quinta-feira, 31 de maio de 2012

Marcus Nunes pede melhorias para o Correio de Icapuí

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí pediu apoio ao seu correligionário partidário, o Deputado Estadual Lula Morais para que ele encaminhasse ofício  ao Representante Regional dos Correios do Estado, as reivindicações de melhorias para a agência dos correios da cidade de Icapuí-Ce.

O vereador argumenta que muitas cidades circunsvizinhas a Icapuí, o atendimento do correio já realizado com senhas eletrônicas e o predio do seu respectivo atendimento é também climatizado, como é o caso da cidade de Tibau-RN, município muito menor, a pouco menos de 20km da sede de Icapuí. Nunes destaca ainda que se não fosse os bons serviços prestados pelos funcionários, principalmente os atendentes Roberto e Iza, a coisa seria ainda pior. A entrega das cartas deve apresentar melhoria no serviço de entrega para que diminuir o fluxo de pessoas que vão aos correios para pegar suas correspondências.

Marcos Nunes pede a população para registrar a sua reclamação pelo telefone gratuito 08007250100, em seguida ele solicita que o reclamante guarde o seu protocolo do atendimento.
Fonte: Blog do Vereador Marcus Nunes

Hospital Municipal de Icapuí recebe recursos para aquisição de equipamentos


Reforma e novos equipamentos para o Hospital Municipal: melhorias na Saúde de Icapuí

O município de Icapuí foi contemplado com recursos financeiros da ordem de R$ 579.435,48 (Quinhentos e setenta e nove mil, quatrocentos e trinta e cinco reais e quarenta e oito centavos) para aquisição de equipamentos e material permanente para o Programa de Atenção Básica de Saúde e Assistência Ambulatorial  e Hospitalar Especializada, que funcionam no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues.

Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, provenientes do Fundo Nacional de Saúde. O secretário de Saúde do Ceará, Sr. Raimundo José Arruda Bastos, assinou a Resolução nº 92/2012 no dia 28/5/2012, aprovando as propostas de solicitação feita pela Prefeitura Municipal de Icapuí.

Além da aquisição destes equipamentos e materiais permanentes, o Hospital Municipal de Icapuí será reformado com os recursos financeiros obtidos através de emendas parlamentares dos deputados estaduais Dedé Teixeira (PT) e Lula Morais (PCdoB).

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, comemorou com muita empolgação a conquista destes recursos. Segundo ele, a reforma e a compra de novos equipamentos para o Hospital Municipal representa um grande avanço na qualidade dos serviços de saúde pública para a população icapuiense.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania
 Fonte: Blog da PMI

