quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PF prende prefeitos do CE por fraudes em licitações

A Polícia Federal cumpriu 12 de um total de 13 mandados de prisão na operação Província 2, deflagrada na madrugada de hoje, 31, na serra do Ibiapaba, no Ceará. A ação começou atingiu as prefeituras de Ibiapina, Tianguá e São Benedito. Entre os presos estão prefeitos e empresários suspeitos de envolvimento em licitações fraudulentas.
De acordo com o promotor Ricardo Rocha, a polícia conseguiu prender Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, Rodrigo Fortuna de Araújo, Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes, Raimundo Aguiar Gomes, Francisco Ferreira Pinto, Antônia Daniele Nunes, Maria Aparecida Ferreira Pinto, Sidney Rodrigues da Silva, Edgley Franklin, Gilberto Moita Filho e Victor de Castro Moita, ambos filhos do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita.
Os presos foram levados para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza, e serão ouvidos amanhã na sede da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A ação faz parte das investigações realizadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Segundo o promotor Ricardo Rocha, mais de 50% dos 184 municípios cearenses são suspeitos de praticar fraudes em licitações.
Caça-fantasmas
Em junho, o ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, e dois filhos dele haviam sido presos também na operação Caça-fantasmas, que investigava fraude em licitações vencidas por empresas fantasmas. Na ocasião, o promotor Ricardo Rocha havia dito que o esquema de corrupção na cidade poderia ser "muito maior".
De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Ibiapina entre 2009 e 2011 foram fraudados. Empresas fantasmas estariam sendo convidadas a participar dos certames de modo a simular competição. A maioria das licitações em que a quadrilha atuava era destinada à locação de veículos - inclusive para o transporte escolar -, a obras e à realização de eventos. O montante desviado, segundo a PF, chega a R$ 30 milhões.
Fonte:http://www.opovo.com.br

Ceará inicia exportação de safra do melão para Europa

Em oito dias serão 406 contêineres cheios de melão produzidos principalmente em Icapuí 
O Ceará tem alguns dos principais pólo fruticultores do Nordeste. A terra é preciosa e cobiçada. Teve início nesta semana a exportação da safra cearense de melão. Nada menos do que 196 contêiners cheios de  melão embarcaram no navio “Rio de la Plata”, da Hamburg Sud, partindo do Porto do Pecém.
Os melões têm como destino Holanda e Inglaterra e foram produzidos na fazenda da empresa Agrícola Famosa, em Icapuí. E no próximo domingo, mais 210 contêineres embarcarão para os mesmos destinos.
A produção de melão pela Agrícola Famosa é crescente desde que a Del Monte Fresh Produce decidiu interromper a produção de melão em sua fazenda no Ceará. No ano passado, a agrícola famosa aumentou de 3.400 para 4 mil hectares de área plantada de melão.  A Agrícola Famosa tem a maior fazenda de melão do mundo. É muito melão, mas estima-se que em três anos  Ceará produza mais banana que melão.
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/valedojaguaribe

Conflito nas dunas de Canoa

Somente veículos com placa vermelha estão autorizados a realizar passeios com turistas pelas dunas da praia. Eles receberam capacitação para a atividade Passeio de bugues nas dunas da Praia de Canoa Quebrada está sendo alvo de impasse no Município de Aracati

Aracati. O passeio turístico em bugues pelas dunas de Canoa Quebrada é motivo de conflito entre bugueiros clandestinos, uma empresária e a Guarda Municipal de Aracati. Há contestação à lei municipal que disciplina o tráfego de veículos sobre dunas e falésias. Ao mesmo tempo, a necessidade de autorização foi a alternativa mais viável encontrada pela Prefeitura Municipal e Associação de Bugueiros para organizar os passeios sobre as dunas, um perigo para quem quer dirigir sem conhecer o local. O caso abre mais uma página do já questionado processo de ocupação nessa região do Litoral Leste.

Como uma forma de organizar o tráfego de veículos e evitar acidentes, a Prefeitura Municipal de Aracati criou uma lei municipal que condiciona o trânsito de veículos pelas dunas e falésias de Canoa Quebrada. Pela lei, somente os bugueiros autorizados podem trafegar por essas áreas. Um dos questionamentos iniciais a essa medida é o fato de que as dunas e falésias constituem Áreas de Preservação Permanente, de propriedade da União, sobre a qual o Município não poderia legislar. Amparado nessa informação e no Ministério Público, a empresária Ednaide de Sousa reclama que os bugueiros que contrata são proibidos de trafegar sobre as dunas. A diferença é que quando o Ministério Público questiona a lei municipal o faz para proibir que haja trânsito de veículos naquela área, não para que o tráfego seja feito sem a disciplina municipal.

O caso tem gerado repercussão na comunidade de Canoa Quebrada, mas tem colocado de um mesmo lado Associação dos Bugueiros, Prefeitura Municipal e Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada. Eles reclamam dos bugues "clandestinos" colocados pela empresária para trabalhar. Clandestinos porque trafegam sem obedecer a lei municipal. Mas para Ednaide de Sousa, da agência "Canoa Travel", a Guarda Municipal não pode proibí-la de trafegar em bugues.

