terça-feira, 10 de julho de 2012

Turismo nas praias de Icapuí no Ceará, cenário paradisíaco na costa do sol nascente.

Praia da Redonda na divisa com a praia da Peroba em Icapuí no Ceará.
Uma viagem inesquecível a costa do Sol Nascente, esta localizada no litoral leste do estado do Ceará onde se localiza a cidade de Icapuí que faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte. O local, de paisagens selvagens com falésias e belas formações rochosas com as mais variadas cores ( do amarelo, passando pelo laranja, vermelho, ocre e até mesmo incríveis tons de vinho), é marcado por uma enorme ponta de pedra em barro vermelho que entra mar adentro. Na maré baixa, expõe uma fonte de água doce na praia que os nativos chamam de olheiro.Um local com diversos atrativos naturais e suas praias com varias opções de lazer como Retiro Grande - Praia calma com pedras dentro do mar. Falésias coloridas em alguns pontos cobertas por vegetação rasteira. Existe uma pequena comunidade na parte alta das falésias. 
Praia de Ponta Grossa mantém ainda a natureza e ritmo de vida inalterados pela civilização e possui o maior conjunto de falésias da América do Sul. e é lá que se come a lagosta mais saborosa da região e os melhores e maiores camarões e peixes, não deixe de comer o "camarão no bafo". Há uma única pousada no local e duas barracas de praia.
Praia da Redonda - Toda a orla é circundada por falésia coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Almir e o Noé trabalham com peças de madeira utilizando a raiz da hortênsia e o tronco de emburana fabricando barquinhos. Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente. 
Praia da Peroba - Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem, sua gente simples. 
Praia de Picos - Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho. 
Praia de Barreiras - O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. É maravilhoso apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho. Em Barreiras há o famoso forró da praia, nas noites de sábado. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta. 
Praia Barrinha de Mutamba - Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros. Praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe. 
Praia de Requenguela - Região simples com núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Ao cair da tarde o branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores. 
Icapuí - Visitar a parte alta do município, mirante que revela a beleza da cidade, apreciar a arquitetura natural de Icapuí, suas casas alpendradas, construídas no início do século passado, suas casas de farinha, o saudoso alambique da família Borges, são lembranças da época em que a riqueza vinha dos engenhos de cana. Foi a primeira cidade da América Latina a receber o prêmio CRIANÇA - PAZ E EDUCAÇÃO do Unicef. 
Praia de Quitérias - Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.
Ibicuitaba - Distrito de Icapuí, antiga Areias. Visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde existe um acervo de documentos antigos e peças do início do século. 
Tremembé - Praia de águas calmas, coqueirais, que se enfileiram ao longo da costa. Comunidade pacata que sobrevive da pesca do peixe e da lagosta e das mulheres rendeiras.
Arrombado ou Cuipiranga - Paisagem de inúmeros coqueiros e sangradouro da lagoa que percorre um vale de densa vegetação diferenciada e de extrema beleza. Balneário natural. No local existem barracas, onde é servido delicioso peixe e o prato tradicional da região: galinha caipira com pirão. 
Manibú - Praia rústica com dunas e coqueiros, de banho fácil devido ao mar calmo. 
Barrinha de Manibú - Praia caracterizada pela presença de casas de veraneio com infra-estrutura garantida pela administração municipal; apoio de 32 barracas. Em toda a sua orla, a cultura é identificada com toda a sua riqueza. Icapuí oferece ao turista o seu modo natural de ser. É aqui que o turismo é responsável. 
  Fonte: www.oktiva.net



Praia de Ponta Grossa uma areá de preservação ambiental um 
verdadeiro cenário bem agradável aos turistas.                                                                                                                                


Praia de Retiro Grande em Icapuí no Ceará.

Praia da Redonda em Icapuí no Ceará.
Falésias multicoloridas nas praias de Icapuí.







Fonte:http://www.dihitt.com.br/barra/turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário