa é a fonte mais viável de recursos para garantir a execução do PNE”, disse Pimentel.
Fonte: Blog do Eliomar

Saúde oficializa acordo para produzir remédio para a Aids no Brasil


Sulfanato de atazanavir será feito no Rio de Janeiro pela Farmanguinhos.
Governo pode economizar mais de R$ 80 milhões por ano com parceria.

 
O Ministério da Saúde oficializou nesta sexta-feira (30) uma parceria com uma farmacêutica norte-americana para produzir no Brasil o sulfanato de atazanavir, um antirretroviral importante no tratamento da Aids.
 Com a parceria, o medicamento registrado pela Bristol-Myers Squibb passará a ser produzido nos laboratórios do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que é ligado ao governo federal.
O acordo de transferência de tecnologia oficializado agora já tinha sido firmado em 2011. A partir de 2013, os medicamentos produzidos em território nacional serão distribuídos na rede pública. Hoje, o Ministério da Saúde já distribui o remédio para cerca de 45 mil pacientes, mas o produto é importado.
Segundo o Ministério, a economia obtida com a parceria vai chegar a R$ 81 milhões por ano. O acordo inclui a distribuição de medicamentos por parte da farmacêutica norte-americana nos próximos cinco anos, enquanto Farmanguinhos aumenta gradativamente sua produção. A partir de 2017, a indústria brasileira deve ser capaz de suprir toda a necessidade do país.
Fonte: G1
Vendida hoje com o nome comercial de Reyataz, a droga é classificada como um antirretroviral inibidor de protease, um tipo de remédio que impede que vírus amadureça e infecte outras células. O medicamento é indicado para o início do tratamento contra o HIV.

Nível dos mares sobe mais rapidamente do que o previsto, diz estudo


MEIO AMBIENTE

Nível dos mares sobe mais rapidamente do que o previsto, diz estudo

Pesquisa de instituto alemão aponta que previsões feitas em 2007 pelo IPCC foram otimistas e que oceanos, na verdade, poderão ter elevação de até 1 metro neste século.
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (28/11), durante a Conferência do Clima no Catar, mostrou que o nível do mar está subindo a uma velocidade 60% maior do que apontam as previsões das Nações Unidas e que o aquecimento global não deu sinais de regressão.
"O aquecimento global não diminuiu (nem está) abaixo das projeções", afirma Stefan Rahmstorf, principal responsável pelo estudo do Instituto Potsdam para Pesquisas do Impacto Climático, na Alemanha.
Rahmstorf: previsões do IPCC estão abaixo da realidade
O estudo comparou as projeções feitas pela ONU com o que realmente aconteceu entre o início da década de 1990 e o ano passado. E, de acordo com o texto, o nível dos oceanos vêm subindo 3,2 mm por ano, 60% mais rapidamente que os 2 mm anuais previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um organismo das Nações Unidas. 
"Isso sugere que as previsões do IPCC sobre o nível do mar no futuro também podem estar niveladas por baixo", escreveram os autores de Alemanha, Estados Unidos e França na publicação científicaEnvironmental Research Letters.
O último estudo do IPCC, de 2007, estimava que o mar poderia subir entre 18 cm e 59 cm neste século, sem contar com uma possível aceleração do derretimento das calotas de gelo na Groenlândia e na Antártica. Rahmstorf diz que as suas estimativas mais otimistas são de uma elevação entre 50 cm e 1 metro até o ano de 2100. No século passado, o mar subiu 17 cm.
Um panorama como o previsto por Rahmstorf poderia levar desde ilhas do Pacífico até cidades como Tóquio e Nova York a enfrentar grandes tempestades, erosão e, no pior cenário, total alagamento.
O IPCC foi criticado nos últimos anos após ter de corrigir seu relatório de 2007, que superdimensionou as taxas de derretimento das geleiras do Himalaya e previu, erroneamente, sua extinção até 2035.
Cerca de 200 países estão reunidos em Doha, até o dia 7 de dezembro, para a 18ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre as Mudanças Climáticas (COP-18). Os representantes debatem acordos para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e barrar o aquecimento do planeta. As negociações, espera-se, vão estabelecer os detalhes de um tratado a ser assinado em 2015, para entrar em vigor em 2020.
Fonte:http://www.dw.de

Unicef: Cid Gomes assina pacto nacional para criança e adolescente do Semiárido


unicef_foraO governador Cid Gomes assinou nesta quinta-feira (29), em Brasília, o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do semiárido. O compromisso busca somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia. A assinatura aconteceu durante cerimônia de anúncio dos municípios certificados com o Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) Município Aprovado Edição 2009-2012. O Selo é uma iniciativa do Unicef, em parceria com a Petrobras e a Rede Energia. O Ceará alcançou o maior número de municípios certificados, com 65 no total.