Gilmar Mendes: foi por medo de avião…


publicada segunda-feira, 28/05/2012 às 23:09 e atualizada segunda-feira, 28/05/2012 às 23:10
Rocambole: o ministro parece enrolado
por Rodrigo Vianna
Suarento e gaguejante, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes apareceu na tela da Globo na noite de segunda-feira. Confirmou o encontro com Lula e reafirmou que “houve a conversa sobre o Mensalão”.
Ok. Mas em que termos? E o que isso teria a ver com a CPMI do Cachoeira/Veja? Gilmar respondeu no melhor estilo rocambole, o estilo de quem está todo enrolado:“Depreendi dessa conversa que ele [Lula] estava inferindo que eu tinha algo a dever nessa conversa da CPMI”.
“Depreendi”, “inferindo”. Hum…
De forma rocambolesca, Gilmar  Mendes piscou. Pouco antes, Lula publicara nota em que manifesta “indignação” com o teor da reportagem…
PSDB/DEM/PPS e a velha mídia, numa estranha parceria com o PSOL, tentam transformar o encontro Lula/Mendes em notícia, para impedir que venham à tona fatos gravíssimos já de conhecimento de alguns integrantes da CPI Cachoeira/Veja.
Qualquer ser pensante pode concluir por conta própria: se Gilmar sentiu-se “chantageado” ou “pressionado” por um ex-presidente, por que levou um mês (a reunião entre ele e Lula teria ocorrido em 26 de abril) para revelar esse fato ao Brasil? E por que o fez pela “Veja”, em vez de informar seus pares no STF, como seria sua obrigação? 
A explicação pode estar aquinos grampos que o tuiteiro Stanley Burburinho fez circular pela rede. Nesses grampos, depreende-se que um tal “Gilmar” (e o próprio agente da PF conclui que o citado parece ser ”Gilmar Mendes”) teria viajado num jatinho emprestado pelo bicheiro Cachoeira. Na companhia (ou compania?) de Demóstenes, o mosqueteiro da ética.
Parafraseando outro ministro do STF, Celso de Melo: “se” a viagem de Gilmar Mendes no jatinho do bicheiro se confirmar, estaríamos diante de um caso que não teria outra consequência possível, se não a renúncia ou o impeachment. Repito: “se” a viagem se confirmar. É preciso apurar. Os indícios são gravíssimos.
A entrevista para “Veja”, seguida do suarento balbuciar no JN da Globo, parece indicar desespero. Uma espécie de defesa antecipada. Fontes na CPI informam que haveria mais material comprometedor contra certo ministro do STF, nas escutas a envolver Cachoeira.  
A entrevista à “Veja”, portanto, teria como explicação aquela velha canção: “foi por medo de avião… que eu peguei pela primeira vez na sua mão”. 
Mais que um aperto de mãos, Gilmar Mendes e Veja podem ter dado um abraço de afogados. A Cachoeira é funda e não se sabe quem conseguirá nadar até a margem…  

Enviado por e-mailRoni Silvade <ronisilvade@gmail.com>;

Castelão receberá três jogos na Copa das Confederações da FIFA 2013

O Governador Cid Gomes conferiu nesta quarta-feira (30) o anúncio do calendário oficial  da Copa das Confederações da FIFA 2013, que acontece no mês de junho. O anúncio foi feito pelo Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, e pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A capital cearense receberá três jogos. O primeiro, no dia 19 de junho, com jogo da Seleção Brasileira; o segundo com uma seleção cabeça de chave, que provavelmente será a Espanha, dia 23 de junho; e o último com uma Semifinal, em 27 de junho, todos às 16 horas. “A Copa das Confederações é em junho, portanto estamos mais do que tranquilos com a possibilidade do Castelão sediar os jogos. Já estamos confirmados com um jogo do Brasil, uma semifinal e esperamos que o cabeça de chave do grupo B seja a Espanha, assim podemos ter o pentacampeão Brasil e a atual campeã Espanha jogando no Castelão”, comemorou Cid Gomes. O secretário Especial da Copa, Ferrucio Feitosa, também estava presente no evento.

Além de Fortaleza, outras cinco sedes foram confirmadas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Com exceção da capital federal, que será o palco da partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos. Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da UEFA Euro 2012, da Copa da Oceania de 2012 e da Copa Africana de Nações de 2013.

"Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014", explicou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que participou de uma coletiva de imprensa juntamente com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). "Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", completou o francês.

Para o Ministro Aldo Rebelo, as cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA 2013 não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos. "Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam", destacou.

O secretário Ferruccio Feitosa destacou a importância da dedicação do Governo do Estado no projeto. “Conquistamos novamente uma posição de destaque ao recebermos jogos do Brasil e de uma Seleção Campeão Mundial que provavelmente será a Espanha. Isso reflete os frutos do empenho e dedicação do Governo que vem trabalhando com seriedade e compromisso”, comemora.

IMG_7601Na semana passada, o Comitê Executivo da FIFA ratificou o formato com seis sedes para o torneio que será disputado por oito países no ano que vem. A próxima edição do "Festival dos Campeões" promete ser uma das mais equilibradas da história, com o anfitrião Brasil já classificado ao lado da Espanha, atual campeã do mundo; do Japão, campeão asiático; do México, vencedor da Copa Ouro da CONCACAF; e do Uruguai, que venceu a última Copa América. Os representantes de África, Europa e Oceania ainda serão definidos.