"Todos os dias aparecem jovens ansiosos por trabalho na minha porta e eu tendo essa vaga e não posso contratar. Faz dois anos que estamos andando para trás, sem conseguir nada", reclama a empresária Ednaide de Sousa.

Segundo o presidente da Associação de Bugueiros, Bebeto Andrade, "a empresária está querendo colocar irregularmente bugues, inclusive com um preço bem abaixo do que é praticado pela associação, e isso também tem prejudicado a gente. Os nossos bugueiros passam por capacitação, são orientados sobre a segurança para o turista. Os bugueiros clandestinos não fazem isso, acabam colocando os turistas de Canoa Quebrada em risco".

Autuação
O comandante da Guarda Municipal de Aracati, Jocélio Gondim, explica que a empresária já teve veículos autuados em flagrante porque, além de não terem autorização para transitar nas dunas, os bugues fazem atividade remunerada com placa de veículo particular, o que contraria o próprio Código Nacional de Trânsito. Todos os veículos da Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada (ABCQ) possuem placa vermelha e os motoristas passaram por curso de direção defensiva.

"O que ocorre é que constatamos que foi criada uma locadora de veículos em Canoa, mas ao invés de o cliente ter o direito à direção, a empresa dispunha de motoristas. Então, vimos que não era uma locadora de veículos, mas uma empresa que ganhava para realizar passeios. O problema é que eram contratadas pessoas sem capacitação, em placas de veículos particulares, exercendo atividade remunerada. Isso é certo?", indaga o comandante. A Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) defende que a lei municipal, bem como a trilha definida para os passeios pelas dunas, são necessários em virtude do risco de acidentes que podem ser causados por pessoas que trafeguem sem o conhecimento do local, como ocorreu em 2009, quando uma turista morreu em acidentes nas dunas quando o próprio marido dirigia o veículo.

FIQUE POR DENTRO
Confusão
O trânsito pelas dunas de Canoa Quebrada já foi motivo de acidentes com mortes e também de conflito entre bugueiros e turistas. A título de organizar o trânsito (em outubro de 2010 uma portuguesa morreu em acidente com o marido), os bugueiros criaram uma trilha específica. Em janeiro de 2010, uma discussão entre um bugueiro e dois turistas que passeavam de quadriciclo na contramão da trilha causou uma grande confusão na praia. Famílias de turistas que participavam de uma trilha off-road se disseram ameaçadas pelos bugueiros, que por sua vez dizem que foram primeiro agredidos. Aproximadamente 60 homens da Polícia Militar escoltaram os trilheiros na saída da pousada em que estavam. Hoje é permitido o trânsito dos trilheiros, desde que com autorização prévia.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura do Município
de Aracati - Praia de Canoa Quebrada
Região do Litoral Leste
Telefone: (88) 3446.2419


Melquíades JúniorColaborador
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeito de Icapuí deverá ser julgado hoje pelo TRE

O Tribunal Regional  Eleitoral do Ceará colocou  na pauta de hoje (30/08/11)  dezenove processos para julgamento, entre eles está o do atual Prefeito de Icapuí, José Edilson da Silva e do Vice-Prefeito, Heverton Costa Silva. Os recorrentes do referido processo são; Francisco José Teixeira e Orlando de Souza Rebouças.



PROCESSOS PARA JULGAMENTO

Sessão de terça-feira, 30 de agosto de 2011O 


Pauta nº 119/2011 – publicada em 22/08/2011
03. RECURSO ELEITORAL Nº 223849233 – CLASSE 30 (2238492-33.2009.6.06.0008)
ORIGEM:                    Icapuí/CE (8ª Zona Eleitoral – Aracati)
RELATOR:                      Juiz Raimundo Nonato Silva Santos
RECORRENTES:            Francisco José Teixeira e Orlando de Souza Rebouças
ADVOGADOS:              Wilson da Silva Vicentino, Renato Esmeraldo Paes, André Luiz de Souza Costa, Pedro Diógenes Lima Cavalcante, Egídio Barreto, Robson Martins Lopes e Sílvia Régia Lopes Melo
RECORRIDOS:               José Edilson da Silva, Prefeito e Heverton Costa Silva, Vice-Prefeito
ADVOGADOS:              Vicente Aquino, Tibério Cavalcante e Breno Leite Pinto
NATUREZA:                      Ação de Impugnação de Mandato Eletivo 


Fonte:http://www.tre-ce.gov.br

Inácio Arruda desaprova privatizações do governo federal

O apoio do parlamentar emergiu durante a manifestação dos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O senador Inácio Arruda (PCdoB) condenou todas as tentativas do governo federal de querer privatizar qualquer um dos setores, como o caso dos Correios.
O parlamentar declarou seu apoio aos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante a manifestação que ocorreu no setor de embarques do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na madrugada desta terça-feira (30), em Fortaleza.

Os servidores estão em greve desde o último dia 16 de junho e reivindicam a derrubada do projeto de lei nº 1749, que prevê a criação de uma empresa
pública para gerir os hospitais universitários.