"Muitas vezes o que falta aos administradores é uma orientação, um rumo, um norte e a despeito de toda boa vontade que se possa ter, muitas vezes não se consegue atingir os objetivos e o Unicef, em muito boa hora, sugeriu esse programa que foi responsável por uma evolução extraordinária nos indicadores sociais de cuidados com a criança e o adolescente no Ceará.  O que posso dizer é da alegria e da honra enquanto governador que imaginou esse programa e falar a todos que de outros estados integram esse programa. Quero dizer que o caminho é esse. Só seremos o país do futuro se investirmos hoje, no presente, nessas ações que efetivamente vão contribuir pra que nossas crianças e nossos adolescentes possam ter direitos básicos, direito à vida, direito à oportunidades iguais que só se darão através de ensino público de boa qualidade, acessível a todos e  tenham um caminho da construção de um país mais digno, com justiça social", destacou Cid Gomes.

unicef_dentroO Selo Unicef Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.

A partir da próxima semana, os municípios receberão os troféus e os certificados de reconhecimento e participação em cerimônias organizadas em cada uma das capitais dos Estados envolvidos.

Avanços no Semiárido – Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo.
  • O indicador que apresentou os maiores avanços foi o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola. De 2008 a 2011, esse percentual passou de 23,2% para 61,3% entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido. Aproximadamente 46,6 mil crianças com deficiência ingressaram na escola.
  • A queda da mortalidade infantil entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido foi 58% maior do que nos demais municípios brasileiros. De 2007 a 2010, a queda desse indicador para os municípios participantes do Selo foi de 18,4%. Isso significa que 1.836 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 23,3%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 11,6 %.
  • O acesso ao pré-natal aumentou 19,4% entre os municípios inscritos no Selo, enquanto nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 8,5%. De 2007 a 2010, o percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 42,1% para 50,26%.
  • O abandono escolar caiu 41,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos passou de 7,0% para 4,0%. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 48,2%.
  • A distorção idade-série caiu 15% entre os municípios inscritos no Selo. Esse indicador mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. O percentual passou de 50,5% em 2007 para 42,9% em 2011. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 17,8%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 12,8 %.
  • A taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) aumentou 15,1% entre os municípios participantes. Passou de 76,1% em 2008 para 87,6% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 19,5%.

29.11.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações do Unicef
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898
Fonte: Site do Governo do Ceará

Polícia Militar realiza blitz na divisa de Tibau- RN com Icapuí CE


Ontem na Divisa de Icapuí com Tibau, o 12º BPM de Mossoró RN, enviou uma equipe de policiais comandados pelo Tenente da PM, J. Pereira para realizar uma operação denominada de OPERAÇÃO DIVISA SEGURA nas divisas das cidades de Tibau RN com Icapuí CE, onde a mesma contou com o apoio do PELTRAN ,ROCAM e a VTR de Tibau. 

A operação realizada pela Policia Militar, foi proveitosa e tranquila, varias pessoas foram abordadas,caminhões, veículos de porte pequeno e motocicletas, foram fiscalizadas, liberadas aquelas que estavam com documentações regularizadas e algumas que estavam com problemas com a documentação foram conduzidas para o pelotão de policia Militar da cidade de Tibau.

Ainda de acordo com informações nos repassadas, a OPERAÇÃO DIVISA SEGURA, vai ter continuidade.
Com informações do blog Tibau Notícias

 Visto no blog Peixe Gordo News

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Concurso Público: Até quando esperar!!!!!!!