A Arena Castelão

A Arena Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas e mais de 70% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012. As obras de reforma e modernização estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça. “O Castelão é o único estado do Norte\Nordeste que tem capacidade acima de 50 mil, acredito que é 76 mil a capacidade de público do Castelão. Todos os outros Estados do Norte\Nordeste tem estádios com capacidade de 40 até 50 mil espectadores”, destacou Cid Gomes.

A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 76,80% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 37,58% de conclusão.

30.05.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)
Assessoria de Imprensa da Secopa
Lisiane Linhares ( lisiane@secopa.ce.gov.br / 85 85 8778.0024)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

XII Semana do Meio Ambiente: como nos tornar uma cidade sustentável


A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA promove dos dias 4 a 7 de junho a XII Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema "Cidades Sustentáveis: como nos tornar uma delas?", fazendo parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente (5/6). 

A Semana do Meio Ambiente objetiva conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e o uso correto dos recursos naturais, promovendo atividades de educação ambiental no município. Na programação terá seminários temáticos, amostra dos produtores, passeio ciclístico e blitz ecológica.

O evento é tradicional no município, tendo atingido importantes resultados em todas as edições. Entre as consequências positivas estão a criação do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - IMFLA, do Fundo de Desenvolvimento e Meio Ambiente - FUNDEMA e a adoção da Política Municipal de Meio Ambiente. Além disso, as atividades realizadas durante as semanas do Meio Ambiente tem provocado mudanças de atitude da população perante as questões ambientais.

Veja a programação abaixo:

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania
 
Fonte; Blog da PMI
 

Reitor da UFERSA Josivan Barbosa Ministra Palestra para Alunos da Escola Gabriel


Foi um momento impar a palestra ministrada ontem à noite 28/06 pelo Reitor da UFERSA Josivan Barbosa para os alunos da Escola Gabriel. O reitor fez questão de apresentar a universidade para os educandos de forma clara e objetiva, enfatizando a acessibilidade desta aos filhos dos trabalhadores, colocando em voga a necessidade de mais uso da mesma pelos jovens de Icapuí.

O evento teve a participação dos alunos da escola, do Secretário de Educação Mario César, do Secretário do SEDEMA Mauro Alexandrino, do Presidente do Sindicato dos Servidores Celestino Cavalcante, do Vereador Marcos Nunes, da diretora do Departamento de Cultura Sidivania e do Diretor da Escola Gabriel Sérgio de Paula, além do diretor da Rádio Genildo Costa, do Poeta Popular J. Gomes e do cantor e compositor Tom do Ceará. 

A ação é uma nova proposta da Rádio FM Educativa 102.5 no Governo Reconstruindo Cidadania do Projeto Rádio na Escola que já inicia grande com a presença do Reitor Josivan Barbosa palestrando para alunos do ensino médio.

Fonte: Blog da Esc. Gabriel

Governo do Ceará abre concurso para 707 vagas na área da saúde

Os interessados podem se inscrever até 4 de junho pela internet.
Há 281 vagas para médicos e 219 para técnicos em enfermagem.

O governo do estado do Ceará abriu inscrições para a seleção de 707 profissionais da área de saúde para as policlínicas nas cidades de Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá. Segundo informações do governo, as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da  Escola de Saúde Pública do Ceará . Os interessados podem se inscrever até 4 de junho.
De acordo com o governo, o processo será coordenado pela Escola de Saúde Pública doCeará (ESP-CE), através do Centro de Extensão em Saúde. A seleção contará duas etapas: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (de caráter apenas classificató
O maior número de vagas, segundo o edital da seleção pública, é para médicos, 281. O governo quer contratar especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/ diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia.
O edital oferta ainda 219 vagas para técnicos em enfermagem, além de vagas para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso e técnicos de radiologia.
Resultado
O resultado da classificação final dos aprovados está previsto para o dia 28 de junho. A admissão dos profissionais será pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelos consórcios públicos de saúde das 11 regiões que abriram a seleção pública. Os consórcios são uma estratégia adotada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, para a gestão das policlínicas regionais com custeio compartilhado entre os municípios que integram as microrregiões. Nas policlínicas a população deve ter acesso a consultas em 10 especialidades médicas e a exames especializados.
Fonte: G1

