domingo, 30 de setembro de 2012

Eleições 2012: Recomendações aos Eleitores

Central do eleitor

Cola eleitoral

Documentos necessários para votar

Documentos aceitos

- Carteira de Identidade (RG)
- Carteira de Habilitação
- Carteira de Trabalho
- Carteira ou Certificado de Reservista
- Passaporte
- Carteira de Categoria Profissional reconhecuda por lei
- Título de Eleitor: agiliza a identificação do eleitor, embora não seja obrigatória sua apresentação

Documentos não aceitos

- Nenhum documento em XEROX, mesmo com boletim de ocorrência policial
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Carteira de Estudante
- Crachá Funcional
- CPF

Sequência da votação

1ª - Voto do vereador (5 dígitos)
2ª - Voto do prefeito (2 dígitos)

Justificativa Eleitoral

No dia das eleições

- É necessário que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral
- Poderá realizar em qualquer seção eleitoral dentro do horário de votação, das 8h às 17h
- Obrigatório apresentar documento de identificação com foto
- Preencher o requerimento de justificativa eleitoral e assinar na frente do mesário (número do título, zona eleitoral e seção)
- Formulário no formato PDF
- Formulário no formato DOC

Após o dia das eleições

- A partir do pleito, o eleitor tem 60 dias para apresentar justificativa ao seu juiz eleitoral
- Passado o prazo, o eleitor não obterá certidão de quitação eleitoral e deverá pagar multa ou requerer isenção
Fonte: Diário de Pernambuco

Icapuí tem vários problemas pontuais

Icapuí quando se chamava Caiçara


 

Na cidade de Icapuí vivenciamos problemas de fácil solução e, no entanto não vejo a intervenção do Cidadão de cobrar dos órgãos competentes resolução imediata. Uma letargia se instalou na cidade, as coisas erradas conviveram no dia a dia e não vejo manifestação, parece tudo normal. Um povo apático é facilmente dominado e explorado pelos que detém o poder político e econômico.

Não vou me adentrar a essência dos problemas de Icapuí no momento os deixará para outra vez cobrar com mais profundidade, do futuro prefeito eleito. Mas gostaria de questionar alguns problemas pontuais que prejudica tanto o Cidadão de cá como o de lá, o nativo e o turista. Nos finais de semana como nos feriados prolongados o turista procura no Banco do Brasil os caixas eletrônicos e não tem dinheiro, muitas vezes fora de operacionalidade. O vexame é grande para o turista, chega ao banco para sacar dinheiro para pagar a estadia na pousada, pagar a alimentação e colocar gasolina, esbarra no banco com a falta de atendimento online. Para conseguir dinheiro tem que ir a Tibau ou Aracati, tem que ter muita paciência para aguentar uma peregrinação dessas.

Outra coisa é falta de gasolina, em minha opinião o posto tem que priorizar o Cidadão. As carreatas são importantes para os candidatos, agora não pode é parar a cidade por falta de gasolina por conta dos movimentos partidários. Icapuí é uma cidade turística, o Cidadão vem passar o final de semana aqui e na hora de ir embora ele quer gasolina para abastecer os carros para voltarem para suas casas, pra o turista não interessa a política local.

Agora inventaram na cidade motos sem descargas, um barulho infernal que irrita os Cidadãos, assusta crianças e velhos. Não vejo o aparato policial coibir esses abusos, nos últimos tempos nossa cidade em termos de segurança tem muito a desejar.

Os carros de som uma verdadeira parafernália, liga o som nas alturas quem quiser que aguente se não quiser caia fora, e o pior é ser obrigado a ouvir porcarias horas a fio.

Os motoristas de Icapuí têm uma mania de estacionar em locais inapropriados e proibidos, param nas duas mãos para conversar fechando a rua, se fala, o camarada é atrevido, manda passar por cima, se houvesse uma Guarda Municipal independente de política não fariam isso, pois a multa pesa no bolso. Essa infração vejo como falta de educação para o transito, as pessoas tem que aprender que seu direito começa quando termina do outro.

Outro questionamento que faço é por que a delegacia ainda não foi inaugurada (?), o que estão esperando para entregar essa delegacia à sociedade icapuiense (?).

O Posto de Saúde de Morro Alto foi concluído, o que esperam para inaugurar (?). Saúde é coisa séria, deveria ser prioridade, pois a Comunidade espera o funcionamento ansiosamente, pois desejam que a qualidade de atendimento melhore.