A demasiada contratação de servidores temporários nos municípios brasileiros tem sido uma constante, especialmente em ano eleitoral, essa pratica ilegal e nociva ao serviço público precisa ser contida pelo Ministério Público, sob pena de tornarmos a exceção uma regra.  Tornou-se pratica comum no final de ano ou de gestão, demissão em massa de servidores prestador de serviços, deixando estes a ver navios, pois os mesmo não gozam de nenhum direito trabalhista.
Quando estes se dirigem ao INSS para averiguar suas contribuições retiradas dos seus proventos ainda “goza do desconforto” de identificar que as mesmas não foram repassadas totalmente ou em parte para o órgão previdenciário, que garantiria a contagem do tempo de contribuição para sua futura aposentadoria. No município de Icapuí a muito se aguarda um concurso público, visto que em alguns momentos o número de prestadores de serviços ultrapassa ao número de efetivos.
O Sindicato dos Servidores juntamente com a sociedade icapuiense há muito vem cobrando dos gestores e da justiça para que o município se adeque a Constituição Federal no seu art. 37 inciso II que diz “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.
A falta de atitude no que concerne a realização desta modalidade legal de acesso ao cargo público por parte dos gestores (prefeitos) e a complacência dos órgãos de justiça, visto que, no nosso caso o sindicato foi agente instigador já a algum tempo de duas ações civil publica para que a justiça intercedesse no sentido de que fosse efetivado concurso publico em Icapuí.  Mas até o presente momento a justiça se encontra não somente cega como também muda para a questão.
Nós do sindicato e sociedade em geral aguardamos com ansiedade o compromisso do atual gestor de que no final do ano em curso e início de 2013 será lançado o edital para realização do concurso público para provimento de cargos em Icapuí, visto que juntamente com o PCC’s dos servidores da saúde e atividade meio, bem como a capitalização do ICAPREV são as principais bandeiras de luta dos servidores em Icapuí.
Fonte: SINDSERPUMI

Dilma amplia faixa etária do Brasil Carinhoso para até 15 anos


Programa de transferência de renda passará atender crianças de 7 a 15.
Expansão do programa vai representar custo adicional de R$ 1,74 bilhão.


Dilma-Brasil Carinhoso (Foto: Agência Brasil)Dilma anuncia ampliação do Brasil Carinhoso
(Foto: Agência Brasil)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (29) a expansão do programa de transferência de renda Brasil Carinhoso, que agora passará a atender crianças na faixa etária de 7 a 15 anos e não mais somente de 0 a 6 anos.
O Brasil Carinhoso prevê que todas as famílias extremamente pobres com pelo menos uma criança tenham renda mínima de R$ 70. Ou seja, famílias que já recebem o Bolsa Família, mas que não atingem renda per capita de R$ 70 terão um complemento no benefício para deixar a situação de pobreza absoluta.
O governo considera como extremamente pobres, miseráveis ou na pobreza absoluta as famílias cuja renda mensal por pessoa é inferior a R$ 70.
A expansão do programa vai representar um custo adicional de R$ 1,74 bilhão por ano no orçamento do Bolsa Família, programa por meio do qual é feita a transferência às famílias extremamente pobres com pelo menos um filho de 0 a 15 anos.
O previsão de orçamento do Bolsa Família em 2013, segundo o MDS, é de R$ 23,1 bilhões.
Quando foi lançado, em maio deste ano, o programa previa atender crianças de 0 a 6 anos. Com a ampliação da faixa etária anunciada nesta quinta-feira, 2,9 milhões de crianças de 7 a 15 anos poderão ser beneficiadas. 

O valor médio do benefício recebido pelas famílias que têm crianças de 0 a 15 anos será de R$ 235 por mês, segundo o ministério.
O total de pessoas atingidas pelo programa – somando todos os integrantes das famílias que têm crianças de 0 a 15 anos – será de
16,4 milhões, segundo o MDS, que coordena o Brasil Carinhoso.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou em discurso que os benefícios para famílias com crianças de 7 a 15 anos serão pagos a partir do dia 10 de dezembro.
“Não temos como tirar uma criança da miséria sem tirar toda a sua família. Por isso, transferimos o suficiente para que cada pessoa da família tivesse R$ 70 reais. Ao todo, desde a criação do programa, mais de 9 milhões de pessoas superaram a miséria. Os resultados obtidos nos motivaram a ampliar o público”, afirmou.
A ministra destacou que o Brasil Carinhoso reduz a desigualdade em todas as faixas etárias, já que os recursos beneficiam cada integrante da família com criança de 0 a 15 anos. “A pobreza extrema cai em todas as faixas etárias, não só nas crianças de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos.
O Brasil Carinhoso impacta a renda da família. Toda a família passa a receber recursos.”

Tereza Campello afirmou ainda que um dos objetivos do programa é buscar famílias pobres que ainda não estão sendo beneficiadas. “Já localizamos 800 mil novas famílias que não estavam no cadastro. Será necessário localizar e incluir novas 700 mil famílias”, disse.
Fonte: G1 

Dedé Teixeira é indicado do PT para a mesa diretora da Assembleia


O deputado estadual Dedé Teixeira anunciou, nesta quarta-feira, que é o indicado do PT para a mesa diretora da Assembleia Legislativa. O partido não ocupa posição no comando da Casa há mais de uma década. Dedé pleiteia a 2ª vice-presidência, a 2ª ou a 3ª secretaria.