Durante a amistosa manifestação, os servidores expuseram suas razões contrárias à matéria de privatização dos hospitais universitários, aos parlamentares que seguiram para Brasília.

O petista Eudes Xavier disse que a tendência é esse projeto não passar e informou que o cearense Danilo Forte (PMDB), relator da MP sobre a criação dessa empresa pública, foi mantido também como relator da PL 1749.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) também se declarou solidário a luta da categoria e ressaltou com ironia, que o PT, que sempre se posicionou contrário as privatizações, agora tenha virado “o Partidos dos Trapalhões”.
Fonte:http://www.cearaagora.com  :

Dirceu chama de piada insinuação de que conspirou contra Palocci


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) reagiu com indignação à matéria publicada pela revista "Veja" no fim de semana e afirmou que apoia incondicionalmente o governo da presidente Dilma Rousseff.
No sábado (27), a revista publicou que o ex-ministro do governo Lula mantém um gabinete informal em um hotel de Brasília onde despacha com parlamentares e integrantes do governo Dilma. A reportagem mostra imagens de políticos no andar do hotel onde Dirceu se hospeda, entre 6 e 8 de junho, dias que antecederam a queda do então ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
Em conversa com o Valor nesta segunda-feira (29), Dirceu disse que é "de morrer de rir" a insinuação de que conspirava com ministros, senadores e deputados para aproveitar-se politicamente da queda do ex-ministro Antonio Palocci, que pediu demissão no começo de junho após suspeitas em torno da evolução do seu patrimônio.
Lula Marques - 15.dez.2010/Folhapress
Dirceu disse que é "de morrer de rir" a insinuação de que conspiração contra Palocci
José Dirceu disse que é "de morrer de rir" a insinuação de que conspirou contra Antonio Palocci
"Até as pedras sabem que eu sou governista. Pode ter alguém que apoie tanto quanto eu [o governo Dilma], mas é difícil', afirmou. Referindo-se à matéria como "a piada do ano", Dirceu minimizou o fato de ter se encontrado com autoridades em um andar reservado de um hotel, em Brasília.
"Isso é natural, eu tenho todo o direito de fazer política. Que eu encontro com parlamentares, com políticos, com governadores, isso é sabido. Eu viajo pelo Brasil, sou recebido, faço debates, faço palestras", afirmou Dirceu.
O ex-ministro disse não ver nada de estranho em ter recebido ele mesmo a visita das autoridades, e não o contrário. "Por que eu não vou ao Congresso? Porque eu fui cassado. Eu só vou ao Congresso no dia em que ele me dar anistia. É o mínimo de dignidade que eu tenho que ter, já que fui vítima de uma violência jurídica. Depois que o Supremo me absolver, que eu espero que ocorra o mais rápido possível, vou pedir anistia ao Congresso".
Dirceu contestou os métodos usados por "Veja" para obter as imagens usadas na reportagem e disse que houve tentativa de invasão do seu quarto no hotel. Ele comparou o episódio ao escândalo dos grampos feitos pelo jornal sensacionalista britânico "News of the World", do magnata Rupert Murdoch.
"A matéria em si não diz nada. O grave é a violação da lei. O hotel já pediu uma investigação para a Polícia Civil e para a Polícia Federal. Isso é o equivalente ao que acontecia no Reino Unido, nas empresas do Murdoch".

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Empresa de parentes de Alckmin é suspeita de fraudar prefeitura

Uma empresa que tem como sócios parentes de Lu Alckmin, mulher do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), é investigada sob suspeita de ter se beneficiado de uma fraude de R$ 4 milhões contra a Prefeitura de São Paulo, informa reportagem de Evandro Spinelli e Giba Bergamim Jr., publicada na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O esquema, que também envolve outras empresas, foi alvo de operação em conjunto da Corregedoria Geral do Município, Polícia Civil e Ministério Público e resultou na prisão de quatro pessoas na última sexta-feira (26).A prefeitura afirma que a empresa dos parentes de Lu Alckmin --Wall Street Empreendimentos e Participações-- falsificou documentos para pagar um valor menor de taxas cobradas para autorizar a construção de prédios. A taxa em questão é a outorga onerosa, dispositivo que permite a construção de imóveis acima do limite previsto, mediante pagamento à prefeitura.

Por conta das fraudes, a Prefeitura de São Paulo promete interditar a partir desta terça-feira (30) as obras de 21 prédios, alguns deles de alto luxo, nas zonas leste e oeste da cidade.

Os responsáveis pela Wall Street não responderam aos oito recados deixados pela Folha na empresa ontem.



Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Professores decidem manter greve

Apesar de o Tribunal de Justiça do Ceará ter decretado ilegalidade da greve dos professores da rede pública estadual, a categoria decidiu manter a paralisação pelo menos até a próxima sexta-feira
Professores lotaram o Ginásio Aécio de Borba para a assembleia (EDMAR SOARES)Professores lotaram o Ginásio Aécio de Borba para a assembleia (EDMAR SOARES)

Os discursos inflamados de representantes de professores de todas as regiões do Estado, incluindo a Capital, já antecipavam a decisão que seria tomada pela categoria, ontem, em Assembleia Geral, no Ginásio Aécio de Borba. Em resposta ao pedido de ilegalidade da greve por parte do governador Cid Gomes (PSB), decretada na última sexta-feira pelo desembargador Emanuel Leite Albuquerque, os professores optaram por continuar a paralisação, que já dura 25 dias.