SESSAL realiza torneio de futebol para comemorar a Festa dos Pescadores


 No último sábado, dia 26 de maio a Sociedade Esportiva Salgadinho (SESSAL), realizou um torneio de futebol para comemorar a Festa dos Pescadores, voltando à origem.

 A festa contou com o apoio da Metalúrgica Rebouças, Comércio Local e O Rei dos Para-brisas. O evento contou com  a participação de 20 equipes inscritas, na ocasião houve sorteio de vários prêmios, e teve como vencedora do torneio a equipe do Bar Calango. 


A organização do evento agradece a presença de todos que compareceram ao local do torneio para  prestigiar as equipes participantes.


Enviado por e-mail: felipe@felipeinfor.com.br 

Defeso da lagosta terminará dia 1º

 Fortaleza. O período do defeso da lagosta vai terminar e, no próximo dia 1º, os pescadores estão liberados para voltarem ao mar. A ansiedade já toma conta da categoria que passou três meses sem exercer suas atividades. E para iniciarem o trabalho de forma legalizada, foi realizada, na manhã de ontem, em Fortaleza, uma reunião entre a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), Associação dos Armadores de Pesca do Ceará e pescadores.

O objetivo foi esclarecer sobre as normas de uma pesca legal, além de incentivar os pescadores a continuarem, também, fiscalizando os trabalhos ilegais, que comprometem a sobrevivência dos pescado. Também vai estar liberada a pesca do camarão.



Os barcos estão no cais pesqueiro do Mucuripe, na Capital cearense. Já estão todos preparados para começarem, no próximo dia 1, o retorno ao mar. Além de Fortaleza, muitos também saem de Parajuru, distrito de Beberibe FOTO: KID JÚNIOR

De acordo com o assessor da SPA, Ricardo Campos, é importante que os pescadores cumpram o que diz a lei, para realizar uma boa pesca. "A pesca vai ser liberada, então, a partir de agora, é necessário que os pescadores cumpram a legislação e colaborem com os agentes fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA)".

Segundo o presidente da Associação dos Armadores de Pesca do Ceará, João Cláudio, no Ceará existem 1.700 licenças de pesca da lagosta, entre embarcações à vela e a motor. "Já estamos com 80% dos barcos legalizados carregados com manzoás, prontos para sair para o alto mar". Segundo ele, o cais pesqueiro do Mucuripe, na Capital, está com a maior parte. "Os principais locais de onde saem são Fortaleza e Parajuru, no Município de Beberibe".

João Cláudio informou que os pescadores também estão interessados em cumprir o que for preciso. "Esse encontro é interessante, pois é uma forma de conscientização. Sabemos que para poder manter a pesca da lagosta temos que apoiar a pesca legal, pra não deixar que isso acabe um dia. Devemos trabalhar de forma sustentável", afirmou. Entre os assuntos debatidos, o assessor da SPA alertou para a dificuldade de fiscalização em alto mar. "O Ceará tem uma extensão de 570 quilômetros de mar e poucos recursos, apesar dos esforços, não é possível vasculhar toda a extensão". No entanto, ele destacou que o trabalho de fiscalização em terra está sendo intensificado cada vez mais. "A Secretaria está fazendo a parte terrestre, formando barreiras, exigindo a documentação que a lei solicita para o pescador, também, de camarão, tilápia de cativeiro e pesca de açude. Acreditamos que, em dois anos, todo o pescado será rastreado", disse.