O parlamentar deixou claro que a presença na mesa diretora não tem relação com o posicionamento do partido de apoiar ou não o governo Cid Gomes (PSB).

Além da vaga de Dedé, a petista Rachel Marques também deverá manter a presidência da Comissão de Educação da Assembleia.
Com informações do repórter Carlos Mazza
Fonte: O POVO


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF

Comandante do penta será anunciado oficialmente na quinta-feira. José Maria Marin extingue a função do ex-presidente do Corinthians

Luiz Felipe Scolari participa de evento em Natal (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)Scolari deixou o comando do Palmeiras em
setembro, antes do rebaixamento do clube
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.
Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.
Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.
Na última sexta, dia da demissão de Mano Menezes, uma fonte ouvida pelo GLOBOESPORTE.COM afirmou que Américo Faria, supervisor da Seleção até o Mundial de 2010, também voltaria com Felipão.
 - Vai voltar o bigode. E o outro bigode - disse a fonte, fazendo relação com os bigodes de Américo e Felipão, que trabalharam juntos na campanha do penta em 2002.
Nos últimos dias, os nomes de Tite e Muricy Ramalho, inicialmente cotados, nem foram mais comentados nos bastidores da entidade, que se uniu em torno de Felipão, principalmente com o enfraquecimento de Andrés Sanches, que era contra o nome do treinador e entregou sua carta de demissão na manhã desta quarta. Durante esta semana, houve um encontro entre dirigentes da CBF e o provável novo comandante, que tem, principalmente, o respaldo do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.
Felipão deverá escolher seus auxiliares e um dos nomes indicados por Marin é Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo há 18 anos. O presidente deseja um homem que faça o intercâmbio entre o vestiário e a diretoria, e já havia sugerido Milton anteriormente, só que Mano não tinha um relacionamento dos melhores com o auxiliar. Luiz Felipe Scolari não deverá fazer oposição à escolha.
luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Felipão comemora na Copa de 2002: técnico volta dez anos após o penta (Foto: Agência Getty Images)
Um assunto a ser resolvido ainda por Marin e Felipão é um problema de relacionamento do gaúcho com a diretoria de comunicações da CBF. Felipão gostaria de trabalhar com outros profissionais.
Marin resolveu apressar o anúncio do novo técnico para que ele esteja presente nos eventos da Fifa, esta semana, que vão culminar no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no sábado. Será a primeira competição do sucessor no comando da Seleção e, até lá, ele deverá ter apenas cinco partidas no comando da equipe.
Ao trocar o nome de “diretor de seleções” para “coordenador da Seleção”, um dos intuitos de Marin é poder tirar um dirigente do cargo, no caso, Andrés, e substitui-lo por um técnico, que deverá mesmo ser Carlos Alberto Parreira. Tetracampeão do mundo em 94, ele também mantém contatos com a CBF há algum tempo.
Situação de Andrés ficou ruim após críticas à decisão de Marin
Andrés ficou contrariado com a demissão de Mano Menezes, na última sexta, e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após declarações no Soccerex, segunda - quando disse que a "tendência era sair" e criticou a decisão da CBF em mudar de treinador -, a situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores:
- Depois dessa entrevista… para mim o Andrés já saiu.
Na terça, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno e disse que pretendia até participar do sorteio da Copa das Confederações como representante da CBF. No entanto, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão na sede da entidade, no Rio, mas sem contato com Marin, que estava em São Paulo participando da visita de membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) à obra do estádio do Corinthians em Itaquera.
- Pensei que fosse encontrar o Marin aqui hoje - disse, após pedir demissão.
 
Andres Sanchez soccerex (Foto: TASSO MARCELO/Agêcia Estado)Andrés esteve no Rio segunda-feira e voltou a criticar demissão de Mano (Foto: Agêcia Estado)
Fonte: G1

Programa Peteca deve ser implantado em Icapuí no próximo ano


V Oficina Estadual de Formação dos Coordenadores Municipais do PETECA.

PETECA é um programa criado pelo Ministério Publico do Trabalho do Ceará, aderido pelos municípios cearenses, entre eles Icapui, para que trabalhe, na escola, questões referentes ao trabalho infantil.