“Nós temos todo o interesse na negociação, mas ela foi interrompida pelo pedido e decretação da ilegalidade da greve. O governador poderia ter protelado o pedido. Nos sentimos traídos”, justificou o presidente do Sindicatos dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, aos cerca de 5 mil professores de 60 municípios que lotavam o Ginásio.

Segundo a assessoria jurídica do Sindicato, a Apeoc ainda não foi notificada oficialmente da decisão do desembargador, mas garantiu que vai recorrer assim que for intimada. Depois da notificação, os professores têm até 48 horas para voltar às atividades, sob pena de pagarem multa de R$ 10 mil para cada dia de descumprimento da decisão.

Decisão
Além de considerar que o Sindicato não cumpriu dispositivos da Lei de Greve, o desembargador também alega que a paralisação causa prejuízos a “milhares de jovens” e põe em risco a “saúde e sobrevivência dos estudantes, que, como se sabe, dependem das refeições escolares para suas nutrições”.

De acordo com o advogado do Sindicato, Ítalo Bezerra, os professores não foram ouvidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). “Não nos foi dada a oportunidade de nos defendermos”, reclamou Bezerra.

O POVO entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

SERVIÇO 

Nova Assembleia Geral dos Professores
Dia: 2 de setembro (sexta-feira) 
Horário: 15 horas
Local: Ginásio Aécio de Borba (ao lado do Estádio Presidente Vargas) 

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O impasse entre os professores estaduais e o governador Cid Gomes (PSB) parece estar longe do fim. O governador havia prometido voltar às negociações caso a greve fosse suspensa, mas a categoria decidiu manter a paralisação.

Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br  
Fonte; http://www.opovo.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Justiça determina suspensão de greve dos professores do Ceará


Professores têm até 48 horas para retornarem às salas de aula.
Pena para o descumprimento da liminar é de R$ 10 mil por dia.
O Tribunal de de Justiça do Ceará (TJ-CE), por meio do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, determinou em liminar a suspensão da greve dos professores da rede estadual de ensino. A categoria deve retornar às atividades em até 48 horas sob pena de pagar multa de R$ 10 mil por cada dia de descumprimento, segundo a decisão do juiz, publicada na sexta-feira (26). Os professores estavam em greve desde o dia 5 de agosto.

O Estado alegou ainda que as discussões em torno do reajuste dos professores não foram encerradas e alguns pontos apresentados como reivindicação não atendida pelo Estado do Ceará não foram apresentados na mesa negociação.

Ao analisar a ação, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque levou em consideração os prejuízos causados à prestação do serviço público e ao rendimento escolar de milhares de jovens, segundo o TJ-CE.

O juiz também afirma em sua decisão que a greve "põe em risco a saúde e sobrevivência dos estudantes", argumentando que esses jovens dependem das refeições escolares "para suas nutrições".
Reivindicações

O sindicato questiona além do cumprimento da Lei Federal do Piso , o plano de cargos e carreiras dos professores. Os professores alegam que não basta aplicar o piso como vencimento inicial, mas defende que tal aplicação signifique ganho remuneratório para todos os integrantes da carreira, sejam professores de nível médio, graduados e professores pós-graduados.

Fonte:http://g1.globo.com

PCdoB de Icapuí Realiza Conferência Histórica

Segunda-feira, Agosto 29, 2011  Professor Celestino     

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB realizou na tarde deste sábado 27/08 na Câmara Municipal a sua Conferência Municipal. Na oportunidade o Deputado Estadual Lula Morais falou em nome da Executiva Estadual afirmando que o partido dará todo apoio ao Vereador Marcos Nunes para consolidação da empreitada como pré-candidato a prefeito do município de Icapuí, segundo ele o partido já está realizando alguns contatos no intuito de consolidar o pleito até a convenção do próximo ano. Até lá o partido em Icapuí continuará sua campanha de filiação e de articulação para agregar mais pessoas a esse projeto.
 