Documentação
Ele ainda explicou que são necessários vários documentos, para circular entre Estado e entre os Municípios do Ceará. Entre Estados, são pedidos nota fiscal, certificado de inspeção sanitária e inspeção de serviço federal.

"Já a locomoção entre cidades dentro do Estado do Ceará está sendo regulada por uma Instrução Normativa da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, que exige o Certificado de Rastreamento de Trânsito Intermunicipal (CRTI). Isso já está sendo exigido para a pesca do camarão, tilápia e pesca nos açudes. Na da lagosta, a embarcação já desembarca direto com o certificado de origem do pescado", explicou ele.

O CRTI é obtido na SPA e os outros documentos com Ibama e Ministério da Pesca.

Barcos

80% das embarcações legalizadas já estão carregadas e prontas para saírem para o alto mar. A expectativa é grande entre os pescadores do Estado

Mais informações:

Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA)

Telefone: (85) 3241.0113
Associação dos Armadores de Pesca do Ceará: (85) 8808.0172

EVELANE BARROSSUBEDITORA DO REGIONAL
Fonte: Diário do Nordeste

Diário do Nordeste é depredado por grupo de grevistas radicais

Operários da indústria gráfica se uniram aos da construção civil e, além de atacarem o jornal, agrediram funcionáriaPor volta das 10h50 da manhã de ontem, trabalhadores da indústria gráfica e da construção civil encontraram-se em frente à sede do Diário do Nordeste. Durante cerca de 30 minutos, o que se ouvia eram vozes do comando grevista, entre elas, a do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, Rogério Andrade, proferindo insultos à categoria jornalística. Depois disso, só o que se escutou foi o estardalhaço de vidro quebrado e gritos de medo e pânico dos funcionários da empresa.

O direito de greve e manifestação, garantidos pela Constituição Federal, se transformaram em pura violência. Além da depredação do prédio do jornal, a apresentadora da TV Diário, Maísa Vasconcelos foi uma das que sofreu violência gratuita praticada pelos grevistas. Ela foi intimidada por um manifestante, que tentou lhe tomar o aparelho celular, com o qual ela filmava a passeata, e ainda foi atingida na cabeça por um capacete.



"Tentou tomar meu celular e me atingiu com um capacete. Trabalhadores sérios perdem com uma ação estúpida dessas. Taí meu brinde. O pior foi ver que o vídeo que gravei mostra claramente o agressor, a violência gratuita", escreveu a apresentadora em seu perfil do Twitter, logo após a agressão.

Sobre a ação, o diretor-editor do jornal, Ildefonso Rodrigues, disse que se percebeu um ato de total afronta e vandalismo. "Não entendemos como um movimento grevista pode agir assim. Temos como provar que houve a participação de ambos os sindicatos, tanto dos gráficos como dos operários da construção civil", afirmou.

Abuso

Para ele, o que aconteceu foi um abuso, um atentado à liberdade de expressão. "Em um país onde não se pode falar, onde a imprensa é cerceada, não existe democracia. O que nos estranhou foi um movimento de tamanha envergadura e com tamanha agressividade", destacou.

Sede de jornal é atacada



"Invadir um jornal e quebrar toda a recepção deste, e ainda usar a bandeira sindical para isso, realmente, nos causa estranhamento. Nós tivemos três funcionários que entraram em pânico e tiveram que ser atendidos. Nunca em toda a história do Diário do Nordeste isso ocorreu".

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará, (OAB-CE), Valdetário Monteiro, disse que, em situações como esta, tem que haver uma investigação para se apurar onde termina o livre exercício do direito de greve e começa o direito da empresa de funcionar, "a liberdade de imprensa e a vida dos trabalhadores também". "Poderíamos ter tido uma morte. Talvez tenha sido a primeira manifestação no Ceará, nesta nova era, que se tenha constatado tamanha violência", disse.

Medidas

O assessor jurídico do Grupo Edson Queiroz, Sálvio Carvalho Cavalcante, informou que todas as medidas legais já foram tomadas pela empresa. Três Boletins de Ocorrência foram lavrados na tarde de ontem, dois foram pelos seguranças lesionados e um por depredação do patrimônio da empresa.