Todos os anos a Coordenadoria Geral do PETECA faz oficina de formação para os Coordenadores Municipais, no intuito de lhes dar maiores informações e subsídios para que o citado programa dê resultados.

O Coordenador Municipal Prof. José Nilson, estará em Fortaleza do dia 26 ao dia 30 participando da Oficina.

Vale lembrar que em Icapui, devido a várias situações, o programa não tem sido divulgado e posto em prática, mas esperamos que no ano de 2013, o PETECA, em Icapui, dê um grande salto, no sentido de que todos tomem conhecimento, e as escolas possam desenvolver atividades pedagógicas com as crianças e as famílias.... E que todos passam perceber que lugar de criança é na escola e não trabalhando.

Conteúdo enviado por e-mail: nilson_icapui@yahoo.com.br

As escolas matam a criatividade dos alunos

Do Professor Wellington Pinto
 
Todas as escolas do mundo todo seguem padrões hierárquicos das disciplinas, ou seja, disciplinas são mais valorizadas do que outras. No caso da matemática é a rainha de todas as disciplinas, como a língua nacional.  Os estudiosos afirmam que sabendo matemática e a língua portuguesa é possível dominar as outras disciplinas. Discordo dos pensamentos retrógrados desses pedagogos que assim propagam essas idéias e faz valer a nível nacional, mundial. Todas as disciplinas tem o mesmo peso, uma completa a outra. Uma disciplina interessante e que as escolas não abraça com o devido valor é as artes, no sentido amplo. Essa disciplina desperta a criatividade latente em cada ser humano, esperando apenas um estalo para despertar.
Quando afirmo que as escolas matam a criatividades dos alunos é porque não prioriza as artes, relega a terceiro plano. Qualquer professor sem habilitação assume a cátedra de artes no intuito apenas de preencher a sua carga horária. Nessa linha de pensamento se mata os alunos que tem tendência para a música, dança, poesia, pintura, balé, culinária, violino...
Ainda existe muito professor avesso as artes, acha que é coisa de homossexual. Não incentiva os alunos a ler poesia, fazer poesia, principalmente o balé. Os alunos são coibidos de mexer os quadris, pois tal postura é coisa de mulher, de homem afeminado. Os pais corroboram com essas atitudes reacionárias e a própria sociedade machista.
Guardo uma experiência triste quando era aluno. O professor de língua portuguesa pediu a turma para redigir uma redação, não me lembro mais da temática. Só sei que no canto da redação fiz uma poesia e entreguei, fui todo satisfeito comentar com ele, só que a resposta foi tão dura e preconceituosa que até hoje me recordo. “poesia é coisa de veado”, essa resposta foi tão dura..., só que não acabou com minha criatividade. Continuei escrevendo e mais tarde escreveria dois livros de poesia, serviu de lição para respeitar meus alunos que pensam diferente das normas estabelecidas.
Retomando o pensamento inicial. Quando os alunos são cobrados para medir seus conhecimentos são testados através s do SPAECE, Prova Brasil e provinha PAIC, testes meramente nas disciplinas de matemática e português. É de perguntar onde ficam as artes? História local? Geografia do Município? E as outras disciplinas? Tal concepção educacional posta em nosso país é muito equivocada, não é de uma pedagogia dialética e muito menos dentro dos avanços científicos na área da neurofisiologia da aprendizagem. O cérebro não trabalha em partes individuais, mas conectado no todo, muitas vezes uma parte do cérebro sofre danos irreversíveis, porém o cérebro se encarrega mudar essas antigas funções para outras partes do cérebro.
Nesses longos anos que ensino percebo que todos os alunos voltados para as artes são alunos muitos especiais. Alunos que fazem teatro são pessoas desenroladas, extrovertidas, desinibidas, politizadas e senso crítico muito aguçado. Muita vez me deparo com professores que dizem, “esses alunos ligados ao teatro, com música... não querem nada com os estudos”, no caso das ciências exatas. Nem todo mundo nasceu para ser matemático, o que seria de nós mortais se não fossem os músicos?   
As escolas sejam públicas ou particulares precisam  urgentemente resgatar as artes dentro da grade curricular, dar o devido valor, descobrir na escola as habilidades dos alunos para o campo artístico. Um mundo sem a presença das artes seria triste, sem cor, sem alegria, sem esperança, sem vida...
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tablets para ajudar professores

Ministério da Educação deve entregar 5 mil tablets a trabalhadores do ensino médio em todo o Brasil como forma de capacitação

Para o ministro Aloizio Mercadante, a tecnologia pode ajudar os professores a acessarem informações pertinentes às suas áreas (Valter Campanato/ABr/Divulgação)
Para o ministro Aloizio Mercadante, a tecnologia pode ajudar os professores a acessarem informações pertinentes às suas áreas
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, entregou 200 tablets aos coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e representantes de 18 universidades federais participantes do programa. Os equipamentos são destinados à capacitação de professores. “Há uma demanda explosiva por educação no Brasil. A desigualdade social está na escola”, disse o ministro em solenidade realizada hoje (20), em Brasília.