POLÊMICA – Bugueiros disputam por dunas de Canoa Quebrad


A disputa pelo espaço turístico em Canoa Quebrada já chega a mais um capítulo. Agora a briga é entre a associação de bugueiros e uma empresária do ramo turístico. A reclamação: a prefeitura, com anuência da associação, estaria impedindo novos bugueiros de fazerem o passeio sobre as dunas e falésias. A alegativa: já existe uma lei municipal “disciplinando” o transporte de buggys sobre dunas e falésias. Em suma, autoriza apenas bugueiros devidamende credenciados (e “trilheiros” sob autorização prévia) a transitarem pelas areias que fazem o cartão postal de Canoa Quebrada.  A prefeitura diz que só haverá novas concessões por meio de licitações. Não há previsão de data.
Um problema: as dunas e falésias já recebem, diariamente, um considerável tráfego de veículos. Mas outra questão é sobre a real legitimidade de uma lei municipal que dispõe sobre uma Área de Proteção Ambiental (APA) de propriedade da União. O Ministério Público Estadual já questionou a lei em Ação Civil Pública, acusando-a de abusiva. Por outro lado, os próprios bugueiros, por meio da associação, sentiram a necessidade de organizar o tráfego – os acidentes com vitimas nas dunas têm ocorrido com carros dirigidos por turistas.
MAS O QUE SE ACUSA é que além de dispor sobre uma área que não é de legislação municipal, o município de Aracati esteja barrando a entrada de novos bugueiros para trabalhar fazendo o passeio. Não tem havido concessão de novos alvarás. Corporativismo? oligopólio?
PARA O PRESIDENTE da Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada (ABCQ), Beto Andrade, o que se acusa de abusivo é, na verdade, uma organização. “A lei existe e tem que ser cumprida. A associação não impede nada, quem tem esse poder é a prefeitura. Mas é verdade que existem bugueiros demais. E a empresária está querendo colocar irregularmente buggys, inclusive com um preço bem abaixo do que é praticado pela associação, e isso também tem prejudicado a gente. Os nossos bugueiros passam por capacitação, são orientados sobre a segurança para o turista. Os bugueiros clandestinos não fazem isso, colocando os turistas de Canoa Quebrada em risco”.
A EMPRESÁRIA ‘Edinaide’, da agência ‘Canoa Travel’, envolvida na problemática que já chegou aos blogs locais, reclama da inconstitucionalidade da Lei e que esteja havendo um atentado ao direito de ir e vir. Ampara-se no próprio Ministério Público. “Todos os dias aparecem jovens ansiosos por trabalho na minha porta e eu tendo essa vaga e não posso contratar, faz dois anos que estamos andando para trás, sem conseguir nada”, reclama.
Leia mais notícias no Blog Diário Vale do Jaguaribe e siga-me no twitter: @melquiadesjr
Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/valedojaguaribe/

Artigo: Eleições 2012 vista sob outra ótica



O Brasil vive um momento político propício para os comunistas que apresentaram à sociedade suas propostas e projetos audaciosos. Com a eleição de Dilma, reafirmando o projeto iniciado por Lula, o PCdoB se torna protagonista na apresentação do seu Programa Socialista. Nesse momento, o Partido busca construir o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, compondo uma frente política heterogênea a nível nacional, defendendo com radicalidade o governo e apresentando para amplas massas as propostas de reformas democratizantes (agrária, política, tributária, urbana, educacional, da comunicação, o fortalecimento do SUS, da seguridade social e segurança pública).

Hoje, o PCdoB se apresenta para sociedade como uma alternativa política para populares, democratas, militantes das causas sociais, que possam enxergar no partido comunista um instrumento/espaço para construir uma política séria, ética, efetiva, humana, soberana e desenvolvimentista. Entretanto, para tornar esses preceitos parte integrante do processo de luta da classe trabalhadora em Icapuí, se faz necessário partir de um paradigma novo de se fazer politica avessa ao assistencialismo e aos coloio do poder.

Em Icapuí o PCdoB já demonstrou que tem altivez quando é provocado a ocupar local de destaque na disputa do cenário político. Por essa característica estamos defendendo que o Partido deva ser o condutor da construção de uma corrente política que proponha para Icapuí uma nova visão da política, uma nova fórmula na gestão da cidade. As forças que governam ou já governaram Icapuí precisam enxergar no PCdoB uma possibilidade real de poder.

Para se firmar como uma força que disputa o poder, é necessário, porém, um partido organizado, enraizado na vida social e política da cidade, com sua militância presente e atuante nos movimentos sociais, comunitário, sindical e estudantil. Proposito que não se consolida sem um projeto audacioso e alicerçado em proposta que assegure novas perspectivas de melhoria na vida do povo em especial da juventude.

Forjar um movimento sindical classista é tarefa dos comunistas, apresentar o PCdoB para os trabalhadores é responsabilidade de cada militante. Construir um movimento comunitário independente de governo é dever dos comunistas; capacitar e formar uma nova geração de militantes comunitários é tarefa do PCdoB. Os militantes e filiados do partido devem estar presentes em todos os segmentos da sociedade.
O projeto político de 2012 está obrigatoriamente vinculado ao nível de organização dos quadros (filiados com mais responsabilidades) e militante. Nas eleições de 2012, a Câmara Municipal de Icapuí passará de 09 para 11 cadeiras. Essa nova composição, junto com as renovações que vem se dando de aproximadamente 40% a 50% das vagas, coloca para o Partido a possibilidade de disputar, sem ilusões, 2 vagas de vereador, pois já temos uma vaga e o trabalho do representante comunista é destaque tanto no cenário municipal como regional, o PCdoB trabalha para ter chapa própria de vereador como forma de melhor representar a população e encorpar a nossa candidatura majoritária.
A Pré-candidatura a prefeito do camarada Marcos Nunes pelo PCdoB é uma das poucas que se apresenta com um projeto politico administrativo para Icapuí. Outros nomes que surgem no cenário politico, inclusive velhos conhecidos, têm apenas planos de poder que excluem a sociedade, não correspondendo com as demandas crescentes da população.