"Estamos ajuizando, ainda, duas ações de reparação de danos morais e materiais contra os sindicatos. Há de ser considerada, também, a potencialidade de extensão dos danos, que poderiam ter alcançado terceiros, como assinantes do periódico que estavam no locam no momento da agressão", disse Carvalho.

Sobre os danos materiais, o Grupo solicitou ao juiz um arbitramento à condenação dos danos morais, em valores que sirvam de punição e exemplo, no intuito de repelir esta conduta.

Na noite de ontem, a Perícia Forense do Estado do Ceará esteve na sede do Diário do Nordeste. "Vamos avaliar o que ocorreu aqui e, em seguida, enviaremos para o 4º DP. O laudo deve sair de cinco a dez dias. Logo depois, o delegado instaura o inquérito", afirma o perito criminal Martônio Camelo.

Violência121 Boletins de Ocorrência já foram registrados contra o Sindicato da Construção Civil, devido a furtos, agressões, invasões de canteiros e depredação de patrimônio

TRT julga hoje ação sobre a legalidadeEm assembleia realizada na tarde ontem, o coordenador do Movimento Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Valdir Pereira, que estava na mesa de negociação da Assembleia Legislativa, e que também se encontrava na passeata do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICCRMF), disse que a classe laboral não era responsável pelos atos de vandalismo ocorridos contra o Diário do Nordeste.

Muito embora o mesmo se encontrasse em cima do trio elétrico no momento das agressões contra o jornal, quando os trabalhadores lançavam pedras em direção à portaria do periódico.

Existe no Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT-7) três processos em andamento contra o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF). Um deles deve ser julgado, hoje, e refere-se à abusividade ou não da greve. Os outros dois são referentes a um pedido de dissídio coletivo e de abusividade.

O Ministério Público do Trabalho avalia a legalidade da greve do Sindicato do Trabalhadores da Indústria Gráfica do Ceará.

Segundo o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), desde 26 de março, quando tiveram início as paralisações promovidas pelo sindicato dos Trabalhadores, foram realizados 121 Boletins de Ocorrência, registrando atos a invasão de canteiros de obra, agressões a operários, engenheiros e construtores, além de furto e depredação de patrimônio.

LiminarApós liminar da Justiça do Trabalho, expedida no dia 22 de maio, que restringiu as manifestações a 200 metros dos canteiros de obras, 29 invasões foram registradas em Boletins de Ocorrência, em claro desacato à decisão do Tribunal que, desde o último dia 10 de maio, decretou dissídio para definir o reajuste da categoria.

Segundo retrospectiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), foram oito o número de casos de violência contra profissionais de imprensa do Estado durante coberturas de greves. Entre janeiro de 2011 até hoje, 77,77% das agressões no exercício da profissão se deram neste tipo de cobertura. 

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lançamento das Olimpíadas Escolares 2012 será nesta terça-feira (29)

Será dada a largada para as Olimpíadas Escolares 2012. Nesta terça-feira (29), às 10 horas, no Auditório Blanchard Girão, da Sesporte (Av. Alberto Craveiro 2775), acontecerá a reunião de lançamento da maior competição estudantil do Estado. A Secretaria do Esporte e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará convocam professores, técnicos, diretores e secretários municipais para participarem desse momento onde serão discutidos diversos assuntos referentes aos jogos.
Neste ano, as Olimpíadas Escolares do Ceará terão disputas em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. As Olimpíadas Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem mais de 21 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.
Olimpíadas Escolares
Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Núcleo das Olimpíadas Escolares na Sesporte
Contato: (85) 3101.4391.