Para Mercadante, começar a capacitação dos tablets pelo professor do ensino médio é estratégico. “Estamos discutindo em como melhorar o ensino médio e temos que fortalecer o professor dentro de sala de aula e o melhor caminho é o tablet”, avaliou Mercadante.

Foram licitados pela pasta dois modelos de tablets, um com sete e outro com 9,7 polegadas. As vencedoras foram as empresas brasileiras Positivo e Digibras. Os estados e municípios podem aderir diretamente ao registro de preços, cuja ata terá vigência até junho de 2013.

Para dar início à capacitação pedagógica de professores do ensino médio da rede pública de todo país, o ministério adquiriu 5 mil unidades de tablets para serem utilizados no projeto piloto do Proinfo Integrado. A entrega dos aparelhos nas escolas será realizada em 2013. Os coordenadores do programa farão curso de formação para, em seguida, treinar os multiplicadores, que formarão os professores em cada estado participante.

O modelo de sete polegadas para distribuição nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste tem um custo aos cofres públicos de R$ 278,90 e, para o Nordeste e Sul, de R$ 276,99. Já o modelo de 9,7 polegadas será adquirido pelos estados pelo valor de R$ 461,99 para o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste e de R$ 462,49 para Nordeste e Sul. De acordo com o ministro, um tablet de 7 polegadas com as mesmas especificações é vendido no mercado brasileiro por R$ 799, em média.

Segundo Mercadante, com a entrega de novas tecnologias da informação, os professores e as escolas públicas vão poder combinar os equipamentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, onde estão disponíveis cerca de 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Além disso, o ministro destacou que todas as obras literárias e livros didáticos adquiridos pela pasta também estão disponíveis no equipamento.
Fonte: http://www.correioweb.com.br/

Icapuí: Grupo Resolver promove a III Campanha pela Segurança e Contra as Drogas



O grupo Resolver- Ética e Cidadania em Redonda estará promovendo a III Campanha pela Segurança e Contra as Drogas nos dias 29 e 30 de novembro de 2012. Nesta 3ª edição, a Campanha objetiva mais uma vez discutir a problemática da droga, em parceria com os diferentes segmentos da sociedade, as autoridades civis e militares. 
A campanha vai propiciar vários momentos de discussões, sensibilizando a sociedade civil para o enfrentamento consciente desse grave problema. 
O principal objetivo do evento é firmar compromissos e parcerias para o combate efetivo ao tráfico e uso das drogas ilícitas em Icapuí, bem como traçar alternativas aos dependentes químicos que precisam de apoio e tratamento.
Dentre as principais atividades da campanha destacam-se a realização de palestras para a juventude e para a comunidade (ver programação), bem como a caminhada pela segurança e contra as drogas, que culminará com debates e encaminhamentos de propostas. Haverá também a apresentação de uma pesquisa atualizada que mostra dados quantitativos sobre o envolvimento das famílias de Redonda com drogas.
O grupo Resolver convida, com muita alegria, todos os munícipes de Icapuí para participar da campanha. Abaixo segue a programação

RESOLVER - ÉTICA E CIDADANIA EM REDONDA
III CAMPANHAPELA SEGURANÇA E CONTRA AS DROGAS
QUINTA-FEIRA
Manhã - Palestra com a juventude
Horário: 8 às 10:00h
Local: Casa do Pescador
Palestrante: Sabrina
Coordenadora: Fátima Braga

Tarde - Palestra para a comunidade
Horário: 16 às 18:00 h
Local: Escola Horizonte da Cidadania
Palestrante: Cleilton
Coordenador: Ulisses Venceslau

SEXTA-FEIRA
Tarde - Caminhada da Paz: saindo da boca do
 povo até a escola Horizonte da Cidadania
Horário: 15:30 h
Noite - Debate e encaminhamentos com as
 autoridades e a comunidade
Horário: 18:00 h
Local: escola Horizonte da Cidadania

Enviado pelo e-mail de Ulisses Venceslau 

Icapuí: Conheça o Projeto de Olho na Água



 
 
 
Projeto de Olho na Água
  
 
Linhas de ação 

Recuperação e conservação de ambientes relacionados com corpos hídricos, ambientes costeiros e marinhos
Implementação de gestão integrada de recursos hídricos
Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos
Integridade ambiental dos corpos hídricos nas áreas de influência da Petrobras.