Mas essa possibilidade tem data de validade para ser concretizada, pois precisamos estruturar o partido para disputar as eleições de outubro de 2012, para isto, o partido tem tomado os devidos encaminhamentos nesta direção, filiando novos camaradas e construído novos núcleos de base no intuito de termos uma constituição mais orgânica e de sermos protagonismo na disputa eleitoral do próximo ano. Nessa ótica é preciso que identifiquemos entre o povo, pessoas que busquem a luta política eleitoral e vejam no PCdoB essa possibilidade de alavancar uma proposta moderna e promissora que rompa com o modelo de administração retrogrado e perverso que se estabeleceu em Icapuí.
Celestino Cavalcante
Presidente do PCdoB de Icapuí
Extraído do blog do Vereador Marcos Nunes

domingo, 28 de agosto de 2011

Bolt, desclassificado nos 100m



A falsa partida deixa o detentor do recorde mundial do título em uma placa ao seu parceiro Blake

A final do 100m foi o teste mais aguardado do mundo de atletismo. Todos queriam ver Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, que transformou o Atletismo em uma gigante do entretenimento global, e se eu pudesse manter a hegemonia dos últimos anos.Parafuso fez um erro de iniciante: ele saiu mais cedo dos blocos e foi desclassificado. A coroa é coberta compatriota e companheiro de treino, Yohan Blake (9,92 s).

Os últimos 100m 10s justo, mas o jogo psicológico dos atletas antes da corrida e nos saltos dura muito mais tempo. Neste Bolt, com acenos para o público, dançou sua, eles olham relaxado e confiante, sempre foi rei. Mas algo tem tido a falhar hoje, talvez a confiança do melhor atleta na história, este ano mais do que nunca ameaçado por rivais, porque o jamaicano, que nunca foi o melhor dos blocos, caiu e começou a correr mesmo antes do tiro de partida soou.
Essa falha pode ser caro uma vez que em 2009 a Federação Internacional aprovou a desqualificação da primeira infracção. O padrão, amplamente criticada por atletas que jogaram toda a temporada em uma fração de segundo, procurou acabar com os corredores que abusou do largadas falsas para exercer pressão sobre seus rivais.
Com parafuso removido, e sem rosto camisa de corrida, foi parceiro de treinamento para Yohan Blake. Com apenas 21 anos, Blake é o mais jovem campeão da história. A marca (9,92 s) é uma galáxia de 9,58 s de Bolt marcação, há dois anos em Berlim, mas é mais rápido do que Blake foi executado neste ano. Num só fôlego, atrás de Jamaica, entrou o americano Walter Dix (10,8 s) e veteranísimo, 35 anos velocista Kim Collins (10,09 s).
A decepção não foi apenas Bolt. O francês Christophe Lemaitre, cujo melhor tempo teria servido para amarrar hoje com Blake, perdeu uma grande oportunidade para definir um novo marco no pódio de um julgamento que muitos consideravam impossível para um homem branco. Ele ficou em quarto lugar (10,19 s).
Tanto o jamaicano e francês, terá outra chance nos 200m, começando na próxima sexta

Remoção de Bolt . Vídeo da desqualificação do jamacaino na final de 100 metros do Atletismo Mundial Daegu por falsa partida


Fonte:http://eskup.elpais.com

EXECUTIVA SE REUNE PARA PENSAR O FUTURO DO PT DE ICAPUÍ

EXECUTIVA SE REUNE PARA PENSAR O FUTURO DO PT DE ICAPUÍ


No último dia 25 de agosto, na Sede do PT de Icapuí, a Executiva Municipal se reuniu para discutir a seguinte pauta: Informes; homologação de novas filiações e sucessão 2012. Na oportunidade foi realizado a homolagação de 20 novas filiações (lista em anexo abaixo).

Foi também feita uma discussão sobre a sucessão 2012, ficando encaminhado que o PT deveria realizar 04 seminários temáticos no intuito de construirmos uma plano de governo que seja amplamente discutido pelo o partido e por todo o município. Os temas a serem trabalho nos seminários serão:


1 - EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
2 - JUVENTUDE: ESPORTE E CULTURA NO ENFRENTAMENTO DAS DROGAS
3 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
4 - GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: A PESCA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL

Fica decido pela Executiva que na próxima reunião do Diretório será feita a discussão final, como datas e planejamento geral do seminário.

Ainda pensando em 2012, a Executiva cria a " COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DAS PRÉ-CANDIDATURAS À PREFEITO PELO PT", que será composta por:
02 representante de cada pré-candidato
02 membros da Executiva (Chiquinho Bezerra e Francisco Eurivan)
Presidente do PT - Sérgio Araújo

Esta comissão tem como um de seus principais objetivos, fazer o diálogo com os pré-candidatos, visando a unidade entre ambos, para que os mesmos possam está juntos em um mesmo projeto nas eleições em 2012.