A creche em Icapuí parece que não foi entregue a Comunidade porque não foi concluído, o que falta para concluir (?), ultimamente tenho observado o trabalho a passos de tartaruga.

Faço essas intervenções como Cidadão que quer o melhor para Icapuí, sem intenções partidárias...

Fonte: Blog do Professor Wellington Pinto




Congresso aborda moral e ética

O público de 1.400 professores e gestores de 202 escolas discutiram inovações no aprendizado e os problemas enfrentados hoje nesta área Foto: José Leomar
O que é ser um professor competente? Esta foi uma das perguntas que norteou o IV Congresso Nacional de Educadores, realizado, ontem, pelo Sistema Ari de Sá (SAS), no Marina Park Hotel. Ao todo, o evento contou com a partição de um público composto por 1.400 professores e gestores oriundos de 202 escolas conveniadas ao sistema.

"A procura por inovações e aprendizado é uma constante no cotidiano de quem trabalha com educação. Principalmente, porque hoje os valores de comportamento estão sendo realizados pela própria escola", disse a professora Carla Diniz, 40 anos, sobre a relevância do encontro.

O congresso que teve como tema "Moral, Ética, Educação e Cidadania", contou com palestrantes como Yves de La Taille, que tratou do tema Moral, Ética: Dimensões Educacionais". Yves é especialista em Psicologia Moral pela Universidade de São Paulo (USP).

Já a segunda palestra foi proferida pelo doutorando e mestre em Didática, pela Universidade de Laval, no Canadá, Vasco Moretto. "O objetivo é diferenciar competência de habilidade, pois as pessoas pensam que é a mesma coisa, e não é. Um professor competente sabe fazer e sabe o que está fazendo", explicou.

Vasco disse que um dos maiores problemas da educação hoje no Brasil é a baixa competência dos professores, oriunda da falta de domínio de uma fraca formação acadêmica. "Falta os professores das universidades trabalharem conteúdos relevantes, buscando, assim, uma aprendizagem significativa", completou o doutorando.

Eventos
O gerente de prospecção do SAS, Raison Pinheiro, disse que são realizados dois congressos nacionais com as escolas conveniadas ao SAS, nos meses de setembro e janeiro.

"Com isso, buscamos a excelência no aprendizado de nossos alunos, com um modelo consistente de educação que prioriza a moral, a ética e, como consequência, temos resultados excelentes de aprovação no mundo inteiro", disse Pinheiro. 

Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 29 de setembro de 2012

Sem Destino e ‘Descobrindo o Brasil’ – As belas praias de Icapuí-CE

‘Descobrindo o Brasil’ – As belas praias de Icapuí-CE
By  | September 28, 2012 at 1:31 pm | One comment | Descobrindo o Brasil, Posts quentes | Tags: , , 
Quem lê os posts do ‘Descobrindo o Brasil’ pode achar que estamos aqui em eternas férias, aproveitando ao máximo dias de sombra e água de coco fresca. Mas não é bem assim, a busca pelas praias menos conhecidas do Nordeste é um trabalho árduo, que envolve planejamento, disposição para dirigir horas a fio e, claro, muita sorte. Foi com um desses golpes de sorte que chegamos à pousada Beijo Mar, em Tibau, acordando de frente para a praia com um belo café da manhã. O lugar é bem agradável e, apesar de estar vazio, por ser dia de semana, deu para ter uma boa ideia de como Tibau deve ser animada durante a temporada.
Bem alimentados e descansados, seguimos para um dia cheio. A missão: finalmente sair do Rio Grande do Norte e entrar no Ceará, conhecendo Icapuí. Havíamos recebido mensagens de diversos locais da região dizendo que não poderíamos deixar de conhecer as praias de Perobas, Redonda e Ponta Grossa. E foi exatamente isso que fizemos.
Icapui - Ceará
As três praias ficam no município de Icapuí, uma ao lado da outra… e uma mais bonita que a outra. A primeira que conhecemos foi a de Perobas, por onde se chega descendo uma grande ladeira, com um visual incrível de cima do morro. Barquinhos de pescador e falésias compõe um cenário digno de uma pintura. Ali estão também as melhores pousadas da região. Só para ter uma ideia, entramos em uma que estava em reforma, com todos os quartos com vista para o mar. A pousada Moleque Pescador só volta a funcionar em outubro, mas os preços já estão na cabeça de Seu Reginaldo, o proprietário: R$ 200 a suite master e R$ 120 os outros quartos.
Icapui - Ceará
Icapui - Ceará
Realmente a praia de Ponta Grossa é um lugar lindo, com falésias e dunas, um rio formado pela água do mar, alguns restaurantes, uma vila de pescador e muitos barquinhos e covos (as armadilhas para pegar peixes) espalhados pela areia. Após uma sessão de fotos e vídeos pela praia, encontramos a Barraca do Sidrak, onde o próprio nos recebeu e falou um pouco sobre a região, nos mostrou o rio que passa atrás do bar, nos apresentou aos peixes e serviu um delicioso camarão ao alho e óleo.
Icapui - Ceará
Chegada a hora de partir. Seguimos para Fortaleza, terra do meu companheiro de viagem, Átila Ximenes, do blog Vou Contigo. Fizemos check in no Fortaleza Hostel, da rede Hostelling International e começamos a nos programar para amanhã, com o objetivo de seguirmos para Jericoacoara no começo da tarde.
O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.
Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