Objetivos 

1) Realizar diagnóstico ambiental da paisagem costeira e de suas relações com unidades de paisagem, ecossistemas e águas do mar e da terra
2) Instalar a Estação Ambiental Mangue Pequeno para atuar como desencadeador de medidas e ações de monitoramento e recuperação ambiental do Mangue da Barra Grande
3) Implantar programa de captação, armazenamento e gestão das águas pluviais e de saneamento básico sustentável de baixo custo em três comunidades costeiras de Icapuí
4) Monitorar águas, superficial e subterrânea, através da aplicação de novas tecnologias de uso racional dos recursos hídricos.

 
A planície costeira de Icapuí 

A planície costeira de Icapuí representa um dos mais complexos sistemas ambientais da costa cearense. A cadeia alimentar está diretamente relacionada aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, à produção e dispersão de nutrientes do ecossistema manguezal, às lagoas costeiras, ao banco de algas e à plataforma continental. Localmente, a integração dos componentes geoambientais, ecossistemas e recursos hídricos regula o potencial de biodiversidade que ocorre nas zonas úmidas vinculadas ao canal estuarino Barra Grande, às praias arenosas e rochosas e à plataforma continental adjacente.
A coleta de dados sobre os processos geoambientais e sua compreensão são importantes para a elaboração de um modelo de ações integradas, visando a sustentabilidade sócio-econômica e a continuidade das atividades tradicionais de pesca, mariscagem e produção de algas.

A sistematização desses dados proporcionará elementos para o planejamento e gestão local da zona costeira, devendo ser aplicados para:

• Potencializar o uso sustentável dos recursos hídricos
• Definir e monitorar os impactos ambientais associados às formas inadequadas de utilização e ocupação dos sistemas ambientais
• Planejar atividades sustentáveis relacionadas com o uso adequado da água pelas comunidades tradicionais de pescadores
• Caracterizar as potencialidades socioeconômicas para a melhoria da renda familiar e da segurança alimentar
• Fundamentar ações integradas e participativas de manejo e gestão relacionadas com a saúde pública e a qualidade ambiental
• Planejar e definir atividades de utilização e monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, para a gestão continuada e sustentável dos recursos naturais.

Desta forma, as atividades previstas pelo Projeto “De Olho na Água” deverão ainda representar uma atitude de compromisso com a qualidade socioambiental da região. Ações a serem implantadas, relacionadas com o diagnóstico dos recursos hídricos e uso sustentável da água aliadas à implantação de novas tecnologias de uso racional, envolvendo a participação direta das comunidades de Barrinha, Ponta Grossa e Requenguela, promoverão melhorias na qualidade ambiental e na saúde comunitária.
  
 
  
  
  
  
 
  
  
  
  
 
  
  
  
  
  
 
Estação Ambiental Mangue Pequeno 

A Estação Ambiental Mangue Pequeno, parte integrante do Projeto “De Olho na Água”, é um conjunto de ações integradas a equipamentos ambientais, que tem como objetivo contribuir para a preservação do mangue. Através do conhecimento e da adoção de práticas ambientais corretas, a comunidade poderá obter uma nova percepção do ambiente em que se insere, despertando-se para sua riqueza e mobilizando-se para sua conservação. Utilizando técnicas de construção que aplicam conceitos de arquitetura bio-climática e permacultura, a Estação Ambiental Mangue Pequeno é composta dos seguintes equipamentos:

• Centro de Referência: será construído próximo à praia da Requenguela, em terreno doado pela comunidade. Servirá de local para recepção de visitantes e turistas, para guarda de equipamentos e apoio técnico dos agentes ambientais, além de espaço para cursos e treinamentos sobre novas tecnologias e gestão da água.
• Passarelas Suspensas: trilhas para visitas monitoradas por guias locais permitirão conhecer a paisagem através de um percurso permeando áreas significativas do mangue.
• Observatório da Vida Marinha: além de posto de monitoramento da qualidade da água do mangue e mirante de observação, será ponto de apoio para projetos de proteção ao peixe-boi marinho e de aves migratórias.
• Viveiro de Mudas: será construído junto ao Centro de Referência e servirá de banco de sementes com espécies nativas para refazer a cobertura vegetal de toda a área do mangue.