 
29.05.2012
Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana
(85) 3101-4415
manuella.viana@esporte.ce.gov.br
Fonte: Site do oficial do Governo de Ceará

Governo municipal realiza plenárias do Orçamento Participativo 2012/2013


O governo municipal de Icapuí iniciou o ciclo de plenárias que resultarão nas diretrizes do Orçamento Participativo 2012/2013. As plenárias são reuniões realizadas nas comunidades do município, onde são definidas pelos próprios moradores as necessidades e prioridades de aplicação dos recursos públicos.

O Orçamento Participativo é uma das marcas das gestões petistas em Icapuí, sendo retomado na gestão atual do prefeito Jerônimo Reis. O município foi dividido em regiões para agilizar o processo de elaboração do orçamento, tendo a participação das lideranças comunitárias, associações de moradores, sindicatos, ONG´s, igrejas, instituições privadas e moradores que desejem participar dos encontros. 

O lançamento oficial do Orçamento Participativo 2012/2013 foi na Sexta-Feira (25/5), no Ginásio de Mutamba, onde foi definido o período de 26 a 30 de maio para a realização das plenárias nas comunidades.  Após essa etapa, será realizado um grande seminário no dia 13 de junho para apresentação dos resultados das reuniões.

"Todos somos sabedores da necessidade de compartilharmos do enorme desafio que é retomar o processo de desenvolvimento da nossa cidade, promovendo a organização e participação comunitária, a democracia e a justiça, acesso aos bens públicos, enfim, à verdadeira cidadania. Temos plena consciência das limitações com as quais nos defrontamos, essas impostas pela insuficiência de recursos financeiros, escassez de tempo e, principalmente, em função das heranças políticas e administrativas advindas das gestões anteriores", disse o prefeito Jerônimo Reis durante a solenidade.

Jerônimo Reis encerrou seu pronunciamento convocando a todos os cidadãos e cidadãs a participar da construção de um orçamento verdadeiramente participativo.

Fonte: Blog da Prefeitura de Icapuí

Associação Icapuiense de Taekwondo ficou em 1º lugar da 1ª etapa do 20º campeonato Cearense de Taekwendo e classifica dois atletas para Seleção Cearense

Neste domingo 27 de maio, aconteceu em Fortaleza a 1ª etapa do 20º campeonato cearense de taekwondo e a seletiva para seleção cearense de taekwondo, onde a equipe de Icapui levou 16 atletas e conquista 13 medalhas sendo 5 de ouro, 7 de prata e 1 de bronze trazendo assim o troféu de 1º colocado por equipe pra cidade e também classificando os atletas Adriano Rebouças e Daniel Nascimento para a seleção cearense de taekwondo que disputará em novembro na cidade de Porto Alegre-RS a Copa do Brasil de TKD.
Agradecemos muito aos nossos apoiadores, a todos que não deixaram de apostar nesta garota de talento. Obrigado ao prefeito Jeronimo, Deputado Dedé Teixeira, secretário de educação Mário Cesar, ao amigo Marcos Rebouças, Gilson da Paz, a amiga Antoniete Silva, Diego do mercantil canecão e aos pais que apoiam seus filhos e acreditam em nosso trabalho.
Vencemos mais uma de muitas batalhas que ainda temos neste ano, mas a maior e mais gratificante é tem esta massa jovem treinando todas as noites e representando nossa cidade e representando muito bem, mais uma vez obrigado a todos e esperamos que continue apostando em nós, no nosso esporte, na nossa luta e nossa causa: sim ao esporte e não a droga!
A Associação Icapuiense de taekwondo (AIT) agradece a todos que ficaram na torcida e estará treinado mais ainda pra ser campeão não só no tatame, mas na vida também.
PARABÉNS GUERREIROS DA AIT.
OURO
Adriano Rebouças
Marisol Uchôa
Victor Hugo
Victória Júlia
Willyane Silva

PRATA
Alex da Silva
Beatriz Rebouças
Cleiton da Silva
Izabely Jorgiane
João José
Poliana Freitas
Otávio Neto

BRONZE
Roberto Costa
(Enviado por Antoniete)
Fonte: Portal Morro Pintado