Hebe Camargo a Rainha da TV Brasileira morre aos 83 anos em São Paulo

A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29). Hebe teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. O velório será realizado ainda neste sábado no Palácio dos Bandeirantes, edifício sede do Governo do Estado de São Paulo.



Na última quinta-feira (27), o SBT havia anunciado a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV!.
As idas e vindas de Hebe ao hospital começaram naquele ano, quando ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
Em março deste ano, outro susto. A apresentadora passou por outra cirugia para retirar um tumor no intestino. Um mês depois, recuperada, porém um pouco debilitada, voltou ao ar na Rede TV!.

Hebe Camargo em foto dos anos 60
Em junho, Hebe foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. No mês seguinte, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.
Em janeiro de 2010, Hebe Camargo foi internada no mesmo hospital, o Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um tumor.
A operação ocorreu assim que os médicos diagnosticaram nódulos no peritônio, membrana que envolve a cavidade abdominal --um câncer raro, mas tratável, segundo a equipe do hospital.
Após a cirurgia, Hebe começou a fazer sessões de quimioterapia para combater a doença. Em março, em meio ao tratamento, voltou a gravar seu programa, então no SBT, emissora que a acolheu por 25 anos.
"Vou vivendo como se nada tivesse acontecido", disse a apresentadora ao fim da gravação, acompanhada pela Folha. "Vou para a quimioterapia e não sinto nada, é uma coisa mágica na minha vida", contou.
Na ocasião, Hebe afirmou que foi um pouco relapsa com sua saúde. "Eu fui um pouco, só fazia exame de sangue", disse, completando que nunca teve nenhuma doença. "Só ia no hospital pra fazer plástica, ou no peito ou na cara."
A apresentadora falou ainda sobre a perda de cabelos acarretada pela quimioterapia. "O meu médico comentou com meu sobrinho que meus cabelos iam cair, e foram os cabelos dele que começaram a cair de medo [de contar]. Quando eu soube, não tive impacto nenhum", disse.
Hebe contou que ligou então para uma conhecida e fez "umas três, quatro" perucas. "Vocês estão crentes que é o meu cabelo? É peruca, pode fotografar!"
Em abril de 2010, a assessoria de imprensa da apresentadora afirmou que o câncer que a acometia já não existia mais.
VOLTA AO SBT
O contrato de Hebe com o SBT foi selado em uma reunião entre a cúpula do SBT e o empresário dela, Cláudio Pessuti. Daniela Beyruti, diretora artística e de programação da rede, José Roberto Maciel, vice-presidente, e Leon Abravanel, diretor de produção, estavam presentes.
"Diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa", dizia o comunicado da rede.
A negociação entre Hebe e SBT ocorria desde junho e foi revelada pela coluna Outro Canal, da Folha. Foi o apresentador Ratinho quem iniciou a aproximação entre as partes.
Em 17 de setembro deste ano, ela se desligou da Rede TV!, cujo compromisso iria até dezembro.
Hebe teria ficado meses sem receber seu salário e participação no merchandising de sua atração. No comunicado em que anunciou a saída da loira, o canal disse não ter pendências financeiras com ela.
Hebe não realiza gravações para a televisão desde junho, quando se submeteu a novas internações por conta de um tratamento contra um câncer no peritônio, descoberto em 2010.
Recentemente, Silvio Santos telefonou para a apresentadora, desejando que ela se recuperasse logo para retornar à TV.
Hebe estava escalada para participar do Teleton, que será exibido pelo SBT em novembro.
Fonte: folha de SP

Justiça bloqueia bens de deputado e conselheiro do TCE

Os acusados de mau uso do dinheiro público, classificado como ações de improbidade administrativa, devem ter os bens bloqueados, defende ministro.