Os materiais serão escolhidos observando-se sua eficiência ambiental desde o fabricante, que zela pela responsabilidade do seu produto, até a manutenção ou troca, dando-se destino sustentável às peças trocadas. As madeiras aplicadas nas edificações serão de manejo, de replantio ou de apreensões do IBAMA. Nas edificações serão usadas técnicas para otimizar o consumo de energia convencional, além de equipamentos que utilizam energias renováveis e dispositivo para reutilização d’água, captação de água de chuva e tratamento de efluentes. Na área do entorno deverá ser implementada a coleta seletiva do lixo integrada a um programa de limpeza de praia.
  
  
  
 
  
  
  
 
  
  
  
 
  
  
  
  
 
Tecnologias para um futuro sustentável 

A segurança e qualidade do fornecimento de água para a população, bem como o tratamento biológico dos efluentes para torná-los recursos valiosos para a conservação ambiental e segurança alimentar, são focos prioritários do Projeto “De Olho na Água”. Para que esses objetivos sejam alcançados, serão utilizadas tecnologias para o uso sustentável da água, incluindo:

• Cisternas de ferrocimento. 

A forma mais barata e eficiente de armazenar água:
• mínimo custo por volume armazenado
• tecnologia de fácil domínio popular
• volumes de até quinhentos mil litros
• viáveis em locais de difícil acesso
• garantia da qualidade da água armazenada
• espessura da parede não ultrapassa os 3 cm
• não necessita de formas ou caixilhos
• mínimo de ferramentas.
• Captação de água da chuva.

Aproveitamento e manejo de um recurso indispensável e gratuito, já escasso em muitas partes do planeta. A água é coletada dos telhados através de calhas e, após passar por um filtro, fica armazenada em cisternas de ferrocimento, disponível durante todo o período de seca.

Vantagens: 

• baixo custo
• garantia de fornecimento localizado
• adaptável a qualquer região do Brasil
• de fácil aplicação popular.
• Tratamento biológico de esgoto. Uma das formas mais simples e eficientes de tratamento, pode tratar toda a água residual de uma comunidade ou apenas de uma moradia.

Vantagens: 

• solução para o problema do esgoto urbano
• pode ser aplicado tanto numa casa, vila ou em apartamentos
• não exala odores
• baixo custo de implantação e manutenção
• tecnologia de domínio público
• sem uso de poluentes. As comunidades receberão treinamento em técnicas de bioconstrução e em técnicas alternativas de tratamento de esgoto doméstico.
  
  
 
 

Outras informações que deve ser observadas



Fonte: http://www.deolhonaagua.org.br


Escola Gabriel promove Palestra sobre Agronegócio

A Escola Gabriel através do Centro de Multimeios realizou no dia de hoje 26/11 a partir das 19:00h uma Palestra com o Turismólogo Paulo Dantas funcionário da Agrícola Famosa (com larga experiência no agronegócio) sobre o Agronegócio no Brasil. A ação tem por finalidade oportunizar os alunos da Educação de Jovens e Adutos (EJA) a obter informações sobre importância de ramo no Brasil, dando ênfase ao agronegócio na nossa região. 
Fonte: escolaprofgabriel.blogspot.com.br

Navio Hawk Explorer realiza pesquisa sísmica na Região da Costa Branca e Icapuí - CE



A Spectrum Geo do Brasil Serviços Geofísicos LTDA. estará realizando atividade de pesquisa sísmica nas costas dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A pesquisa sísmica marinha é realizada com a utilização de navio, fontes e cabo sísmico. O navio de pesquisa sísmica reboca fontes de energia sísmica que utilizam ar comprimido para produzir bolhas, o rompimento delas emite som que se propaga em ondas, ou seja, ondas sonoras. O navio sísmico é similar a de uma grande embarcação de pesca de arrasto de portas. Um cabo sísmico de 12 quilômetros é rebocado pela popa, ao final do mesmo há uma boia com luz piscando. O navio usado é o HAWK EXPLORER, com porto de registro em Nassau nas Bahamas. O mesmo possui as seguintes medidas e características: 66 metros de comprimento; 14,5 metros de boca; 5,87 metros de calado; e, casco vermelho e superestrutura branca. Existem também duas embarcações assistentes acompanhando.

ÁREA DA PESQUISA SÍSMICA DE MACAU-RN A ICAPUÍ-CE






 




Fonte: http://tibau.blogspot.com.br/