LISTA DE FILIADOS HOLOGADOS NA REUNIÃO DA EXECUTIVA MUNICIPAL EM 25 DE AGOSTO DE 2011.


PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ICAPUÍ
LISTA DE NOVAS FILIAÇÕES

FILIAÇÕES HOMOLOGADAS EM: 25 DE AGOSTO DE 2011.

1 – JOSÉ OCEANO DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
2 – ALDZUIR DAMIÃO REBOUÇAS JÚNIOR (AV. ENOQUE CARNEIRO)
3 – SELMA MARIA DE ARAÚJO (VILA JARDIN PARAÍSO)
4 – REJANE FERREIRA GOMES (VILA JARDIN PARAÍSO)
5 – FRANCISCA FERREIRA DA COSTA (RUA DOS TEIXEIRA)
6 – FRANCISCO JOSÉ REBOUÇAS DA SILVA (OLHO DÁGUA)
7 – SILVANGELA MARIA REBOUÇAS (SERRA DO OLHO DÁGUA)
8 – ANTÔNIO ALLAN DA SILVA (SERRA DA MUTAMBA)
9 – ISABEL DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
10 – DANIELA DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
11 – ISABELA DA COSTA REBOUÇAS (AV. ENOQUE CARNEIRO)
12 – GERALDO FERREIRA NETO (AV. ENOQUE CARNEIRO)
13 – FRANCISCO FERREIRA FILHO (RUA DOS TEIXEIRAS)
14 – CARLOS DJERSON DA SILVA SANTOS (PRAIA DE BARRINHA)
15 – JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA (RUA DOS PORFÍRIOS)
16 – JOSÉ MAILSON DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
17 – ANTÔNIA GRAÇA DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)
18 – ANTONIA ALINE COSTA SILVA (SERRA DA MUTAMBA)
19 – ALEXANDRE JOEL REBOUÇAS DE SOUSA (AV. EZAU LACERDA)
20 – MARIA DAS GRAÇAS DA COSTA (SERRA DA MUTAMBA)

Extraído do site oficial do PT de Icapuí http://pticapui.blogspot.com

sábado, 27 de agosto de 2011

Dedé divulga seminário que discutirá políticas sociais para o Nordeste








Seminário “Políticas Sociais para o Nordeste, Recursos Hídricos e Programa Água para Todos acontece segunda-feira
O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, em pronunciamento na sessão desta sexta-feira (26/08) da Assembleia Legislativa, a realização do seminário “Políticas Sociais para o Nordeste, Recursos Hídricos e Programa Água para Todos”. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (29/08), a partir de 8h, no Plenário 13 de Maio.

Segundo o petista, as presenças do senador José Pimentel (PT-CE) e do governador Cid Gomes estão confirmadas no encontro, promovido em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal. A ideia é colocar em pauta projetos prioritários para a Região, na tentativa de reduzir as desigualdades com outras localidades do Brasil.

O seminário acontecerá em todas as capitais nordestinas. “Vamos coletar ideias de políticos, entidades de trabalhadores e empresários, que poderão se transformar em emendas ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015)”, adiantou Dedé, citando alguns dos pontos centrais de discussão: transposição do Rio São Francisco e redistribuição dos royalties de petróleo.

Conforme o deputado, os governos Federal e Estadual divulgação seus planos de ação, para fomentar o desenvolvimento do Nordeste. “No futuro, seremos a região mais rica do País”, projetou.

HOSPITAL, CAMINHONEIROS E PECÉM

Dedé Teixeira também comentou a proposta do deputado Fernando Hugo (PSDB) de construir um hospital de alta complexidade no Anel Viário de Fortaleza. O petista se disse favorável ao projeto. “É uma localização estratégica”, avaliou.

Ele enalteceu ainda a Festa do Caminhoneiro do município de Tabuleiro do Norte, nacionalmente conhecido como um polo da categoria. As comemorações começam neste domingo (28/08). “Proporcionalmente, é cidade com o maior número de caminhoneiros. E está se tornando um pólo metal-mecânico importante”, frisou.

O parlamentar destacou também os debates realizados pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL em torno do nivelamento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. As discussões iniciaram ontem e encerram nesta sexta-feira. “O evento conta com a presença de diversas instituições. São contribuições importantes que a Assembleia tem dado para o desenvolvimento do Ceará”, analisou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

PC do B de Icapuí realiza hoje Conferência e renovação do Diretório

Veja Edital de Convocação:

Convocação da Conferência Municipal do PCdoB


O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, no município de Icapuí, através de seu presidente abaixo assinado, com base na Normatização das Conferências Estaduais Ordinárias 2011 do Comitê Central, nas Normas complementares do Comitê Estadual e de acordo com o que estabelecem os Estatutos Partidários, artigo 32, convoca a Conferência Municipal Ordinária de Icapuí- Ceará, a realizar-se no dia 27 de Agosto às 15:30 horas, no endereço Rua Joca Galdino, 125 centro - Câmara Municipal.

A ordem do dia da Conferência Municipal será:

1-    Discussão e deliberação sobre o Projeto Partidário para o município;
2-    Balanço das atividades partidárias durante o período anterior;
3-    Eleição da nova direção para o biênio 2011/2013;
4-    Eleição dos delegados à 20ª. Conferência Estadual.