O Superior Tribunal de Justiça, através do ministro Mauro Campbell, determinou a indisponibilidade dos bens de um deputado e um conselheiro do Tribunal de Contas Estadual. A medida atinge outras pessoas, mas os números não foram divulgados, pois o processo segue em segredo de justiça.
O deputado estadual envolvido com o escândalo dos banheiros, segundo denúncia do Ministério Público Estadual, é Teo Menezes, eleito, em 2010, pelo PSDB, mas hoje no PSD. O conselheiro do TCE é o pai de Teo, ex-deputado estadual Teodorico Menezes. Os dois foram citados, também, em ações civis movidas nesta quinta-feira pelos promotores de Justiça dos Municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Pindoretama, ao lado de dirigentes de associações comunitárias, para devolverem recursos desviados da construção de banheiros em casas de famílias pobres.
Para o ministro, mesmo que não haja provas sobre o risco de dano irreparável, essas autoridades que respondem a ação de improbidade administrativa devem ter os bens bloqueados.
O Ministério Público Estadual, ao entrar com ação no STJ pediu o bloqueio dos bens e o afastamento dos envolvidos. No entanto, o ministro Mauro Campbel mandou inibir, mas não acolheu o pedido de afastamento, pois afirmou que para saber se a permanência dos agentes públicos no cargo atrapalharia o andamento do processo, seria necessário reavaliar provas, função esta, que não cabe ao STJ realizar.
Por: Marcela de Freitas
Fonte: Ceará Agora

Regata Ambiental de Majorlândia Será neste Domingo

Como parte das comemorações de aniversário do distrito, velas vão ao mar numa festa ambientalAracati Conscientizar uma comunidade inteira sobre a preservação ambiental não é um trabalho fácil, principalmente quando é em um ponto turístico que recebe visitantes de várias partes. Para chamar a atenção de todos sobre isto, a Comunidade Ecológica Ciclística de Majorlândia (Cecim) realiza amanhã a III Regata Ambiental, evento que abre as comemorações do aniversário de 75 anos do Distrito.

Com presença já garantida no calendário turístico da região, o evento mobiliza grande público. A meta da comunidade é sensibilizar para a importância da preservação dos recursos naturais do litoral FOTO: KID JÚNIOR

Fundado pelo major Bruno da Silva Figueiredo, em 6 de outubro de 1937, o hoje Distrito de Majorlândia é um dos destinos mais procurados por visitantes de várias cidades do Ceará e até outros países. No período que compreende as férias, a praia fica lotada e as atenções são redobradas pela comunidade, em relação à limpeza dos locais.

A grande preocupação dos moradores de Majorlândia é com o estado de degradação da praia nos últimos anos. A luta para mudar essa realidade uniu a comunidade em prol da difícil tarefa que é mudar algumas práticas que atingem severamente os espaços naturais da localidade. Para isso, a Comunidade Ciclística de Majorlândia tem organizado atividades para cultivar uma nova consciência em equilíbrio com o meio ambiente.

A regata é uma das ações que atrai muitos visitantes para orla de Majorlândia, sendo importante para a divulgação dos trabalhos e exemplos de cuidados com a praia. A regata faz parte dos festejos em comemoração ao aniversário do Distrito, que completará 75 anos no próximo dia 6 de outubro.

Apresentações culturais e divulgação dos trabalhos realizados pela Cecim fazem parte da programação no decorrer da semana. A abertura oficial será realizada amanhã, com o desfile da Mini Garota Regata. Meninas de 11 e 12 anos desfilarão na praia em busca do título de Garota Regata na edição desse ano.

Danças que fazem parte do folclore da comunidade, apresentação de capoeira e contação de histórias por pescadores terão destaque ao longo da semana. O objetivo é valorizar a cultura local, passada de geração em geração.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Regata Ambiental é realizada. A meta dos organizadores é mobilizar mais de 30 embarcações, que terão em suas velas a preocupação da comunidade com o meio ambiente, em especial a praia. Um show à parte nas águas de Majorlândia, que certamente irá encantar todos os visitantes. As jangadas participantes concorrerão em três categorias com premiação para os vencedores. O vencedor da categoria A receberá o valor de R$ 230,00; a categoria B, R$ 290,00; já a C, R$360,00.

A largada oficial está marcada para às 11h30, com a partida das categorias A e B. Ao meio dia, a categoria C vai ao mar, encerrando as atividades do dia.

É esperado na praia de Majorlândia um grande público vindo de outras comunidades praianas e das cidades vizinhas. "Não temos ideia de quantas pessoas estarão participando dessa festa, mas esperamos muita gente", conta um dos coordenadores do evento, professor Raimundo Nonato. Ele diz que toda a comunidade está toda mobilizada para mais uma grande festa. "Esperamos levar nossa mensagem de preservação ambiental, em uma data que é muito importante pra comunidade", contou.
Confraternização100 é a quantidade de ciclistas que a organização pretende mobilizar para o passeio de bicicletas como encerramento dos festejos de aniversário da comunidade

Mais informações:
III Regata Ambiental de Majorlândia
amanhã; Coordenação, Paulo de Tarso, (88) 8813.1177 e
(88) 9969.8077/ Raimundo Nonato
(88) 8804.5827


ELLEN FREITASCOLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará é o quinto estado mais beneficiado com o Bolsa Família

Estado recebeu R$ 165.082.986,00, ficando em terceiro no Nordeste.
No Brasil carinhoso, o Ceará também ficou entre os mais agraciados.

O estado do Ceará recebeu o quinto maior valor do benefício do Programa Bolsa Família. Ceará recebeu R$ 165.082.986,00, ficando em terceiro no Nordeste. Ficou atrás somente da Bahia, que recebeu R$ 267.449.404,00 e de Pernambuco, com R$ 165.795.032,00. São Paulo com R$ 68.957.520,00 e Minas Gerais com R$ 165.779.710,00 completam a lista dos cinco mais beneficiados com o programa.


Beneficiários do Programa Bolsa Família receberam, em setembro, R$ 2 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O programa de transferência de renda alcançou 13,7 milhões de famílias em todo o país. O valor médio pago no mês chegou a R$ 14
A maior parte dos pagamentos é destinada ao Nordeste. Na região, 7 milhões de famílias (50,8% do total) receberam o benefício do Bolsa Família, que totalizou R$ 1,1 bilhão – destaque para a Bahia, com 1,79 milhão de famílias, que receberam R$ 267,5 milhões. O Norte teve o maior valor médio do benefício do Bolsa Família: R$ 170,83. Destaque para o Acre, com R$ 208,87. Em toda a região foram repassados R$ 266,4 milhões a 1,6 milhão de famílias.
Brasil Carinhoso
Já no programa Brasil carinhoso, o Ceará também ficou entre os estados que mais foram beneficiados. O estado recebeu 15.863.674,00, ficando atrás somente da Bahia, com 24.977.982,00 e Maranhão, com 17.856.000,00.
O Nordeste também recebeu a maior parte dos recursos: R$ 103,8 milhões, 57% do total do complemento do programa de transferência de renda do governo federal. Na Bahia, foram pagos R$ 25 milhões para 305,2 mil famílias, estado com a maior participação no total. Em seguida, vem Pernambuco, com R$ 14 milhões pagos a 173,5 mil famílias. e o Pará, com repasse de R$ 12,5 milhões a 145 mil famílias.
A Região Norte teve o maior valor médio do benefício complementar: R$ 91,76. Destaque para o Acre, com R$ 128,00. E a menor média foi paga em Rondônia com R$ 78,31



Quadro do Bolsa Família
EstadosFamíliasValor Total (R$)Valor Médio (R$)
Bahia1.788.589R$ 267.449.404,00149,53
São Paulo1.229.870R$ 168.957.520,00137,38
Pernambuco1.140.734R$ 165.792.032,00145,34
Minas Gerais1.176.844R$ 165.779.710,00140,87
Ceará1.095.136R$ 165.082.986,00150,74


Fonte: G1