Para a qual convida todos os filiados do Partido.

Icapuí –Ce 16 de Agosto de 2011.


Francisco Celestino Cavalcante
Presidente


Pescadores de lagosta usarão novo modelo de manzuá


Pescadores artesanais também querem retirar do mar equipamentos depositados por ilegais

Pescadores levam manzuás ao mar em mais um dia de captura da lagosta. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR
Os pescadores da comunidade de Redonda, em Icapuí, produzirão um novo tipo de manzuá. É o único instrumento legal utilizado para captura de lagosta e que deve ficar mais eficiente. Mas o novo formato de manzuá vai evitar que sejam capturadas lagostas miúdas. Os pescadores da Redonda estiveram reunidos nesta semana com engenheiros de pesca da Universidade Federal do Ceara (UFC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de usar novas estruturas de manzuás, os trabalhadores pretendem fazer uma operação que, certamente, vai mexer no vespeiro da guerra da lagosta, contra os que fazem a pesca predatória: retirada de marambaias (instrumentos ilegais) de dentro do mar na altura entre as praias de Retiro Grande e Barreira de Cima.
A MARAMBAIA é um equipamento ilegal geralmente feito com tambores de óleo reaproveitados. Ao lado da pesca com compressores, compõe os instrumentos mais combatidos por Ibama e pescadores artesanais no Ceará.
Conforme Maurício Valente, da Associação Comunitária Monsenhor Diomedes, a operação para retirada de marambaias terá apoio da Marinha e da Polícia Federal.
Nos últimos anos venho acompanhando a Guerra da Lagosta em Icapuí. O leitor pode acompanhar a problemática nos links de algumas matérias arquivadas abaixo:
Mar de Icapuí é cenário para guerra da lagosta
Guerra na terra e no mar de Icapuí
Pescadores ilegais destroem manzuás
E a guerra continua... (caderno especial Povos do Mar)
Clima tenso na volta da pesca da lagosta
Pesca ilegal reduz estoque da lagosta no mar
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/valedojaguaribe/

Internet: Marco Civil na Câmara



DIREITOS E DEVERES
O Marco Civil da Internet foi encaminhado ao Congresso Nacional nesta semana. O texto, coordenado pelo Ministério da Justiça, cria direitos e deveres para usuários e empresas que utilizam a internet. Confira alguns dos direitos e deveres apresentados no documento:

Direitos do usuário
Inviolabilidade e sigilo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

Não suspensão da conexão à internet, salvo por débito decorrente de sua utilização;

Manutenção da qualidade contratada da conexão;

Informações claras e completas nos contratos de prestação de serviços, com previsão expressa sobre o regime de proteção aos seus dados pessoais, aos registros de conexão e aos registros de acesso a aplicações de internet;

Não fornecimento a terceiros de seus registros de conexão e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento ou nas hipóteses previstas em lei.

Deveres do provedor
Além de garantir a neutralidade de rede, o provedor de conexão terá o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de um ano, nos termos do regulamento. A autoridade policial ou administrativa poderá requerer cautelarmente a guarda de registros de conexão por prazo superior.

O provedor de conexão não poderá guardar, por outro lado, os registros de acesso a aplicações. Já o provedor de aplicações (conhecido como provedor de conteúdo) poderá guardar os registros de acesso a aplicações, respeitados os direitos do usuário. Ordem judicial poderá obrigar, por tempo certo, a guarda de registros de acesso a aplicações, desde que se tratem de registros relativos a fatos específicos em período determinado. (Agência Câmara)

Cultura
O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que em dezembro completa dez anos, abre o edital de seleção para o Programa Oi Novos Brasis 2011. O programa de apoio técnico e financeiro para projetos sociais, que está na sua oitava edição, busca viabilizar ideias inovadoras de todas as regiões do país, que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Mais informações: http://www.oifuturo.org.br/

Universal
Para quem vive na correria cotidiana e não pode ficar sem iPhone, iPod ou outros aparelhos, a Macally acaba de lançar no país o MiniCarUSB, um micro carregador veicular compatível com a maioria dos dispositivos USB.

Fabricante: Macally

Distribuidor exclusivo no Brasil: MEB Comercial Importadora e Exportadora Ltda.

Preço Sugerido: R$ 42,00

Apple líder
A Apple voltou a ser a maior empresa de capital aberto do mundo em valor de mercado. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 26. A marca foi recuperada após dois dias do anúncio da saída de Steve Jobs, fundador da empresa.

Na quinta-feira, a Apple havia fechado com os papéis em leve queda de 0,65% na bolsa de valores Nasdaq, em Nova York. mas chegaram a recuar mais de 4%.

Ontem o valor da soma das ações da empresa chegou a US$ 353,7 bilhões por volta das 14h30 de Brasília, com alta de 2,19%.


Tags

Aeronaves da Gol oferecerão acesso a notícias e vídeos via wifi

GM e LG vão desenvolver carros elétricos

Michel Victor
michelvictor@opovodigital.com
Fonte: O POVO Online